Colete numérico e gramatical do facebook






Equipe:
Amanda Bragard
ama_bragard@hotmail.com.br

Juliana Assis Ribeiro de Almeida
jubs.ribeiro@globo.com

Grupo social:

Edna Barcellos
ednabarcellos@terra.com.br

Escola Municipal Júlio de Castilhos

Fizemos o projeto na Escola Municipal Júlio de Castilho, com a professora Edna. Nesse lugar acontecem aulas para crianças e Edna dá aula para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Uma das atividades realizadas por Edna é passar exercícios no quadro, para que as crianças copiem e resolvam nos seus cadernos. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Edna, reconhecemos como tema para o projeto: “Na apostila vamos do português, à matemática e ao facebook.” Uma das atividades que se relaciona com a frase, é a de sempre passar exercícios referentes a português, e a matemática, sempre relacionando com a linguagem da internet. Escolhemos como partido adotado fazer em um colete, um mural do facebook, que tivesse a sequência numérica e também o quebra cabeça de palavras.

Fizemos de objeto final um colete, feito de feltro, que possui duas folhas de e.v.a. para servir como apoio. Prendemos com fitas as duas sequências, uma de cada lado do colete. As sequências foram impressas na lona. Além disso, em cada lado do colete possui as três cartas com as palavras do facebook. Na experimentação final, Edna usou o colete pedindo para que um aluno o vestisse, e então, os demais alunos montassem tanto os números ditados por ela, como as palavras. Em seguida perguntou se os outros alunos curtiam, comentavam, ou compartilhavam o resultado.

Conclusão Amanda

Concluo, portanto, que esse período de muito trabalho e dedicação foi muito importante para o meu crescimento como pessoa, tantos agradecimentos e satisfações me fizeram ter outra visão sobre os outros e também sobre a vida. Percebi que trabalhar com metas, motivação, amigos e ajuda são essenciais para a realização de um trabalho, não necessariamente perfeito, e sim, satisfatório para o tamanho da nossa dedicação. Cada agradecimento me fez transbordar paixão e alegria, “soltando para fora” todos os meus sentimentos guardados dentro de mim. Adorei ter minha amiga Juliana e minha parceira Edna junto comigo, cada dia de visita e de trabalho me mostrando que são e foram muito importantes na minha rotina durante esse período. Foi muito boa essa experiência que levarei para o resto da minha vida.

Essa experiência me fez aprender a lidar com pessoas com estilos de vida diferentes, a trabalhar melhor em dupla/grupo e a dividir tarefas. Aprendi que é com dedicação e empenho que se consegue chegar ao objetivo desejado. Isso me fez aprender que é sempre muito importante saber receber críticas e lidar com elas, pois são estas que nos ajudam crescer como pessoa. Foi interessante essa experiência e com certeza vou levá-la para o resto da minha vida e da minha futura carreira

Conclusão Juliana:

Concluo que esse projeto foi fundamental não só para que eu amadurecesse como estudante, mas também como pessoa. Cada meta, prazo para entrega de trabalho e obstáculo, me fizeram enxergar, que são fundamentais para que nos motivem, e nos façam ter ainda mais vontade para alcançar um resultado satisfatório. Descobri que quando temos dificuldades e conseguimos superá-las nos sentimos muito mais orgulhosos do nosso feito. Cada gratidão, cada agradecimento, me ajudaram a perceber o quanto é satisfatório ter a ajuda, o apoio do outro, seja este nossa dupla, intercessor, professores, ou até mesmo os colegas de turma, que estão convivendo conosco, e que por estarem passando pelo mesmo processo, acabam servindo como incentivo, uma vez que nós nos sentimos também capazes de conseguir conquistar aquele objetivo almejado.

Além disso, essa experiência me fez conviver com pessoas com estilo de vida distinto do meu, me fazendo enxergar alguns problemas presentes no nosso dia a dia de forma mais próxima. Durante esse período, aprendi a dividir melhor as tarefas, e a ter paciência para realizar cada etapa do projeto, visto que em alguns momentos achava que já sabia o que poderia acontecer mais para frente. Além disso, cada vez que recebia alguma crítica, aprendi a ter mais vontade de superá-la, para, assim, conseguir construir o objeto final esperado.

Conclusão Edna:

O trabalho desenvolvido pela dupla (Juliana e Amanda) foi fundamental para estabelecer a relação entre as unidades sonoras e suas representações gráficas. Ler palavras com apoio dos desenhos; ler frases com apoio dos desenhos. Em matemática representou a renovação do quadro valor de lugar, garantindo a ausência do erro nos ditados numéricos, e a certeza na confecção da sequência numérica, bem como a fixação dos números pelo constante manuseio dos mesmos. Também foi possível explorar o valor posicional e valor absoluto e relativo dos números pela repetição dos mesmos em todos os quadros.

“-Considerei excelente o resultado do trabalho desenvolvido, pois observei a mudança de postura dos alunos nas aulas, de matemática e português. Aumentou a segurança. Nota 10!”

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version