Linhas que constroem uma animação




Equipe:
Bernardo Brasil Cabral
bernardo.bc@globo.com

Lucas Wadi Castanheira Gebara
lucasgebara@outlook.com

Grupo social:

Ana Alvarenga
amoalvarenga@ig.com.br

Núcleo de Artes de Copacabana
R Tonelero, 21 - Copacaba- na, Rio de Janeiro, 22030- 001.

Nosso projeto foi feito acompanhando o grupo de dança e audiovisual do Núcleo de artes de Copacabana. Nessa aula os alunos interpretam danças e fazem exercícios auxiliados pela mídia digital por meio de projeções, sons e iluminação. Eles projetam imagens no palco e interagem com as sombras produzidas conseguindo efeitos espetaculares do ponto de vista visual. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da nossa parceira Ana Alvarenga reconhecemos como tema para o projeto: “A prática do laboratório/jogo movimenta ideias, imagens, linguagem e arte, afetando o menino memória, o menino corpo e o menino que anima, resinificando o tempo e o espaço.”. Um exemplo de atividade que possa exemplificar a frase foi a da projeção em uma cortina branca na frente do palco. Com isso, a projeção criava imagens e uma iluminação que vinha por trás do palco criava sombras das crianças que passavam por trás da cortina. Depois de termos feito nossa experimentação adotamos como partido linhas e as formas que elas poderiam criar. A partir das variações escolhemos fazer uma roda em madeira que girasse discos que as crianças pudessem desenhar suas próprias linhas. Ela foi feita em MDF, fixada com cola e pregos alem de lixada. Ela é usada para que as crianças desenhem no disco e sejam filmadas para que em seguida a filmagem seja projetada no palco.

Conclusão de Bernardo Brasil Cabral:

Acredito ter desenvolvido um trabalho muito bom nesse projeto 2, pois realizamos um protótipo que se encaixou com a atividade desempenhada no local que acompanhamos, bem como se fundiu perfeitamente com a frase objetivo. O projeto serviu para que eu pudesse criar um conceito sobre os trabalhos desenvolvidos em colégios públicos, pois anteriormente eu pensava que os alunos iam para o colégio sem vontade, desinteressados; os professores igualmente, e na realidade eu encontrei algo totalmente diferente. Os alunos estavam desenvolvendo aquele trabalho por que queriam, visto que a presença deles era optativa, e os professores sempre muito engajados em realizar um trabalho que fizesse diferença na vida daqueles alunos.

Agradeço a minha intercessora por dar o suporte necessário para que nós desenvolvêssemos um trabalho gratificante no núcleo. A nossa intercessora sempre se preocupou em deixar claro como o trabalho dela é desenvolvido, frequentemente nos abordava para pedir opiniões sobre como a gente faria tal atividade e criticava os nossos experimentos com muita sinceridade, o que gerou em mim um aprendizado grande sobre o papel de um educador e um artista.

Agradeço ao Lucas por ter dado sentido a palavra “dupla” e “amigo”, sempre solicito a ajudar e desenvolver os experimentos com ideias criativas, inteligentes e válidas, bem como me dando um suporte em momentos complicados em que eu me senti desmotivado.

Conclusão de Lucas Wadi Castanheira Gebara:

Com o projeto 2 pude aprender com o trabalho e a vivencia. Ao observar, pude buscar na atividade do outro algo para enriquecer meu aprendizado. Experimentar ideias foi o ponto forte na concepção do nosso produto final e de todo nosso processo. Ao trabalhar propostas distintas conseguimos perceber aquilo que poderia fazer diferença para o grupo e criar à partir daquilo que entendemos do seu comportamento. Aprendi a observar e ter sensibilidade de entender o trabalho do outro.

Eu agradeço à parceira por ter nos incentivado durante todo o processo. Sempre fui indicado de como aquilo que trouxe poderia ser melhorado. Isso gerou em mim humildade de saber que nada que eu faça é bom o suficiente para que não possa melhorar.

Eu agradeço ao Bernardo por ter estado ao meu lado e crescido comigo nesse semestre. Não estive sozinho e esse sentimento de camaradagem mudou minha forma de encarar uma amizade. Isso gerou em mim maior compreensão e respeito ao outro por ter passado com minha dupla tanto momentos bons quanto ruins.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version