Cata contos sobre um tapete de histórias.






Equipe:
Diana Cassel
diana.cassel@gmail.com

Letícia Leão
lelé_sll@hotmail.com

Grupo social:

Patrícia Pereira, professora de educação infantil


Escola Municipa lFrancisco Alves, Travessa Pepê, Botafogo

Realizamos o projeto na Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo, com a professora Patrícia Pereira, professora da educação infantil, que leciona para uma turma de alunos entre 5 a 7 anos.

Durante os primeiros encontros escutamos e recolhemos frases que eram ditas durante as atividades em sala de aula. A prática diária inicia com os alunos arrumados em roda e neste contexto a Patrícia inicia o processo de alfabetização, estimula a criação de histórias, exercita a grafia e convida aos alunos para registrarem seus processos através de desenhos.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Patrícia, reconhecemos a Frase-Objetivo para o projeto: “A imagem da rodinha deixa o seu hoje completo.”. Através dos experimentos reconhecemos a alternativa Adotada para o trabalho desenvolvido pela professora: Elementos surpresas que estimulam a criação de histórias arrumados na rodinha e suporte para os desenhos da narrativa.

Construímos um tapete de tecido, organizado com dobraduras como um Origami que remete a um cata vento. As peças que constituem a forma têm 45 cm X 63,3 cm, sendo quatro revestidas externamente por um tecido verde turquesa e quatro com uma malha cor de beterraba. A estrutura foi alcançada pelo uso da entretela e internamente revestimos com um tecido de cetim para certificar o deslizamento das peças. Cartões ilustrados que estimulavam a criação de história foram cortados hexagonalmente. As ilustrações foram feitas com aquarela e caneta nanquim e em plastificado com um plástico translúcido. As palavras presentes em cada cartão foram escritas à mão, pois se aproximavam do universo das crianças. Acompanhando estes, um saco surpresa foi costurado com tecido de tricoline para abrigar redes que simulariam uma trama de pixels, e são usados para a encenação das crianças.

Esse conjunto de elementos é usado na aula da Patrícia para estimular a criatividade das crianças, ao exercitar a criação de narrativas, trabalhar a memorização, o raciocínio lógico de causa e efeito e estimular a transmissão de mensagens através de desenhos.

Gratidões Letícia:

Esse projeto é algo lindo, o processo inteiro é uma construção que nos traz muitos aprendizados. Mudei bastante não só como designer, mas também como pessoa, ganhei uma nova visão sobre as coisas que estão à minha volta e a forma que me relaciono com elas. Esse projeto vai além de construir um tapete no formato de um Cata-vento e descobrir que cartões circulares não são bons para fazer um acabamento com Contact, naquela barraca aprendemos a ser designer humildes, pois construímos em conjunto. O tapete não foi criado por mim, ele foi criado por nós, ou seja, eu, Diana, Patrícia, Ana, Vicente, Luciana, e todos os outros que estiveram presente no processo. Lá dentro aprendi uma metodologia que pretendo seguir para o resto da minha vida, observar o outro e construir com o outro, tentar mudar essa visão prepotente que existe dentro do Desenho Industrial de que nós sabemos o que é o melhor para o outro sem entrar em contato com ele.

Agradeço imensamente a minha dupla Diana, por ela me gerar tantas dificuldades na hora de achar um adjetivo para descrevê-la, não existe um adjetivo que consiga descrever quem é a Diana, porque ela vai além da capacidade de qualquer palavra de descrever algo, ela vai além do tudo. Ter tido a oportunidade de trabalhar com uma pessoa como ela foi um privilégio que nunca mais esquecerei. O clima do projeto foi maravilhoso pelo jeito dela e pela a empatia que tivemos uma com a outra. Espero que a Diana no caminho dela nunca deixe de ser essa incrível pessoa e designer, sempre com ideias inteligentes, bom humor, sabedoria e estórias divertidas para contar.

Agradeço a minha intercessora Patrícia por ela fazer um trabalho tão bonito dentro de sala de aula e ter nos acolhido com tanto carinho nesse projeto. Foi um enorme prazer trabalhar com essa professora que além de falar de português e matemática, fala de transformação social. Durante o processo todo ela nos surpreendeu e nos transmitiu mensagens maravilhosas. Eu tinha uma visão errada sobre como funcionava uma escola municipal, eu via as crianças com os uniformes na rua e pensava “tadinhas, elas estudam numa escola sem muita estrutura e com professores que não querem dar aula”, minha visão estereotipada mudou completamente depois que conheci Patrícia, agora desejo que todas as crianças entre 4 e 6 anos de idade tenham a oportunidade de ter aula com uma “Patrícia”, uma professora de escola municipal que tem o foco de ensinar no hoje para mudar o amanha.

Gratidões Diana:

O projeto 1002 gerou em mim a vontade de sair do devir para vir a ser. Eu que sempre busquei me omitir, me vi diante de um processo que clamava por inter-relações. As aulas entre as árvores me colocavam sentada com meus professores e colegas e a proximidade entre nós me fez perceber que era preciso se comunicar. Comecei a perceber o prazer de acompanhar o projeto de outros e isso gerou em mim perceber que não precisava ter medo da critica. Notei que meu projeto também foi ganhando forma, tamanho, cor... À medida que minha querida dupla partilhava suas experiências e sensação com os outros. Presencie grandes transformações destas trocas e isso gerou em mim a vontade de experimentar essa mesma generosidade humilde de falar e saber ouvir. Este percurso também me fez questionar a minha função como designer e hoje entendo que não é em série que devemos produzir, mas sim, em consonância com aqueles que quero alcançar. Aprendi a substituir a culpa do desculpa, pelo agradecimento. Vi a importância dos meus erros e percebi que quando uma ação me gerava encantamento era um espaço dentro de mim que estava vazio, mas que começava a germinar.

Agradeço a Patrícia pelo amor que demonstra em cada gesto com as crianças, colegas e conosco. Identifiquei em sua suavidade e desprendimento a importância de ter carinho pelo que faz. Essas qualidades nos apoiaram em muitos momentos quando nos vimos sem chão e por isso, principalmente, tivemos tanto empenho na construção de um presente que correspondesse a nossa parceira. No dia da experimentação final, vimos mais uma vez nossa parceira nos surpreender dando uma nova significação ao tapete. Esta era a maior retribuição que podia esperar e por isso sou eternamente grata a ela.

Avaliação da intercessora:

O projeto desenvolvido pelas alunas Letícia Leão e Diana Cassel (PUC) foi interessante, primeiramente, pela seriedade e simpatia com que ambas o desenvolveram. E, em segundo lugar porque elas conseguiram captar todo o espírito criativo que gosto de desenvolver com os meus alunos em sala de aula e transformar tudo o que observaram em um material que utilizou as técnicas da área do design sem abrir mão da prática pedagógica que se configura em minha sala de aula. Estão de parabéns!!!

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version