Aprendendo com poesia

grunewaldcarolina@gmail.com

Vítor Coelho Brigo
vitorcbrigo@hotmail.com

Luciana Barboza, luc.barboza@ig.com.br Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório Rua Professor Manuel Ferreira, 141, Gávea – Rio de Janeiro – RJ, 22451-030

Realizamos o Projeto com a Luciana, professora de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, localizada na Gávea. Após as observações notamos que a intercessora estava sempre procurando atividades inovadoras e trabalhos divertidos para seus alunos.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Luciana reconhecemos como tema para o projeto: “Livro é uma poesia em forma de diversão”. Entendemos o desejo da Luciana em desenvolver juntamente conosco um material que através da diversão, transmitia o conteúdo de sua matéria para os alunos, gerando poesia. Ao longo do semestre criamos experimentos e variações que permitiam que a turma interagisse entre si, despertando a curiosidade e interesse das crianças.

Desenvolvemos então, o Jogo de Painéis Matemáticos: Conjunto composto de um grande painel de papel paraná revestido de carpete de 6 cores diferentes para ser utilizado pela professora, e 6 painéis menores, cada um com uma cor correspondente , para ser usado pela turma em 6 grupos de 5 alunos. Para acompanhar, números e tirinhas - também de carpete, com cores complementares - para que formem operações matemáticas e polígonos regulares. Rico em cores, o protótipo ajuda o acontecimento da poesia na sala de aula.

Agradecimento Carolina

Sou extremamente grata à intercessora Luciana por ter conseguido ilustrar uma frase que nem sempre se encontra no sentido literal: “Olha só o que a gente tem aqui, papel, papel, papel! É isso que eles veem todos os dias!”, ao mesmo tempo em que estava de fato, cercada de papel. O impacto gerado em mim foi mais forte do que seria se eu não pudesse ver o que estava sendo dito e, entendi então o anseio da intercessora em oferecer para seus alunos meios lúdicos de aprender o conteúdo, gerando cada vez mais poesia.

Agradeço ao Vítor por ter deixado transparecer seu orgulho em relação ao projeto quando disse, “Nossa, estou muito mais leve! To muito feliz por termos conseguido!”. O gesto contribuiu para que eu começasse a perceber que realmente conseguimos e aprendi a importância de acreditar no que projeto não só para o meu meio acadêmico, mas para a vida.

Agradecimento Vítor
Agradeço à Luciana por ter agradecido pelo projeto e pelo produto final. A atitude dela gerou um contentamento enorme pois ela sorria muito e falava o quanto ela aproveitou a experiência e o quanto a turma ficou empolgada com os experimentos, atingindo o tema proposto da frase. Ela falou “Eu adorei, eles adoraram! Hoje é o último dia de aula e mesmo com a atenção deles voltada para as férias, eles quiseram fazer mais contas após a experimentação final”, isso gerou em mim a emoção de ter feito parte de um processo longo com suas devidas dificuldades, mas que eu nunca vou esquecer.

Agradeço à Carol por ter aceitado e reprovado as minhas ideias, por ter me ajudado e por ter feito eu me esforçar mais, gerando em mim uma sensação de desafio após lidar com pessoas com diferentes pensamentos, diferentes ideias e filosofias, o que me fez crescer muito como pessoa.

Avaliação completa do Intercessor

“Achei o desenvolvimento do projeto super bem elaborado. Os produtos foram feitos com muitos detalhes e capricho. Gostei muito da participação e do interesse da turma, que gostou muito do produto final. A dupla, Carol e Vítor, é muito empenhada e caprichosa. Espero poder ter contribuído da melhor forma possível. Desejo sucesso para a dupla. Professora Luciana.”

Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br