Almofadas que Sinalizam e Pescam o Amor






Equipe:
Fábio Santos Calderon
fabiocalderon_@hotmail.com

Fernanda Queiroz de Souza Corrêa
feqscorrea@gmail.com

Grupo social:

Michele Carvalho
run_michele@yahoo.com.br

Escola Municipal José Linhares
Rua Barão da Torre 90

O projeto foi realizado na escola Municipal José Linhares com a professora Michele Carvalho que é responsável pela turma de pré-alfabetização, com crianças de 5 a 8 anos. As aulas da professora consistem em ensinar para os alunos o início da escrita. Entretanto, desde o início da observação, percebemos que Michele dedica parte do tempo de suas aulas conversando com seus alunos procurando entender seus problemas dentro e fora da escola. Quando a turma está muito agitada, Michele apaga as luzes para que todos se acalmem. Outra atividade muito recorrente durante as aulas é a leitura de livros realizada pelos próprios alunos.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Michele Carvalho reconhecemos como tema para o projeto: “Mostrar Amor Hoje em dia é especial”. Com isso, começamos pela criação de experimentos. Criamos fantasias de “Barbies” e “Max Steels” formando um código entre eles.

Além disso, criamos outros experimentos que tivessem a forma de coração como o símbolo do amor. Após percebermos que a professora se importava com o sentimento de cada aluno, optamos pela criação de novas alternativas. As novas variações possibilitaram que chegássemos ao protótipo final que é composto por um tapete em forma de coração com vinte contornos de corações bordado a mão. Cada um desses bordados formam uma espécie de quebra-cabeça no qual devem ser posicionados uma das vinte almofadas feitas em um lado de cetim vermelho e do outro de dez diferentes tipos de tecidos vermelhos. Em cada uma das almofadas existe um bolso embutido no qual estão duas rodelas de madeira que possuem em cada lado uma variação de humor. Há também em cada coração uma argola que possibilita que a professora realize a brincadeira de pescaria.

Na escola, Michele pediu para que todos os alunos sentassem em volta do tapete de coração e distribuiu as almofadas para cada um dos alunos. Depois, pediu para que um por vez posicionasse a almofada no tapete completando o quebra-cabeça. Em seguida, realizou a brincadeira de pescaria e pediu para que cada uma das crianças retirasse do bolso uma das carinhas e falasse seu sentimento.

Conclusão e Agradecimento Fábio:

Nesse semestre aprendi a enxergar o mundo com os olhinhos daquelas crianças que agarravam o meu braço e imploravam para eu não deixá-las. Hoje, aprendi que mais importante do que qualquer coisa “mostrar amor hoje em dia é especial".Agradeço à Fernanda por não me deixar desistir. Aprendi a encarar novos desafios de forma leve e testar meus limites para crescer mais quanto aluno e pessoa. Agradeço à Michele por ter me mostrado os mais diferentes significados do amor. Ela me fez aprender que quando "dividimos" amor, na realidade, estamos multiplicando-o!

Conclusão e Agradecimento Fernanda:

pude aprender muito e viver uma experiência única. Ter que aprender a trabalhar com prazos e me planejar. Com o projeto pude aprender junto com os alunos os ensinamentos da professora Michele que realmente mostrar "amor hoje em dia é especial". Essa frase me fez amadurecer como pessoa, que foi o mais importante para realização desse projeto.Agradeço ao Fabio que acreditou no nosso projeto desde o inicio e fez com que eu acreditasse que tudo iria dar certo no final. Isso gerou em mim aprender a acreditar em mim e em tudo que faço.Agradeço a Michele pelo seu bom humor e por ter me ensinando a importância do amor, dos sentimentos nas nossas vidas e também no efeito que elas geram nas crianças. Ela me levou a acreditar cada vez mais que quando usamos o amor em qualquer coisas que fazemos conseguimos grandes resultados.

Avaliação Michele

É com muita alegria e satisfação que me coloco aqui para falar dessa "dupla dinâmica". No início de todo o trabalho não achei que eu e meus alunos fossemos nos envolver tanto no processo desse fantástico trabalho. Agradeço mesmo todos os professores que pensaram na realização desse projeto tão bonito. Estou encantada não só com o resultado final, mas também com a elaboração do trabalho em si. Com certeza no que vem, não só a minha turma, mas todas da escola, vão se utilizar desse material. Todos os profissionais da escola, incluindo minhas diretoras, estão maravilhados. Não tenho mais palavras pra agradecer.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version