Monstros que desafiam o corpo e a inteligência






Equipe:
Gabriel Moraes Aquino
gabrielmoraes.aquino@gmail.com

Felipe Figueira
felipeffigueira@gmail.com

Grupo social:

Catherine Caracas
cathcaracas@yahoo.com.br

Escola Municipal Sergio Vieira de Mello
Rua Adalberto Ferreira, 19
CEP: 22441-040

O Projeto Básico - Planejamento foi realizado na escola Municipal Sergio Vieira de Mello, no Leblon. A dupla teve como parceira Catherine Caracas, professora de educação física para alunos de primeira a quarta série. Acompanhamos quatro aulas realizadas pela intercessora, nelas anotamos o universo vocabular da professora em atividade. As crianças eram divididas em equipes e exercitavam o equilíbrio, a força e a concentração. A parceira incentivava as crianças a executarem do jeito que achassem melhor, para poderem perceber a forma correta de realizar a atividade. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Catherine, reconhecemos como tema para o projeto: “O desafio é trabalhar o corpo e a inteligência que constrói o individuo.” Após a escolha da frase, construímos muitos experimentos que trabalham o corpo e a inteligência. Desse modo, o protótipo final desenvolvido foram monstros que desafiam a inteligência e o equilíbrio. Consiste em uma estrutura regulável na altura que se assemelha a uma arara de roupas, com rostos quadrados de monstros que ficam pendurados nela. A “lingua e o rabo” de carpetes revestidos com quadrados, circulos e estacas de madeira revestidos. As estruturas reguláveis são de tubos de PVC e os monstros de tecido. A Catherine afirma que pular ou passar por baixo do monstro significa vencer os obstáculos do cotidiano.

Avaliação Catherine: Acho que o projeto de vocês estimulou muito as crianças, desde a construção dos pequenos experimentos até o produto final. Com todas as análises feitas, vocês captaram o lado emocional, o lado imaginário e infantil das crianças e, principalmente, o meu. A Máscara de Soldado (experimento) me marcou muito, pois quando tive que coloca-la no meu rosto pude libertar meu lado mais jovem. Vocês mesmos me perguntaram porque eu não dou aula de teatro se eu sou tão expressiva. Concluindo, vocês evidenciaram a essência da Catherine, e é por isso que eu tento levar meus alunos para o muito imaginário, pois o muito real é ruim, e assim, conseguirem construir a si mesmos. A minha prioridade é que eles estejam vivenciando momentos prazerosos na minha aula, e o monstro criado por vocês é maravilhoso para desenvolver tudo isso, pois ele antes era conhecido como um ser ruim, mas virou um desafio, esses monstros, os desafios, estão nas nossas vidas todos os dias, logo, quando saltamos e ultrapassamos eles, temos a consciência de que nós iremos vencer os obstaculos. Foi maravilhoso trabalhar com vocês em todas as etapas do projeto.

Conclusão de (Gabriel Aquino) Esse experiência me serviu como base para o futuro, tanto no amadurecimento pisicológico, quanto no conhecimento. Assim, pude aprender mais sobre o ser humano e, principalmente, sobre mim mesmo, pois com todos os agradecimentos que fiz ao longo do projeto, minha percepção tornou-se muito mais ampla do que realmente é aprender.

Agradeço a maravilhosa pessoa que é a Catha-rine, por ser uma professora muito carinhosa e atenciosa, mas também dura quando necessário. Com ela pude relembrar diversos momentos da minha infancia e, principalmente, aprender que a construção do ser humano vem de dentro, do lado mais emocional e sensível de cada um. Como teríamos um objetivo na vida se não sonharmos? Portanto, compreendi que sem o desenvolvimen-to da imaginação não é possível crescer. Agradeço também ao Felipe, que esteve trabalhando duro junto comigo nesse longo período. Com ele aprendi a ouvir mais os outros, que nem sem-pre estou totalmente correto. Assim, amadureci e pude parar para ouvir o que as pessoas tem a dizer.

Conclusão de (Felipe Figueira)

Essa experiência serviu para eu aprender a prati- car mais minha gratidão pelas pessoas. Muitas vezes não retribuimos os gestos de carinho que uma pessoa nos faz. O ato de agradecer te liberta de muitos sentimentos, talvez momentâneos, mas que melhoram demais o convívio com ela. Eu Agradeço a Catherine por trazer valores ,que nós haviamos esquecido, devolta. Ela nos mos- trou ao longo do projeto que a real construção do individuo não é física, mas mental. O que seria de qualquer ser humano sem o uso da imaginção, o uso da mente, a fantasia? Aprendi, com isso, que nós devemos despertar e trabalhar a mente de uma criança, que muitas vezes esta adormecida, para que ela comece a real contrução do indi- viduo.Gostaria de agradecer ao Gabriel por me mostrar que não se deve ficar parado esperando alguem ou alguma coisa vir até nós. Nós deve- mos ir até nossos objetivos. Aprendi a não desistir facilmente, e sempre procurar dar o nosso melhor.

Disciplina: DSG 1002 / Projeto Basico – Planejamento
Turma: 1AC e 1AD
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version