Jogo de Brincar Pensando

maysaabaptista@hotmail.com

Escola Municipal Jackson Figueiredo Rua Major Rolinda Silva, 65
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ

Para a realização deste projeto, acompanhamos as aulas de xadrez da professora Maysa Amorim, para turmas de 2o a 5o anos, na escola Jackson Figueiredo, na Barrinha. Durante esse período de trabalho, observamos as atividades realizadas em sala, as trocas da professora com as crianças, na construção do saber pensar através da prática do xadrez. Em todas as aulas, a maior parte do tempo era dedicada à prática, seja do próprio xadrez, ou de outros jogos que tenham contribuições cognitivas em potencial, como o jogo da memória. Nos raros momentos em que a prática não estava em foco, Maysa trabalhava conceitos do xadrez, regras e comportamento das peças, com auxílio de um painel que simula um tabuleiro de xadrez.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Maysa, reconhecemos como tema para o projeto: “Treinar xadrez para aprender a pensar com estratégia e atenção no jogo. O andar da peça é o desafio de pensar em movimento. Esquecer de pensar é entregar o jogo”.

Após o teste de 20 experimentos, definimos, com o auxílio de Ana e Vicente, o Partido Adotado: Criar mais protojogos tentando combinar as ideias dos experimentos.

Ao fim, construímos uma caixa de jogos composta de: 1 tabuleiro para xadrez de dupla (lona vinílica silkada), 2 conjuntos de peças para xadrez mutante com dados (sarrafos de cedro de 3cmX3cm cortados, adesivo vinílico silkado, tinta jet e verniz), um jogo da memória com temática do xadrez (madeira compensada 4mm silkada e verniz) e uma ampulheta (garrafas PET 250ml com a tampa perfurada e presas uma contra a outra, tendo o ponto de junção reforçado com um anel de madeira).

Os objetos estão sendo utilizados como material de auxílio didático durante as aulas da intercessora. Somaram-se aos outros protojogos já utilizados por Maysa, com o intuito de dinamizar o aprendizado de xadrez, estimulando uma constante reformulação do pensamento estratégico.

Gratidões Lucas

Agradeço a Maysa pela incrível abertura que sempre demonstrou em relação ao projeto, a sua postura sempre compreensiva, disposta, prestativa e envolvida. É inegável o peso que um intercessor envolvido e interessado no projeto exerce em todo o trabalho. Tivemos a sorte de encontrar uma professora que tornou fácil fazer gratidões, pois sempre demonstrou ser grata pelo que estávamos fazendo.

Agradeço ao Eduardo por ter sido uma dupla sempre prestativa, justa e ainda mais responsável do que eu. Seu bom humor constante e seu caráter sempre amistoso fizeram do projeto, mesmo nos momentos mais difíceis, uma experiência engrandecedora e construtiva.

Gratidões Eduardo

Agradeço à Maysa pelo bom humor e o compromisso com que encarou todo esse projeto. Além de se mostrar uma pessoa muito boa, Maysa foi para mim um exemplo de comprometimento com o trabalho, e me inspirou durante o processo do projeto. Agradeço ao Lucas por ter sido muito paciente e responsável nesse projeto. Quando escolhi fazer dupla com ele eu não tinha ideia de como ele leva o trabalho a serio, e acho que eu pude aprender muito com ele durante esse projeto. Acho que todas as discussões que tivemos durante esse projeto levaram a algum lugar, e não estavam relacionadas à teimosia de cada um, e sim a uma opinião sincera. Achei muito produtivo trabalhar com o Lucas.

Avaliação da Intercessora O projeto me foi apresentado por Lucas e Eduardo de forma organizada e estruturada. Houve um período de bastante observação, onde eles puderam registrar o essencial para tornar as aulas mais dinâmicas e motivantes. Amei todas as ideias! No meu entender eles alcançaram o objetivo maior de minhas aulas, que é o de propiciar o raciocínio trabalhando a memória e a concentração de forma lúdica. Agradeço aos dois pelo trabalho criativo, de bom gosto e inusitado e que tenham certeza que serão eternamente lembrados.

Professores: Ana Branco, Luis Vicente, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br