Roleta combinando causas e consequências em sala de
aula no Rio de Janeiro

Laura Van der Haegen Siuffo
laurasiuffo@gmail.com
Victoria Casoni Yamagata
victoriayamagata@gmail.com

Mariza Leonora Martins Rodrigues Gama
emgarret@rioeduca.net

Escola Municipal Almeida Garret
Avenida General Guedes de Fontoura 470, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Realizamos nosso projeto na Escola Municipal Almeida Garret, que fica na Barra da Tijuca. Nossa intercessora foi a professora Mariza Leonora que leciona todos os dias da semana no período da manhã para uma turma do quarto ano do ensino fundamental. A professora dá aulas de português, matemática, história, ciências e geografia. Sua função como professora é transmitir o conteúdo da forma mais esclarecedora possível, por meio de atividades variadas em sala de aula, para que os alunos possam compreender e leva-lo para o resto de suas vidas. Em uma das aulas que observamos, os alunos e a professora acompanharam a letra de uma música. Em seguida Mariza interpretou cada verso, para que a turma entendesse melhor: “A vida é grande amiga da gente” “A vida nos dá tudo de graça para viver” “A vida nos permite sonhar com o que nos faz feliz”. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Mariza reconhecemos como tema para o projeto: “Sonho feliz é Rio de Janeiro sem poluição.” Após muitos experimentos juntos com a professora chegamos à “Roleta Combinando causas e consequências em sala de aula no Rio de Janeiro.” Construímos uma roleta com 3 planos, estruturada com papel paraná revestido com carpete de 3 cores. Cartões com imagens do Rio e espaços em branco para que tanto a professora quando os alunos possam escrever nos vazios inseridos em bolsos de vinil com velcro que grudam à roleta. As 3 roletas giram dando a escolha de trabalhar com o acaso tanto o conteúdo como as imagens.

Conclusão Laura Siuffo

Quando soube do projeto com os professores Ana e Vicente não tive dúvidas que iria me juntar à esse grupo, principalmente por ter ouvido falar muito bem do método de trabalho e de como transformou a vida de muitos que passaram pela Barraca. Mal sabia a quantidade de coisas boas que eu mesma vou levar desse projeto para o resto da minha vida e o quanto eu cresceria com ele em menos de seis meses. O projeto envolve não só a oportunidade de ter contato com a biodiversidade incrível presente nas escolas públicas, como nos faz abrir os olhos para os fatos mais simples do nosso dia-a-dia, através de gratidões que se tornam espécies de preces ao longo do tempo. A cada gratidão feita, tive a oportunidade de refletir e abraçar as coisas boas da minha vida, vendo mais graça em tudo que estava ao meu redor e tornando tudo de negativo em positivo. Agradeço à nossos professores inigualáveis, Ana e Vicente que nos guiaram até o resultado final apenas abrindo nossos olhos ao que não conseguíamos enxergar sozinhas, espelhando o fruto de nosso esforço. Muito grata. Agradeço à nossa parceira e intercessora Mariza que foi essencial para que nosso projeto rendesse tantos aprendizados. Sua dedicação, empenho e paciência ao transmitir conhecimento para seus alunos geraram em mim inspiração e força para continuar pensando positivamente em relação ao rumo do projeto. Agradeço à Victoria por ter o privilégio de trabalhar com ela, uma dupla que me ensinou muito e compartilhou dos mesmos interesses que eu durante todo o processo o que gerou em mim bem estar ao longo dos seis meses de cumplicidade.

Conclusão Victoria Yamagata

Depois de muito ouvir para “Não pegar a Ana Branco e o Vicente” no projeto 2, mergulhei de cabeça, na cara e na coragem, nesse mesmo lugar. Desde o começo encarei como um desafio, uma meta de vida mesmo. Vi que nada era fácil, passei por momentos chatos que me fizeram perceber o quanto o planejamento é importante no meio de um projeto. Foi, sem dúvidas, o melhor que eu pude escolher. Me doei por inteiro, dei o melhor de mim, e saí renovada. Com o coração aberto e a cabeça sem parar de me enviar gratidões que eu nem sabia que existiam em mim. Sou grata por cada momento que vivi na tenda, grata a todas as pessoas que conheci e que me acompanharam e que eu acompanhei nesses meses do segundo período. Ana Branco, uma pessoa doce que ajudou em cada etapa, sendo direta e nos mostrando que o óbvio é aquilo que a gente não consegue pensar. Que criatividade vem das coisas mais bobas. Escolhi a palavra gratidão, pois não há nada que eu possa dizer depois de tanta coisa boa que veio. Obrigada.

Avaliação completa do Intercessor

“Dupla maravilhosa, criativa, educada, parceiras e além de tudo colaboradoras!!! Nota : 10”

Turma: 1AC/1AD