Para entender listen to the teacher, interact,
say sorry, ask a question.





Equipe:
Lucas Jungen
Lucasjungen@hotmail.com

Ricardo Kalache
rickalache@hotmail.com

Grupo social:

Fernanda Rodrigues Doria Freire
doriafernanda@hotmail.com

Municipal Jackson de Figueiredo
Rua Jackson de figueiredo dentro do condomínio amaba

Fizemos nosso projeto na escola Municipal Jackson de figueiredo. Acompanhamos a aula de inglês da professora Fernanda Doria para o terceiro quarto e quinto ano. Em suas aulas a nossa parceira passava atividades como montar a roupa de um boneco em um desenho e dar nome a cada peça de vestimenta em inglês. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fernanda Doria reconhecemos como tema para o projeto: “Para entender listen to the teacher, interact, say sorry, ask a question”.

A Prof Fernanda deu ênfase na palavra: “Interaction”(interação) pois explicou que esta representava a chave para o andamento da aula. Assim notamos que de agora em diante deveríamos focar na interação e no andamento da aula tentando não restringir o experimento ao conteúdo da matéria. Após muitos experimentos construímos uma flor com pétalas de plástico PS onde a profª pode escrever palavras e mostrar imagens. As pétalas da flor abrem e fecham. Está sendo usado pela professora para esconder e mostrar as palavras novas e as surpresas daquele dia.

Conclusão individual Lucas: :

Quando comecei esse projeto confesso que me assustei com a metodologia que se diferenciava de todas as formas de aula que já conhecia. Percebi logo que aqui não seria cobrado da mesma forma pelos professores e que portanto eu mesmo teria de me controlar para que estivesse sempre em dia com o projeto e minhas tarefas.

Ao longo do projeto Mudei completamente minha opinião sobre as escolas publicas e sobre a forma como o aprendizado acontece nessas instituições. Mudei minha visão sobre educação pública e aprendi a ver as qualidades que aquele ambiente trazia. Entendi que trabalhar com pessoas que eu não conheço, requer um esforço para entender a opinião e o comportamento das mesmas! De cara tive um Choque imenso pois não estava acostumado a aceitar e escutar as opiniões de terceiros. Após varias conversas e ate discussões com meus professores logo percebi que estava enganado pois estava me fechando para opiniões diferentes da minha e aprendizados novos. Gradativamente fui amolecendo e percebendo tudo que estava perdendo me comportando de maneira egocêntrica.

Quando apresentamos o protótipo final vi a contribuição de diferentes indivíduos refletidos na atividade que o mesmo proporcionava. Neste momento percebi que o caminho para um aprendizado pode ser interno no entanto é muito mais rico quando contem o conhecimento e a sabedoria de terceiros.

Agradecimentos Lucas:

Agradeço meu parceiro Ricardo por me não se assustar com minha personalidade brusca e sempre me retribuir na mesma moeda. Vi no Ricardo o reflexo da minha própria pessoa tanto nas coisas positivas quanto nas negativas. Assim repensei minha forma de comportamento tendo mais cuidado na forma como exponho minha opinião e como trabalho.

Agradeço nossa parceira Fernanda por me mostrar uma nova visão sobre a educação pública. Ela me mostrou através da maneira como lidava com os seus alunos que o comportamento e a interação dos alunos na aula estão diretamente interligados. Aprendi que uma aula onde a interação é boa tende a ter um andamento muito mais produtivo.

Agradecimento Ricardo:

Agradeço primeiramente minha dupla Lucas Jeremias, o Blask, pois se não fosse ele, provavelmente teria ficado para trás, aprendi com o mesmo que quando se pode contar com um amigo que procura o melhor para o andamento do trabalho e que esta convicto e afim de fazer acontecer, não podemos abrir mão de tanto esforço, e por consideração e admiração a vontade de trabalhar nas horas difíceis são superadas e o sentimento de dever cumprido ultrapassa qualquer esforço.

Avaliação da Profª Fernanda:

Todo processo para realização do projeto final foi desenvolvido pelos alunos com muito empenho e dedicação. Agradeço a oportunidade de fazer parte deste projeto que ajudou os alunos na expansão de sua capacidade de criação, de dialogo e de interação na busca por um trabalho que fosse útil aos alunos da rede municipal.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Luis Vicente

e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version