Aprender com Respeito






Equipe:
Beatriz Camargo
biia_camargo@hotmail.com

Cecilia Abeid Guimarães
ceciliaabeid@hotmail.com

Grupo social:

Roberto Ferreira Emygdio - remygdio@gmail.com
Escola: Escola Municipal Henrique Dodsworth
Av. Epitácio Pessoa, 474 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22410-090 

Fizemos nosso projeto na Escola Municipal Henrique Dodsworth com o Professor Roberto, na aula de matemática do 6o aulas o parceiro iniciava a aula explicando a matéria do dia e depois cobria o quadro com exercícios para os alunos completarem durante o tempo de aula. Esses exercícios variavam dentre diversos assuntos matemáticos em suas apostilas, como frações, percentual, gráficos... Poderia haver uma aula no mês na qual os alunos tinham a chance de jogar jogos de tabuleiro e cartas.

A função do intercessor sempre foi repassar o conhecimento e educação aos seus alunos, seja esse matemático ou de comportamento, garantindo o aprendizado e o respeito. Durante os encontros, observamos, escutamos e recolhemos palavras que fazem parte do universo vocabular daquele ambiente. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Roberto reconhecemos como tema para o projeto: “Aprender com respeito é 4/3 do conhecimento”. Em uma de suas aulas acompanhamos o parceiro resolver os exercícios de frações no quadro junto a seus alunos. Dessa forma ele respeitava o ritmo dos alunos e garantia seu aprendizado e conhecimento. O conceito definido como objetivo para o projeto a partir das experimentações foi que através do aprendizado interativo onde o respeito acontece naturalmente, o Professor pudesse ensinar frações, gráficos...

Como objeto final, foi feito um círculo magnético que pudesse ser pendurado na parede ou usado na mesa contendo peças de imã para fazer gráficos pizza e de barra, brincar com frações, fazerem e desafios e escreverem e calcularem a vontade nas superfícies do produto.

Conclusão individual Beatriz

Para esse projeto 2, eu não sabia muito o que esperar. Alguns me diziam que o projeto feito com os professores Ana e Vicente era igual ao projeto 1. Mas agora que estamos perto do fim, posso dizer para esses que estava errados. Tenho certeza que, para começar, ter alguma aula em uma tenda como essa, no meio do mato é uma oportunidade única. O contato com as fibras naturais assim como o contato e experiência humana são completamente diferentes daquele do primeiro projeto.

Sinto que cresci muito nesses 4 meses que passei tendo aula com esse mesmo grupo de alunos e com esses mesmos professores e até nas mais diferentes e variadas oficinas. Tive prazer em ter aula, prazer em ir pra PUC pois sabia que cada aula me traria uma experiência nova. Fui para a barraca em dias quentes, ensolarados e com muitos mosquitos, e também naqueles de muito vento e chuva forte, em que chovia até mesmo dentro da barraca. Fiz uma grande descoberta... das comidas naturais! Variando entre o famoso suco de luz, que eu desgostava no começo mas depois pedia até refil nos copinhos pequenos, até o famoso grão de bico com cenoura e pepino que a Socorro trazia.

Tive a grande oportunidade de trabalhar por um semestre com os professores Vicente e Ana, assim como pedir ajuda aos queridos monitores Mari e Israel, que sempre estavam aptos a responderem qualquer dúvida que tivéssemos. Acredito que seja fundamental para qualquer aluno de Design passar por todas essas experiências, e é claro que cada um viverá da sua maneira, descobrindo as coisas mais essenciais da vida através do relacionamento humano. Acredito também que tivemos uma grande sorte de encontrar o parceiro perfeito para essa atividade. Sem ele tenho certeza de que a realização desse projeto de Bia e Ciça 2013.2 não seria possível.

Conclusão individual Cecilia

No final do primeiro período, perguntávamos a todos os monitores e amigos mais adiantados no curso, professores que sugeriam para as matérias do segundo período. Cada um falava algo diferente, e no final cabia a cada um fazer sua escolha individual. De fato, a única matéria que não tinha nem o que duvidar era Projeto. Não havia uma pessoa que não falava para fazer projeto dois com a Ana e o Vicente. E os elogios eram vários, desde o ambiente da barraca até uma experiência de vida. Todos comentavam sobre este projeto como se fosse algo indispensável para qualquer aluno de Design. Na época não entendia o porquê de tudo isso, honestamente, não imaginava o que poderia ser tão especial que não poderia deixar de pegar como matéria na PUC.

Os primeiros momentos, as primeiras semanas não me entregaram a grande resposta do mistério dessa aula e por ela ser tão bem comentada. Estava esperando um “clique” para entender tudo isso. Foi aos poucos que fui descobrindo os diversos “cliques”. Desde o suco, até a barraca, até o envolvimento com o próprio projeto e o dos outros, até os agradecimentos... tudo se juntava em uma grande justificativa para o tão bem e falado projeto 2. E não era bem uma justificativa, era simplesmente um sentimento. Realmente ninguém explicava porque tínhamos que pegar Projeto 2 com a Ana, simplesmente falavam que era uma experiência e ponto. E que experiência!!

Os primeiros momentos, as primeiras semanas não me entregaram a grande resposta do mistério dessa aula e por ela ser tão bem comentada. Estava esperando um “clique” para entender tudo isso. Foi aos poucos que fui descobrindo os diversos “cliques”. Desde o suco, até a barraca, até o envolvimento com o próprio projeto e o dos outros, até os agradecimentos... tudo se juntava em uma grande justificativa para o tão bem e falado projeto 2. E não era bem uma justificativa, era simplesmente um sentimento. Realmente ninguém explicava porque tínhamos que pegar Projeto 2 com a Ana, simplesmente falavam que era uma experiência e ponto. E que experiência!!

Acho que um dos meus maiores aprendizados foi o amor e a valorização do ser humano por conta dos agradecimentos. Nunca tive um professor que me dissesse para agradecer algo a cada passo do caminho. Só agora fui descobrir o quanto isso faz diferença. O fato de agradecer nos faz reconhecer e refletir ações que muitas vezes passam por nos correndo e nem temos tempo de valorizá-las. Toda vez que agradecia durante esse projeto eu repensava a ação da pessoa e sua fala várias vezes em minha cabeça, e notava vários detalhes que no segundo verdadeiro em que ela aconteceu, sequer notei. Quando nós agradecemos, nós prestamos atenção no outro, no seu carinho e aprendemos a valorizar aquela pessoa mais ainda. As gratidões nos fazem perceber as coisas boas que os outros fazem, e como contribuem para o bem da sociedade em geral. Certamente as gratidões foram um dos aprendizados que mais me comoveram, e agora percebo a importância de agradecer ao outro, mesmo nas mais pequenas ações.

Tive nesse projeto uma excelente experiência de amizade também, com minha dupla. Ela me ajudou a superar diversos obstáculos, a acreditar mais em si, e foi de muita importância para o desenvolvimento desse trabalho. Além disso, tive a oportunidade de ter tido contato com uma equipe de professores maravilhosos: Ana, Vicente, Socorro e Luciana, que em conjunto nos mostraram a importância em pequenos detalhes na vida e a importância da relação aluno-professor.

Este projeto certamente foi mais do que uma matéria obrigatória da PUC. Tive mais aprendizados humanos e gratificantes nele do que em um ano de aula para vestibular. Não é em qualquer sala de aula que se aprende os valores como aprendi.

Agradecimentos Beatriz:

Agradeço a minha dupla, Cecilia, por ter sido sempre tão atenciosa comigo. Desde os primeiros 20 experimentos até o nosso partido adotado principal: o uso de imã. Sem a Ciça eu nunca teria essa idéia de usar uma placa de imã em formato de gráfico pizza e mudar as fatias coloridas de lugar. Isso foi nossa idéia principal e a que mais influenciou na construção dos seguintes 10 experimentos, e nos ajudou a chegar a um objeto de conclusão. Isso gerou em mim um sentimento de parceria e cumplicidade pois minha dupla teve a ideia de produzir um objeto magnético e juntas fomos capazes de desenvolver essa ideia e juntar/elaborar elementos que vieram desde os 20 primeiros até o final.

Agradeço ao professor Roberto por sempre nos ter dado total apoio, do momento em que nos conhecemos. Conhecemos o professor Roberto através do nosso quinto encontro, o segundo na mesma escola. Já tínhamos resolvido fazer com o professor do nosso quarto encontro, uma aula de geografia naquela mesma escola. Porém, ao apresentar nossas 4 possibilidades em sala de aula, nossos professores nos perguntaram se podíamos ter mais uma opção de parceiro. Não posso negar que fiquei desapontada pois achei que já estivesse tudo encaminhado para o desenvolvimento de um objeto geográfico. Mas no mesmo dia em que fomos introduzidas a aula do professor Roberto, eu e minha dupla tivemos certeza que ele seria o escolhido. Sem os professores Ana e Vicente nós nunca teríamos assistido a essa aula de matemática e eu gostaria de agradece-los por isso também. Logo nas primeiras aulas de matemática, visamos que o objetivo do professor era que seus alunos aprendessem com respeito, sabendo se respeitar assim como o próximo. Isso gerou em mim um pensamento que nunca tinha me vindo antes: que se os alunos conversam em sala, ele não está apenas desrespeitando o professor, mas também seus colegas e a si mesmo.

Agradecimentos Cecilia:

Agradeço a minha dupla, Bia, por estar todo passo de nosso caminho junto a mim, nos apoiando sempre a seguir em frente e superar nossas dificuldades. Ela sempre foi minha companheira em todos os momentos desse projeto, ajudando em cada detalhe com seu máximo. Agradeço a ela por sempre ser paciente comigo, nunca ter me deixado na mão, ter dividido as tarefas, ter me dito palavras motivadoras em momentos difíceis, enfim, por diversas atitudes que tornaram nosso projeto uma experiência incrível. Isso me fez perceber como ter uma dupla como ela é importante, pois alguém que sempre esta disposta a ajudar é essencial para o desenvolvimento de um projeto saudável.

Agradeço imensamente ao nosso parceiro, o professor Roberto, que desde o primeiro segundo nos valorizou imensamente, nos tratando sempre com muito carinho e se colocando a disposição para qualquer coisa. Agradeço ao professor por sempre valorizar tanto a educação escolar e de casa e por transmitir isso aos seus alunos e a nós. Fico extremamente feliz em saber que existem pessoas tão preocupadas com o bem estar e educação dos outros como ele. Certamente uma das escolhas mais certas em toda essa experiência foi ter tido ele como parceiro. E um dos melhores sentimentos desse projeto é saber que o que fizemos para ele o deixou muito contente.

Avaliação completa do Prof. Roberto Ferreira Emygdio: Maravilhoso! Vocês são nota dez, meninas. Vocês foram capazes de observar o trabalho pratico de desenvolveram uma teoria baseado nisso. A intervenção do produto foi maravilhosa e deu tudo certo. Vocês conseguiram se inserir no meio dessa relação que é super importante: diferença da relação professor - aluno e aluno - aluno. É importante saber que cada um tem o seu limite e o limite de um acaba quando o do outro começa. A frase se relaciona de modo que o respeito entre eles tem que ser mantido e o objeto faz com que aconteça um momento de ser ouvido, que os alunos se respeitam. Queria fazer uma observação e pedir para que vocês voltem para ter um feedback e acompanhar a turma que estará no sétimo ano. Parabéns para seus pais, são jovens como vocês que precisam para mudar o país.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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