Painel flexível para exercitar e organizar a atenção





Equipe:
Lucas Luz
lucasolyluz@gmail.com
Marina Barrocas
mvvdamotta@gmail.com
Margarida Laurinda da Conceição
margaridaconceicao@rioeduca.net

Escola municipal Desembargador Oscar Tenório
Rua Professor Manuel Ferreira, 141 - Gávea, RJ
CEP: 212746446

Resumo:

Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, situada na Gávea, com a professora Margarida, que ensina português, matemática e ciências para a turma de aceleração, que visa preparar os alunos que vieram da re- alfabetização, introduzindo novos conceitos e responsabilidades. Durante os primeiros encontros, observamos as atividades em sala, que englobam diversas matérias, dadas tanto no caderno quanto no livro do “Senninha”, distribuído pela Fundação Ayrton Senna. Porém, ao longo das observações e recolhimento de palavras, percebemos que todas as atividades e exercícios que a professora propunha envolviam a leitura, o exercício, a organização e a atenção. Esses fatores todos são cruciais para que haja uma aprendizagem completa, e são reforçados pela professora, que busca, junto com os alunos, alcançar um nível de conhecimento que permita que seu ingresso no 6º ano seja confortável. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Margarida reconhecemos como tema para o projeto: "Para aprender perfeitamente, é preciso ler, exercitar, ser organizado e ter atenção. Tudo isso ajuda na educação". Com base na Frase-Objetivo, construímos alguns experimentos que, através de jogos e atividades em grupo, pretendiam estimular a criatividade e a atenção das crianças, junto com o raciocínio rápido e lógica, para que assim conseguissem se organizar melhor, facilitando sua aprendizagem. O resultado das experimentações nos levou à construção de um Painel flexível, que possui divisórias de velcro mutáveis, que, ao serem organizadas pela professora do modo que lhe parecer mais conveniente, forma uma malha para que a organização de tarefas e atividades possa ser realizada de modo que todos possam vê-la. Também confeccionamos 40 placas de Eucatex laminado branco, material que permite a escrita fácil com caneta de quadro branco, para a professora escrever e posicionar no quadro. Além disso, fizemos 10 saquinhos transparentes com costura colorida de sementes de girassol, para que os alunos possam fazer um jogo de arremesso das mesmas nos espaços do painel, que correspondem a uma plaquinha ou um espaço vazio. O material é usado para, através de uma atividade didática, reforçar os elementos principais da aprendizagem em si, para prover os alunos de recursos que os beneficiarão não só para chegar a próxima série mas também para a vida inteira.

Conclusão Lucas Luz

No inicio do projeto estava com bastante medo do desconhecido, não tinha certeza sobre nada, com o caminhar do semestre superei esse temor e aprendi que é esse tipo de situação que gera as melhores e mais inesperadas repostas. Aprendi a se me desapegar do meu ego e olhar para as soluções mais simples. Agora posso ver o quanto cresci desde o inicio desse projeto. Nele tive que tomar decisões, trabalhar com prazos, sair de minha zona de conforto e buscar soluções não somente em mim, mas principalmente na relação que estabeleci com a parceira. Além disso tudo, pude vivenciar um tipo de conexão com os colegas de turma que foi muito enriquecedora, compartilhando nossas aflições e alegrias durante esses meses. Agradeço a Margarida por sempre se mostrar empenhada durante suas aulas, mesmo nos momentos em que a turma não colaborava muito, ela sempre mantinha a calma e dava aula da melhor maneira possível. Aprendi a ter a paciência e a organização que ela demonstrava durante suas explicações. Também aprendi a importância de trabalhar junto com a parceira para obter as respostas. Agradeço a Marina por, em todos os momentos, estar disposta a trabalhar e principalmente por manter a calma e a confiança no sucesso do nosso projeto. Aprendi com ela a manter a minha calma, acreditar que tudo vai dar certo e confiar nas pessoas. Não vejo momentos mais divertidos nesse período senão os momentos vividos durante o projeto com a Marina, seu bom humor sempre tornava as tarefas mais fáceis de serem concluídas.

Gratidões Lucas Luz

Agradeço a Margarida por sempre se mostrar empenhada durante suas aulas, mesmo nos momentos em que a turma não colaborava muito, ela sempre mantinha a calma e dava aula da melhor maneira possível. Aprendi a ter a paciência e a organização que ela demonstrava durante suas explicações. Também aprendi a importância de trabalhar junto com a parceira para obter as respostas. Agradeço a Marina por, em todos os momentos, estar disposta a trabalhar e principalmente por manter a calma e a confiança no sucesso do nosso projeto. Aprendi com ela a manter a minha calma, acreditar que tudo vai dar certo e confiar nas pessoas. Não vejo momentos mais divertidos nesse período senão os momentos vividos durante o projeto com a Marina, seu bom humor sempre tornava as tarefas mais fáceis de serem concluídas.

Conclusão Marina Barrocas

Logo no início do semestre, ao ser perguntada “como está o projeto?”, sempre respondia a todos que a disciplina tinha aberto minha cabeça, e ao pensar no processo inteiro com os olhos de quem o conclui, posso afirmar que foi exatamente isso o que aconteceu. O ambiente novo da barraca (desafiador e sereno, ao mesmo tempo), pessoas novas e diferentes de mim, visões de mundo e pontos de vista novos, convivências nunca antes imagináveis, a oportunidade de conhecer e trabalhar com alunos e professores situados em uma realidade diferente de minha, tudo isso contribuiu para que eu alcançasse um certo desapego em relação ao meu passado, e ficasse de olhos completamente abertos para o presente. O ambiente quase terapêutico da barraca, onde se trocam sentimentos verdadeiros, lágrimas, abraços, confissões e gratidões (tudo isso em uma sala de aula, o que pode ser mais óbvio?) permitiu que eu pudesse buscar o conhecimento do outro através do meu autoconhecimento.

Gratidões Marina Barrocas

Agradeço a Margarida por ter sempre, com o maior cuidado, a maior atenção e a maior dedicação, usado nossos experimentos de todas as maneiras que encontrava, gerando uma experiência riquíssima com todos os materiais que compartilhamos. Agradeço por nos olhar como amigos que estavam lá para ajudar e contribuir, nos dando confiança para participar de seu dia-a-dia. Aprendi que quando há confiança com que se trabalha, nunca é necessário se preocupar. Agradeço ao Lucas por ter me ensinado onde a dedicação e o perfeccionismo podem nos levar. Sempre um passo à frente, prudente e responsável, ele me ensinou que quando fazemos o que amamos e valorizamos o que fazemos, somos indestrutíveis. Não poderia imaginar dupla melhor para fazer um projeto.

Avaliação do Intercessor Profª Margarida da Conceição

O trabalho desenvolvido dá para ser usado em todas as disciplinas. Ele torna a aula mais dinâmica e os alunos mais participativos. As Atividades propostas permitem avaliar se os alunos assimilaram os conteúdos trabalhados, já que trabalha também com o fator tempo.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC/1AD
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version