De Coração

Maria Elizabeth Lavinas

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório

R. Prof. Manuel Ferreira, 141, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Realizei o projeto na Gávea, com a professora Maria Elizabeth Lavinas, que leciona Português na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, para crianças do Sexto, Sétimo e Oitavo anos do ensino fundamental, com idades entre 10 e 14 anos , formada em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Beth Lavinas, reconheço como tema para o projeto: ‘’Ter fé no coração para lutas com atitude e ensinar os símbolos com qualidade’’. Com base nos experimentos realizados com a professora Beth Lavinas, percebi que o foco principal do projeto em parceria com a professora Beth são os sentimentos que veem do coração e que muitas vezes não são extravasados pelos alunos, devida a realidade familiar que cada um se encontra. Construí então, um coração bilateral que possui um espaço para os desabafos e um outro espaço para os agradecimentos. O lado do coração que contém os desabafos é escuro, de modo a preservar os segredos dos alunos. O outro lado é transparente, de modo a incentivar os alunos a verem os depoimentos e continuarem agradecendo mais e mais. Assim, concluí que o conceito definido para desenvolver o projeto é a expressão dos sentimentos. Esse coração está sendo usado como material didático nas aulas da Professora Beth. Tem sido usado para auxiliar os alunos a expressarem de forma literal seus sentimentos, suas angustias e suas gratidões.

Agradeço à Beth Lavinas por ter mantido uma postura admirável ao compartilhar seus ensinamentos e ter me ensinado que devemos ter fé para superer nossos problemas com força e lutar com atitude, isso gerou em mim a necessidade de, assim como ela, trabalhar com algo que realmente toque meu coração e que me motive a servir de exemplo para as pessoas que estiverem ao meu redor.

Avaliação da Professora:

Eu, como professora Municipal há mais de 20 anos, me surpreendi com o método pedagógico aplicado pelos alunos da PUC. Sou professora de Português e possuir métodos que façam os alunos interagirem com o conteúdo, na é uma tarefa fácil. Adorei ter o Daniel Baylão em sala, foi uma experiência muito boa e inovadora. O coração sem dúvidas será usado por mim mais vezes.

Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br