Dobrando Nosso Caminho com a Literatura

amaliamaria@gmail.com

CIEP Presidente Agostinho Neto
Rua Visconde Silva, s/n, Humaita, 22261000

Fizemos o projeto no CIEP Professor Agostinho Neto, no Humaitá, com Amália Araújo, professora que faz as atividades da sala de leitura, trabalhando com todas as turmas do CIEP, do 1º ao 5º ano. Durante os encontros escutamos e anotamos suas palavras ditas durante as atividades propostas pela intercessora, dentre elas o acompanhamento de cantigas com vídeo, fazer e colorir desenhos e origamis, tudo relacionado à leitura ou à criação de histórias. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Amália reconhecemos como tema para o projeto: “Para aprender pode cantar, montar, dobrar o comportamento e a imaginação, ilustrando nosso caminho com a literatura”. Através dos experimentos relacionados, reconhecemos o Partido Adotado para ser desenvolvido com a intercessora: painéis/cartões que favoreçam a demonstração das sequências das histórias. Construímos uma Cartola que na cabeça do aluno sinaliza a hora de mostrar o que fez, assim como funciona como embalagem para os cartões. 10 painéis de papel paraná, 46cmx34cm, revestido com carpete de cores diversas, com fitas de gorgorão na parte superior, permite amarrar o painel no pescoço do aluno que apresenta o trabalho.

40 bolsos de papel paraná, 23cmx17cm, revestido de acetato transparente de um lado e do outro, tecido brim e velcro permitem a fixação das sequencias dos desenhos nos painéis. Este conjunto está sendo usado por Amália em uma dinâmica de criação e contação de histórias pelos alunos, seja com escrita, ilustração ou origami.

Conclusão Luiza Vieira:

O projeto 1002 me fez crescer muito como pessoa e como designer. Nele eu aprendi a ter paciência e ver as críticas como uma chance de melhorar, aprendi que não é fácil chegar a uma solução e que para acertar é preciso errar muitas vezes. Além disso, confirmei o meu sentimento de gratidão por ter tido mais uma vez a chance de conviver com uma intercessora e seus alunos, construindo junto a eles um trabalho maravilhoso. Aprendi, também, a me planejar melhor para ter tudo entregue no prazo. Convivi e conheci pessoas incríveis, tendo o privilégio de ter aulas entre as árvores, neste ambiente agradável, acolhedor e amoroso.

Agradeço a Amália por ter nos recebido de braços abertos desde o primeiro dia que fomos lá, por ter confiado no nosso trabalho e nos passado, durante as conversas ao fim da aula, seu conhecimento e sua vontade de viver em um mundo melhor, livre de injustiças. Sou grata a Amália por ser um exemplo de pessoa e professora, que batalha pelos seus direitos e consegue transmitir seu amor e prazer por dar aula aos alunos.

Agradeço a Marina por ter sido uma dupla muito companheira, pro ativa e acima de tudo amiga. Sou muito grata à ela por ter me feito perceber que com a pessoa certa, trabalhar em dupla deixa de ser apenas uma divisão de tarefas se transforma em companheirismo.

Conclusão Marina Lemos:
Com o Projeto 1002 aprendi que nada é certo, que nem o planejamento mais preciso garante que tudo correrá do jeito que imaginamos. Podemos ter uma vida inteira planejada com o maior esmero, mas nunca teremos certeza que tudo ocorrerá conforme o planos. Com isso, percebi que é preciso considerar todos os cenários e aprender ao máximo com cada imprevisto. O mesmo vale para o protótipo final, que começa de um jeito, fica nele durante um tempo e, de repente, toma um rumo diferente. Aprendi que é preciso ter consciência de que as coisas podem tomar outros caminhos e que provavelmente não estarei preparada, mas que devo não surtar por causa disso e tirar o maior proveito da situação.

Agradeço à Amália por sua calma e carinho, por ter sido nossa intercessora ao mesmo tempo em que lutou por seus direitos. Seu amor pela profissão e por seus alunos é contagiante e inspirador, criando em mim a vontade de ser tão inspiradora quanto ela. Amália se tornou definitivamente alguém que admiro.

Agradeço a Luiza por ter sido uma dupla incrível, tendo cumprido com tudo o que foi combinado e até mais. Por, além de parceira, ter sido amiga, por ter aguentado minhas pequenas crises de timidez e mau humor, sem julgamento. Com as nossas discordâncias aprendi a ouvir e a sair da minha zona de conforto, pois percebi que assim conseguirei resultados mais surpreendentes.

Intercessor Amália Araújo

O projeto na sala de leitura, do ano de 2013, resultou numa grata surpresa. Desde o início, as estagiárias atuaram sempre com muita delicadeza, sempre muito interessadas com o funcionamento e desenvolvimento atividades da sala de leitura.

Muito interessante ver no jogo de palavras o quanto ouviram e registraram minhas falas e os desenhos das atividades de aula. O momento dos experimentos se tornou mágico para os alunos, que exploravam e tentavam desenvolver algo com o material.

O produto idealizado pela dupla, desde os primeiros testes, mostrou a grande aplicabilidade nas aulas. Um material que permite diversos usos, podendo ser utilizado em criações de texto, de histórias em quadrinhos pelos alunos como também para contação de histórias feita pela professora e também para exposição de trabalhos da sala de leitura. A possibilidade de ter um material que possa ser utilizado pelos diversos grupos é muito importante. O produto apresenta cores atraentes, uma boa resistência para o uso com crianças, uma flexibilidade no uso e disposição.

Mais uma vez, agradeço a parceria com o projeto. É um trabalho que tem dado bons frutos para o trabalho da sala de leitura.

Professores: Ana Branco e Luis Vicente