É Só Girar






Equipe:
João Vitor Léste
jvleste@hotmail.com

Pedro Henrique Villar
pedro.villar@dbsoft.com.br

Grupo social:

Alexandre Ramalho
edfisicarj@hotmail.com

CIEP Agostinho Neto
Rua Visconde de Silva, S/n – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ, 22271-044

Fizemos nosso projeto com o Professor Alexandre Ramalho no CIEP Agostinho Neto no Humaitá. Alexandre leciona Educação Física a diversas turmas desta escola, e dependendo de sua turma, o professor adapta as atividades que irá trabalhar com sua turma. Mas em toda aula, independentemente da turma, começa com uma série e alongamentos os quais todos os alunos de todas as turmas já sabem de cor, e depois disso a turma é separada em meninos e meninas, normalmente Alexandre começa com uma brincadeira que junte os dois grupos para no final da aula separá-los. Depois de assistirmos várias aulas do professor escutamos o universo vocabular de Alexandre, e a partir do conjunto de palavras que compõe esse universo reconhecemos como tema para o projeto: “Bater no Obstáculo com as Regras e Abraçar a Gentileza e o Sorriso Coletivo”

Como exemplo à essa frase podemos destacar a atividade do Pac-Man, que consiste em dois ou mais “pac-men” que tentam “colar” os outros alunos na quadra, só que, diferente de uma brincadeira normal, os alunos só podem andar em cima das linhas da própria quadra, ou seja, uma brincadeira sem violência consegue gerar o sorriso nas crianças e ao mesmo tempo fazem elas respeitarem as regras a fim de atingir seus objetivos.

Depois de várias experimentações concluimos construímos uma rede de vôlei para todas as turmas de Alexandre, ou seja, uma rede que possa variar de altura, ao mesmo tempo que seja fácil de se locomover. Assim, fizemos uma rede que consiste de dois troncos de pirâmide, feitos de ao todo 18 tubos PVC e uma rede que ao montados com um elástico tensionado o topo do objeto pode ser girado e quanto mais torcido ele fica mais baixa é a rede, e como o material é extremamente leve atingimos o objetivo de fazer com que ele seja também fácil de carregar.

Assim ele está sendo usado por Alexandre como uma rede de vôlei, em sua aula de alunos mais velhos ele estica a rede até sua altura máxima e em seus alunos mais novos a coloca em sua altura mínima

Conclusão João Léste:

Chegando ao final desse projeto, acredito que eu tenha aprendido muito sobre o que é ser um Designer, mas que também tenha aprendido muito sobre mim mesmo. Durante muitas etapas do processo, me encontrei querendo fazer algo por acreditar que fosse o melhor ou, simplesmente, por desejar fazer daquele jeito por algum capricho. Entretanto, agora, vejo que uma parte muito importante do trabalho do Designer é se distanciar de suas vontades para que possa abraçar um contexto diferente, experimentar o desconhecido e, dessa forma, aprender.

Muitas vezes, tive pouca paciência com determinadas partes do processo, como os estudos, mas acredito que tenha sido importante ter passado por isso, porque foi dessa maneira que fui capaz de entender a importância de tentar muito, mesmo depois de achar que eu já tenha encontrado a resposta “ideal” para a questão que se põe diante de mim.

Foi uma tarefa extremamente difícil para nós ter concluído este projeto, já que nosso protótipo foi um dos maiores de nossa turma, ao passo que também deveria conseguir ficar compacto sem perder sua estabilidade, enquanto montado. Durante a construção dele, tivemos diversas frustrações e contra tempos (mais próximos da data de entrega do que qualquer aluno deveria ter que resolver) e é exatamente por isso que acredito que concluir esse projeto tenha sido uma das melhores experiências da minha vida.

Por isso, gostaria de agradecer primeiramente à minha dupla, por ter vivenciado tudo isso ao meu lado. Ele foi um ótimo companheiro de trabalho e um amigo ainda melhor pra mim. Gostaria de agradecer, também, por todo o esforço que ele teve ao longo desse período de se aventurar comigo por todos os lugares (na maioria dos quais nunca havia ido) onde tivemos que buscar os materiais que usamos.

Agradeço aos monitores de nossa turma, Israel Silva e Mariana Castro, que nos ajudaram tantas vezes ao longo de todo esse processo, como também à todos os monitores e funcionários dos laboratórios de moda e volume.

Agradeço aos meus colegas de turma, que passaram por experiências tão semelhantes às nossas mas, ao mesmo tempo, TÃO diferentes, únicas e especiais. Agradeço a Alexandre, nosso intercessor, por ter nos dado essa excelente oportunidade de trabalhar com ele e aprender tudo o que pudemos aprender sobre respeito, solidariedade, gentileza e superar os obstáculos de nossa vidas.

Agradeço à meus pais, por terem me apoiado bastante ao longo desse período em todos os momentos em que estava passando por dificuldades, mas especialmente à meu pai, por ter sugerido o uso do fio que formou as diagonais do protótipo, sem os quais ele não conseguiria ficar em pé. Finalmente, gostaria de agradecer aos nosso professores, Ana Branco e Vicente Barros, por terem sido ótimos mentores ao longo de todo o processo. Eles nos proporcionaram diversos momentos de reflexão, que foram necessários para o andamento e conclusão dessa maravilhosa etapa de nosso aprendizado.

Pedro Villar:
Toda essa experiência do Projeto 2 me fez aprender, além de tudo que Alexandre o os nosso professores nos ensinaram, que o planejamento, e questão humana do trabalho do Designer são duas partes muito importantes que não devem ser deixadas em segundo plano. Durante este quatro meses que trabalhamos na turma de Alexandre conseguimos desenvolver algo realmente útil para todas as premissas que tínhamos, e só conseguimos desenvolver isso tudo por que Ana e Vicente, nosso professores, nos disseram para estudarmos estruturas com canudos e elásticos, ou seja, naquela pequena escala, testamos inúmeras estruturas diferentes até que chegamos no modelo ideal e ai sim fizemos o objeto em tamanho real.

Tudo isso me fez perceber que devemos ter paciência e dedicação, se quisermos apressar as coisas as chances de dar errado aumentam incrivelmente e ao acontecer um erro talvez seja muito difícil de se recuperar dele, teria sido mais fácil ir com calma até seu objetivo ser atingido.

Desde a primeira aula ela se mostrou muito simpática e receptiva, conquistando a atenção até de mais de uma dupla nesse semestre. Fabiana, apaixonada pela sua profissão, nos deixou ainda mais apaixonados pelo seu trabalho. Agradeço por ter proposto temas tão importantes para desenvolvermos, e, além disso, por ter estado presente de verdade em todas as etapas expondo o que achava ou até mesmo “batendo papos sem compromisso” que foram fundamentais no desenvolvimento das atividades. Agradeço, também, por ter mostrado que ainda existem professoras na rede pública que tratam e observam individualmente seus alunos e, sobretudo, ter ressaltado que não se precisa ter uma profissão a qual o maior objetivo é enriquecer e sim ser feliz e dedicado ao que escolheu.

Agradeço a João Léste, minha dupla, por ter acompanhado este processo todo ao meu lado, sempre conseguíamos completar todas as tarefas e atingir todos os objetivos, o esforço e a dedicação de João me ensinaram que calma é uma das maiores virtudes do ser humano e que sem ela a paz pode vir a se tornar um caos em um piscar de olhos.

Agradeço a Alexandre, por ter nos inspirado a fazer e continuar a toda força neste projeto até o final, sem sua perseverança, seu otimismo e sua vontade de fazer tudo dar certo, teríamos nos desmotivado a continuarmos com este projeto. Tal perseverança de Alexandre me ensinou além de tudo que nunca se deve desistir, se você se esforçar e realmente quiser algo, não desista que ultimamente você conseguirá atingir este objetivo.

Intercessor Amália Araújo

Achei interessante o desenvolvimento desse projeto dentro do Ciep Agostinho Neto na aula de Educação Física, e fiquei feliz em participar na construção do produto com trocas de informações, durante o desenrolar das atividades propostas. Novidades no sentido de acrescentar opções de materiais para o desenvolvimento do aluno sempre são válidos, diante da realidade e dificuldades que nós profissionais de educação encontramos no cotidiano escolar. Parabéns aos alunos Pedro e João pelo desenvolvimento e dedicação do projeto e não poderia deixar de agradecer o carinho com os nossos alunos. Obrigado.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version