Expositor que registra e sinaliza a leitura de cada mundo






Equipe:
Maria Luiza Lyra
marialuiza.lyra@hotmail.com

Ricardo Mageika Francisco
ricardo.mgk@gmail.com

Grupo social:

Maria Gracinda Conde
m.gracinda@globo.com

E.M. Prof.ª Dídia Machado Fortes
Rua Des Antônio Pereira Pinto, 430 - Barra da Tijuca

O projeto 1002 foi realizado na E.M. Profª Didia Machado Fortes, com a professora Maria Gracinda Conde. Assistimos aulas de um 6º ano experimental, turma 1.602. Gracinda possuia uma sala ampla e fez um bom proveito deste espaço, como sentar ao fundo dela em roda, para praticar a leitura, o que acontecia todos os dias às 12h.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria Gracinda, reconhecemos como tema para o projeto: “Quero que meus alunos cresçam fazendo uma boa leitura do mundo. Que eles se sintam capazes de se construírem como indivíduos conscientes de suas possibilidades”. Podíamos ver este tema, escolhido pela professora, em todas as atividades que ela praticava. Ela sempre conversa com eles, instigava cada aluno a pensar sobre o presente, futuro e o que querem ser quando crescerem. Após muitos experimento construímos 6 conjuntos de expositores em cartão paraná forrado de tecido de algodão colorido que recebem envelopes transparentes contendo uma base sugerindo o formato humano em laminado de PVC para desenhar a si mesmo e poder modificar esse desenho ao longo do ano. Assim seus alunos trabalhando em pequenos grupos expõem seus trabalhos, seus desejos e seus valores.

Maria Gracinda

A presença de vocês em minha sala de aula foi muito produtiva e instigante. Saí da zona do conforto e na maioria das vezes, percebi que me reinventei como professora. Esse processo fez com que eu me tornasse uma pessoa mais sensível e crítica. Meus planejamentos também ficaram mais objetivos. A frase formulada por mim, para que fosse a mola mestra do trabalho de vocês, se tornou realmente, o objetivo e a razão de todas as minhas aulas. Proporcionar a todos os alunos ,que convivem conosco que estão na faixa etária, em torno de 11 e 12 anos, possibilidades para que possam realmente se tornar cidadãos felizes e capazes de gerir a sua própria vida. Experimentei muitos materiais criados por vocês com os nossos alunos. Foi um período difícil porque tinha acabado de voltar de uma licença médica. Todas as atividades que desenvolvi com os meus alunos, a partir desses materiais, trouxeram para eles, possibilidades de crescimento como pessoas críticas. Eles ampliaram sua visão de mundo e passaram a sonhar mais, querer mais e sobretudo, tomar consciência que suas escolhas podem proporcionar um futuro mais justo para todos.Obrigada por fazerem parte de nossa caminhada. Vocês se tornaram nossos amigos e agora, parte de nossa história.

Maria Luiza

Todo esse processo fez eu me enxergar. Aprendi a quebrar preconceitos , barreiras, abrir o coração e me encantar com o que acontece ao nosso redor. Estudei em escola pública e não vi tanta beleza como vi durante esses projeto. Aprendi que cada passo que demos nos permitiu entrar mais em contato e nos envolver com as pessoas a nossa volta. O que é muito importante para a realização de qualquer trabalho. Aprendi a importância da organização e do planejamento . Descobri a vontade de ser mais ousada .Agradeço a Gracinda por deixar claro como aquelas pessoas são importantes para ela, isso para mim é o papel do professor, e é isso que quero encontrar pelo meu caminho. Agradeço ao Ricardo pela parceria e companhia. Experiências anteriores me fizeram escolher ser egoísta, porque eu achava que sozinha eu era mais capaz. Aprendi o oposto com o Ricardo .Reconheci, a partir das gratidões, que sempre vamos aprender algo com quem está ao nosso lado, mesmo com as diferenças.

Ricardo Mageika

E é passado um grande ano em minha vida. Já não bastava o primeiro período, onde tive uma grande lição de humildade, e o segundo período chega também humildemente, em uma barraca. Uma barraca não só humilde mas também cheia de amor. Essa barraca mais uma vez me levou a uma escola pública junto com uma parceira e dupla sensacionais. Junto delas aprendi que nada se passa. Mas que tudo o que acontece, pode ser construído e cada vez mais me formando como uma pessoa melhor. As gratidões são um exemplo disso. Onde tudo que é passado na verdade se torna futuro, pois cada agradecimento é um aprendizado e cada aprendizado um pequeno tijolinho que faz uma grande obra em mim. Agradeço, pois aprendi a ser paciente, a deixar que os outros façam a sua vontade e o principal de todos, agradeço porque hoje prefiro mais servir do que receber.

Disciplina: DSG 1002
Turma:
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version