Bambus Coloridos Para Alegria Dos Movimentos
da Ginástica Natural






Equipe:
Felipe Faillace Salazar
felipefsalazar@gmail.com

Maria Victoria Fontenelle
vick.fontenelle@gmail.com

Grupo social:

Marcelo Monteiro
marombario@bol.com

Escola Municipal Pedro Ernesto
Rua Professor Abelardo Lobo , 5 - Lagoa

Realizamos nosso projeto na Escola Municipal Pedro Ernesto situada na Lagoa, Rio de Janeiro. Dentre os professores da Escola, escolhemo como nosso intercessor o Professor Marcelo Monteiro que dá aula de Educação Física. Marcelo é encarregado de estimular as crianças a fazerem exercícios físicos mas sua metodologia também consiste em exercitar a mente em expansão dessas crianças com brincadeiras variadas que exploram a imaginação delas. Por exemplo : a clássica brincadeira de “Gato & Rato” onde Gatos ( pegadores ) são escolhidos ao acaso para apanhar os Ratos que são protegidos por um círculo humano formado pelos alunos. Quando o Rato foge deste círculo seguro, o Gato pode pegá-lo e tirá-lo da brincadeira.Sendo assim , a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do Marcelo Monteiro reconhecemos como tema para o projeto: “Corre,Chuta e Grita com a Alegria que o Rato foge do Gato”.

Relacionando a frase-objetivo com as atividades realizadas , víamos relação pois ele sempre estimulava as crianças a correr e se movimentar criando assim o conceito da “Ginástica Natural” da criança, que são os movimentos de : correr, saltar, arremessar e rolar. Este conceito tornou-se nosso Partido Adotado e a partir dele e das nossas experimentações quentes, desenvolvemos um circuito de obstáculos que pode ser montado e desmontado de acordo com a vontade do professor.Esse circuito é composto por bambus de diferentes tamanhos e grossuras que unidos a uma corda, assumiam diversas funções que variavam tanto com a imaginação do Professor de criar as atividades, como das crianças ao usarem este objeto.Depois de cortarmos os bambus, realizamos o acabamento de cada peça com o nó do índio feito de barbantes coloridos para identificar o uso de cada segmento de bambu. Hoje é usado como um acessório para tornar as aulas de Educação Física mais desafiadoras e divertidas, o que desde as experimentações finais, tem reunido cada vez mais alunos nessas atividades que motivam o pensar do alunos.

Maria Victoria :

A minha experiência de fazer esse projeto foi muito engrandecedor para mim, principalmente por causa da minha convivência com a minha dupla,meus professores,meus monitores , meu parceiro e seus alunos.Esses foram pessoas que me ensinaram a ouvir uns aos outros, pois foram com os seu conselhos e suas observações que permitiu que o nosso projeto chegasse no nosso objetivo final.Tanto durante as aulas dos meus professores ,quanto nas aulas do meu parceiro fui rodiada de alegria , solidariedade e amor, que só me fizeram querer mais e mais correr atrás para que tudo fosse perfeito e com isso agradá-los da forma que eles mereciam.Foi uma felicidade ver as crianças se divertindo usando nosso protótipo,pois foi com a inspiração nas aulas alegres que montamos o nosso projeto

Agradeço a minha dupla Felipe por ter sido um irmão para mim ,pois foi com a parceria, carinho, atenção e paciência dele que nos uniu formando uma grande amizade, que com ela mesmo nas horas difíceis nunca tivemos desentendimentos, pois um ou outro sempre estava ali querendo compreender o outro para chegarmos a uma conclusão que agradasse aos dois.Assim Felipe me ensinou confiar nele , pois foi com essa confiança que ele me transmitiu segurança nas horas difíceis , e assim conseguimos ter um resultado além do que esperavamos no nosso projeto.

Agradeço ao meu parceiro Marcelo por ter me mostrado ser um professor diferente, no qual se importa com a alegria das crianças durante as suas aulas, em que da a liberdade para elas decidirem o que querem fazer.Agradeço por sempre mostrar um grande carinho por mim e pelo Felipe, no qual sempre nos dava atenção necessária , respondia todo as nossas perguntas complementando com suas experiências de professor ; que com isso só enriqueceu todo o nosso processo de trabalho.Assim aprendi com ele que se tivermos amor e alegria no que fazemos tudo fica melhor para todos e o resultado é será muito mais gratificante.

Felipe Salazar :

O processo pelo qual passei para fazer esse projeto não foi fácil e tiveram diversos obstáculos, esses que me mostraram o valor da recompensa de um trabalho feito com dedicação e capricho. A imersão que tiver no ambiente Escolar dos alunos e o dia-a-dia que acompanhei durante cada visita foram vitáis no meu aprendizado como ser humano , pois aprendi muito observando as atitudes do professor com os alunos, sempre carinhoso e atencioso.Meus professores, monitores e colegas de aula foram muito importantes para tudo seguir de uma maneira suave e sem eles , admito que não teria tanto suporte para correr atrás do que eu queria realizar.Em todos os ambientes, na aula da faculdade ou na aula do parceiro, fui contagiado por esse sentimento de alegria e felicidade de estar vivendo uma experiência nova.No final, ver as crianças usando e se divertindo mesmo com o nosso produto foi incrível, um sentimento de vitória e gratidão por tudo vivi e como as coisas se encaixaram e seguiram o seu próprio curso.

Agradeço a minha dupla Maria Victoria por toda a sinceridade e seriedade que construímos durante o processo desse projeto.Fortalecemos a nossa amizade pois podia confiar que ela não me deixaria na mão e senti que era recíproco. Mesmo durante os perrengues, sempre dialogamos com bastante consciência de qual ação seria a melhor para o que estavámos vivendo. Sem esse equilíbrio que conseguimos criar tenho certeza que o trabalho não seria tão marcante quanto foi.

Agradeço ao meu parceiro Marcelo por me mostrado ser um professor que fugia de todos os tipos que já havia conhecido, com um carinho sem igual pelos seus alunos, Marcelo estimulava além do corpo , a mente da criança, sempre dando espaço para a própria imaginação da criança ditar o rumo das aulas.Foi muito atencioso conosco e sempre participativo querendo sempre contar uma pouco mais do cotidiano da escola.Esses breves momentos de conversa sempre me transformavam pois ao compartilhar esses fatos dos alunos, nos sentíamos mais e mais presentes naquele espaço que era tão importante para nós.

Avaliação completa do Intercessor:

Uma grande oportunidade de reviver a universidade/pesquisa em movimento real. Os alunos são aplicados e os resultados ótimos. Os conteúdos e objetivos foram amplamente atingidos. As crianças corresponderam e trocaram bastante. Tudo muito produtivo. Nota 10, 6 de julho 2013.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version