Construindo junto o nosso mundo

Bárbara Alves Betts
barbara.betts22@gmail.com

Maria José Campos
mjcapospo@gmail.com

Escola Municipal Repúvlica da Colômbia
Rua Rosalina Bravo, 200 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
22631-260

O projeto foi realizado na Escola Municipal República da Colômbia com a professora Maria José Campos. As aulas ministradas pela intercessora são para uma turma de 6º ano experimental, as quais leciona todas as matérias. Durante os quatro primeiros encontros percebi que Zezé utiliza como apoio para suas aulas o site da prefeitura Educopédia, o qual possui aulas prontas de todos os conteúdos que precisam ser ensinados em cada série. A professora preza o aprendizado de diferentes formas, como o trabalho individual, o trabalho em grupo, incluindo maneiras divertidas de aprendizado.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maria José reconheci como tema para o projeto: “Cada homem produz uma fração da vida.”

Ao relacionar a frase-objetivo com sua aula sobre a biosfera Zezé disse que é preciso fazer com que os alunos entendam que é de responsabilidade de cada um uma parte da vida que compõe a biosfera. Com a atividade em que usava o site Educopédia como apoio, Zezé relacionou o conteúdo do exercício proposto, dizendo que fração e parte significam a mesma coisa e que essas partes podem ser ainda mais simplificadas.

Após a experimentação das primeiras ideias, ficou definido como partido adotado um suporte para imagens e manchetes.

Foi definido como objeto produzido um suporte para imagens e manchetes, sendo estas números, letras e formas. O protótipo foi feito a partir da junção de 3 placas de papel paraná com carpete, sendo o encaixe entre elas feito com o próprio carpete. Para imagens e manchetes - números, letras e formas - usei carpete de cores diferentes: amarelo para números, vermelho para letras e verde para formas. Ele está sendo usado como material didático nas aulas de matemática e português de Zezé para formar frações, tabuada, manchetes e imagens (formas geométricas).

Conclusão Bárbara Betts:

A experiência de conviver com alunos da rede municipal foi incrível. Durante o processo de projeto pude conhecer um pouco melhor a realidade na qual a maioria deles vive e compartilhar com eles conhecimento e alegria. Nos experimentos produzidos tentei incluir sentimentos meus e captar os sentimentos deles e da Zezé para que todos pudessem usar da maneira mais prazeirosa possível. Acredito que resumiria a experiência em uma palavra: persistência. O semestre inteiro foi cheio de obstáculos, que foram sendo ultrapassados para que o projeto fosse concluído e fico muito feliz em dizer que aprendi a nunca dizer “Eu não vou conseguir.” Essa frase já saiu do meu vocabulário. A experiência serviu como um motivo de reflexão pessoal e de gratidão por poder estar trabalhando com pessoas que adoram participar dessa troca. Eu acredito que esse projeto seja a chave da transformação social e que eu estou pronta para desenvolver muitos outros com este mesmo cunho.

Agradeço à Zezé por ter produzido atividades incríveis a partir dos experimentos levados durante o semestre, muitas vezes mudando a ideia inicial. Isso gerou em mim a felicidade em ver os alunos se engajando para apresentar excelentes trabalhos. Aprendi que é possível utilizar materiais que são feitos para uma coisa em outras completamente diferentes, elaborando materiais e ideias muito criativos.

Conclusão Maria José Campos:
No dia 08 de outubro de 2013, a aluna da PUC Bárbara Betts, se apresentou na E.M. República da Colômbia acompanhada pela gerente de Educação da 7ª CRE Nedir Rollo, para que iniciasse o estágio do seu curso de Design.

Desde então, a referida aluna têm com-parecido a Unidade Escolar supra citada e de-senvolvido inúmeras atividades para a constru-ção de um produto final de cunho pedagógico.

Bárbara se demonstrou extremamen- te comprometida, com o estágio e executou diversas possibilidades de materiais pedagógi-cos com seriedade, enriquecendo e contribuin- do significativamente para o cotidiano escolar de maneira multidisciplinar. A aluna também apresentou um expres- sivo espírito cooperativo, afetivo e social, que conquistou meu afeto e respeito, despertando também em todo o corpo discente e demais esferas da Unidade, um sentimento de carinho e cumplicidade.

As inúmeras atividades por ela propos- ta, foram frutos de uma observação perspicaz e criteriosa que somaram e contribuíram para um fazer pedagógico dinâmico e interessante.

Professores: Ana Branco e Luis Vicente

english version