Desenhos da Sequência dos Movimentos na aula de Balé






Equipe:
Daniel Bastos Torrero Diaz
danieldiaz@globo.com

Grupo social:

Claudia Fragale
claudia fragale@hotmail.com

Núcleo de Arte Copacabana
Rua Toneleros, n°21, Copacabana

Realizei o projeto no Núcleo de Arte Copacabana, com a professora Claudia que dá aula de balé. O Núcleo é um local onde diversas aulas são oferecidas: dança, literatura, artes visuais, teatro e música.

A escolha foi pela receptividade da intercessora de querer participar do projeto. Suas aulas começam com aquecimento, vão para a passagem de combinações (sequência de passos já ensaiados) e o ensaio de uma coreografia. Sua metodologia é baseada em analogias feita dos passos de balé com imagens do mundo físico, fato que interessou a escolha e que dá uma dinâmica diferente a medida que as idades das alunas aumenta em cada turma.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Claudia Fragale, reconhecemos como tema para o projeto: “5, 6, 7, 8 Ih olha o espelho, salta, desce e amortece e gira”. As combinações se relacionam com a frase por conterem uma sequência e contagem, assim, como para a professora, a dança e os movimentos fazem sentido e compõem uma ordem.

Definimos, por fim, um caminho a seguir: sinalizar o movimento, visualizá-lo, ter ordem, disciplina e sentido, com o movimento, não só no corpo, mas também no material, no objeto. Depois das experimentações e quentes e frios, chegamos ao objeto final: cartões com a imagem do corpo humano na posição de passos de balé, cada um com metade do corpo (inferior ou superior). Impresso na folha Filicoat A4 de 180g da Filipaper, colado no imã e revestido com contact. Foi usado para mostrar às alunas como se executa um certo passo.

O projeto me gerou uma nova maneira de refletir sobre as coisas e as pessoas. Reafirmei e descobri conceitos que são essenciais para um bom caminhamento de um trabalho que ajudam na própria vida.

O projeto envolve-se completamente com o resto de sua vida no período em que está o fazendo, porém o aprendido servirá para muito além.

O contato direto com outras pessoas, foi um aprendizado diferente no qual pude pensar nos detalhes que cada um pode possuir em seu local de trabalho, além das personas que cada um pode mostrar.

O aprendizado maior foi acreditar que, definitivamente, trabalho sem medo e sempre procurando o melhor. Mostrando para as pessoas que desistir é não pensar, porque se aprende mais na dificuldade do que na moleza.

O final, porém, é uma frase da professora Ana que, com certeza, foi o que mais me tocou: “O projeto é o melhor até o momento de entrega”. Esta afirmação me guiou para não ter medo e continuar seguindo, me preocupando só em fazer o que era melhor para o projeto. Reaprendo, por fim, que pequenos detalhes podem fazer uma tremenda diferença.

Agradeço a professora Claudia pelo fato de ser persistente a sua maneira. Que me fez aprender que devemos lidar com as pessoas de formas diferentes.

Conclusão e Avaliação do Intercessor A pesquisa que foi feita em cima de um processo que já estava em andamento, me deixou muito orgulhosa, pois o Daniel conseguiu perceber as intenções metodológicas e depois de vários materiais que, diga-se de passagem, serviram de inspiração para as aulas do próximo ano, chegou a um produto que pode-se dizer, resume todos os outros. É um material que pode ser usado em todos os níveis, para todas as idades, não só com as variações apresentadas, mas também podendo serem criadas e desenvolvidas novas variações de acordo com as necessidades. Por último, a simplicidade do material, oferece além de praticidade, a possibilidade de recriá-lo permanentemente, sem que se perca a qualidade e sem que ele se encerre em si mesmo.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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