Frutas Flores e Fracões para olhar
e ouvir o outro com atenção






Equipe:
Camila Xavier Maia
camilaxaviermaia@gmail.com

Larissa Cabral de Gouveia
laari.gouveia@gmail.com

Grupo social:

Márcia Domingues
domingues.marcia@gmail.com

Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello
Rua Adalberto Ferreira, 19

O projeto foi realizado em parceria com Márcia Domingues na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello onde ela é professora de uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Acompanhamos algumas aulas da professora nas quais observamos as atividades realizadas. Márcia leciona diversas matérias, porém, dá mais atenção para português e matemática. Nas aulas de português, costuma pedir aos alunos para que leiam textos, às vezes em silencio, às vezes em voz alta. Nas aulas de matemática investe nos exercícios das apostilas e representa os problemas matemáticos com desenhos no quadro para facilitar a compreensão geral. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Márcia reconhecemos como tema para o projeto: “A gente cresce na troca, olhando e ouvindo o outro com atenção, imaginando e respeitando o desenvolvimento do amigo."

Nas atividades em classe, a parceira costuma propor aos alunos que respondam perguntas e resolvam exercícios na frente da sala e diante dos colegas. Para ela, a troca de conhecimento entre os alunos é engrandecedora e, além disso, o respeito com as dificuldades e com o momento do outro é essencial para a harmonia da classe. A partir disso, e da experimentação de ideias propostas, construímos um objeto que permitia essa troca mútua de conhecimento, além de, também, prestar auxílio nos exercícios realizados em sala. O protótipo foi feito em cima das frações matemáticas e suas operações e desenvolvemos formas de representação de frações baseadas nas que são ensinadas pela professora. O objeto é composto por uma série de elementos representativos de fração colados e plastificados numa folha de imã. Junto a eles, um painel de metal galvanizado. Com o protótipo, a parceira propõe atividades para os alunos, colocando uma furta inteira no quadro e tirando partes uma a uma e perguntando qual nova fração formada. Além disso, faz operações de soma, divisão, multiplicação e outras. Os alunos são ativos e entusiasmados com os exercícios propostos. Avaliação da intercessora Márcia Domingues

O trabalho da Camila e da Larissa foi construído com muito envolvimento, trocas de sugestões e participação delas no cotidiano escolar. O material finalizado foi de ótima apresentação e enriquecedor para nossa rotina. Quando apresentado aos alunos, (eles) demonstraram bastante interesse e empolgação para a utilização do mesmo. O material será de muita utilidade para as diversas faixas etárias.

Conclusão de Larissa Esse projeto causou em mim diversas sensações. Surpreendi-me todos os dias em que visitei a escola Sérgio Vieira de Mello e descobri uma ótima parceira, que nos recebia sempre de coração aberto, Suas aulas me mostraram a importância de sempre ouvir o outro com atenção, pois é assim que a gente cresce. E foi assim que cresci esse semestre inteiro: escutando Márcia, escutando as crianças, escutando Camila, os professore, monitores, e toda minha querida turma e amigos. Espero que nosso protótipo, feito com muito esforço e carinho, atenda à realidade de Márcia sua turma. Agradeço a Márcia por ter me ensinado a grande lição de que para que cresçamos devemos sempre ouvir, trocar, imaginar e respeitar o desenvolvimento do outro. Isso gerou em mim enorme felicidade por saber que viverei o resto de minha vida com esse aprendizado. Agradeço a Camila por ter estado ao meu lado durante esse período. Aprendi que a gente precisou muito uma da outra para que chegar a resultados satisfatórios para ambas. Isso gerou em mim bastante altruísmo, pois durante esse tempo pensei não só no melhor pra mim, mas também para Camila, Márcia e sua turma.

Conclusão de Camila Observar e interagir no meio em que a parceira atua, gerou em mim gratidões eternas. Cada gesto e cada palavra que captei fez crescer um pedacinho de Márcia dentro de mim, e assim busquei entender uma pequena parte de seu universo. Agradeço à Márcia pelo trabalho que exerce na escola, sua atenção com os alunos e seu olhar sobre cada um individualmente. Durante as visitas que fiz nesses quatro meses, presenciei cenas de carinho e responsabilidade, com essa observação aprendi que aquela turma estava em boas mãos e desejei que existissem mais educadores como ela. Agradeço à Larissa pela experiência que vivemos juntas nesse período. Depois de tanto trabalho e tantos desafios, nossa cumplicidade é uma de minhas maiores alegrias. Aprendi que a confiança foi essencial nessa jornada, e que a dupla assumiu como seus não somente meus acertos, mas também minhas falhas em relação ao projeto.

Conclusão de Márcia O trabalho elaborado pela dupla Camila Maia e Larissa Gouveia foi de extremo capricho, criatividade e de bastante utilidade para a rotina do cotidiano escolar, podendo ser adequado às diferentes faixas etárias como apoio para a explicação dos conteúdos. Houve muito empenho e dedicação das alunas ao desenvolver a proposta apresentada, buscando sempre, a partir das minhas solicitações, o melhor resultado.

Disciplina: DSG 1002 / Projeto Basico – Planejamento
Turma: 1AC e 1AD
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version