Girando Palavras e Desenhos





Equipe:
Mairê Ramazzina e Victor Kato
maireramazzina@gmail.com

Victor Kato
Victor.a.kato@gmail.com

Grupo social:

Júlio César
gomesfortunato@msn.com

CIEP Nação Rubru-Negra
Pc Ns Auxiliadora, S/n, Leblon, Rio de Janeiro

Trabalhamos, em parceria com professor Júlio César, no Centro Integrado de Educação Pública(CIEP) Nação Rubro-Negra. Seu trabalho acontece nas turmas de aceleração. Ao acompanhar o professor Júlio vivenciamos algumas de suas atividades didáticas como: fazer e corrigir as atividades do Caderno Didático, exercícios de português e matemática propostos pelo professor, atividades como desenhos, pinturas e um teste de português. A partir do conjunto de palavras que compõem o Universo Vocabular de Júlio César reconhecemos como tema para o projeto: “Vem! Vamos todos fazer frases e desenhos”. Pela ligação direta que essas atividades tem com o aprendizado da escrita e da leitura.

O nosso partido adotado define sua intenção em valorizar a surpresa, o acaso, incluindo o sorteio. Gerando assim uma expectativa, que prepara ele para o aprendizado. Construímos sistema de sorteio com dois círculos de madeira revestida em carpete colorido, que podem girar de forma independente. Retângulos de PVC, que podem servir de apoio para a escrita e desenho.

Avaliação do intercessor Júlio César Ao pedirmos para o professor avaliar o trabalho, ele nos disse que havia gostado do projeto, principalmente por termos buscado sua opinião e observado o seu modo de trabalhar, fazendo um objeto que ele se identifica, se adéqua as suas aulas, e que permite diferentes formas de uso, avaliando assim o projeto como sendo uma boa iniciativa, principalmente por levar em conta as escolas públicas. Afirmando também que o objeto criado certamente será utilizado por ele, não apenas esse ano como nos próximos.

Conclusão final: Mairê: Pude perceber a realidade a minha volta, aprendendo o quanto cada pequeno ato é importante para convivência. Aprendi a respeitar o tempo, não atropelando as etapas, criando uma melhor organização. Agradeço aos professores, que traziam novos materiais, que pude usar na fase das experimentações. Descobri que cada objeto que pego fico curioso em desvelar o seu funcionamento, seja ele o mais simples ou o mais complexo. Vendo os aprendizados adquiridos nesse processo reconheço que esta experiência me marcará para sempre. Aprendi com as gratidões que cada ato que acontece a minha volta é importante, tudo se liga durante o processo, e que cada ação que nós fizermos irá influenciar outras atitudes, vendo que somos nós que criamos o nosso próprio mundo.

Conclusão final Victor: No campo do design aprendi que antes de desenvolver qualquer experimento é desejado que eu caminhe refrescando os meus conhecimentos estudando materiais que estão ao meu alcance que podem ser transformados como também os prazos e limites que eu respeitei, vivendo e experimentando o amor no cotidiano, além disso a convivência com o intercessor me permitiu confirmar que o material que eu levava seria usado por eu ter vivenciado as atividades dele em sala de aula. Já no campo pessoal eu aprendi que eu não devo aprender, e sim tenho a opção de aprender. Agradecimento: Mairê: Aprendi que sou eu que crio minhas oportunidades, e que eu posso escolher oque me interessa. Agradeço ao Victor pela colaboração e busca dos melhores resultados, fazendo pesquisa de material e maneiras para solucionar problemas. Aprendi a trocar de lugar de lugar com o Victor, no inicio sempre instigava ele a fazer e ele não respondia, e atualmente proponho ao descanso e ele é quem me cobra a continuar.

Victor: Agradeço ao professor Júlio, pois depois de pois de alguns encontros ele se tornou nosso amigo, o que facilitou o trabalho e me ensinou que eu estou em uma Universidade onde a intimidade com as outras áreas de conhecimentos é desejada e assim pude aprender com o departamento de matemática por exemplo. Agradeço ao Mairê, por ter trabalhado arduamente durante o projeto, me orientando dos prazos e se preocupando em dar o seu melhor. Fez-me aprender a ter determinação, mais responsabilidade e me proporcionou o desejo de dar o meu melhor.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version