A Alegria De Contar Histórias Dia e Noite

clrosa30@yahoo.com.br

Creche Municipal Dr. Sobral Pinto
Av Presidente João Goulart - Vidigal, Rio

Na busca pelo nosso futuro parceiro, visitamos e observamos algumas escolas, decidimos então realizar nosso projeto na Creche Municipal Dr. Sobral Pinto, com a parceira Carmen Rosa que leciona na turma do maternal II para crianças de 2 a 3 anos. Carmen realiza suas atividades de maneira que as crianças aprendam e se divirtam ao mesmo tempo e observamos que seu planejamento de aula é baseado em contar histórias, fazendo com que as crianças aprendam de uma forma mais lúdica. Identificamos- nos bastante com seu método de ensino e foi esse o fator determinante para termos a escolhido. Com o decorrer do tempo, nos sentimos bem recebidos pela turma, por isso demos início ao nosso trabalho neste local. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Carmen Rosa reconhecemos como tema para o projeto: “Contar histórias é abrir a porta da imaginação, trazendo para a vida a alegria de ver um mundo mais colorido”. Depois de muitos experimentos privilegiamos as possibilidades de promover a interação dos alunos. As ideias escolhidas foram experimentos em que a professora conta histórias com os alunos como personagens. A partir disso, construímos um avental circular que funciona como cenário, com peças abstratas que ao saírem do avental tornam os alunos personagens. Assim as histórias podem incluir o anoitecer e o amanhecer.

Conclusão Mariana:

Nesse período pude ver meu crescimento como pessoa, pois eu não imaginava despertar em mim tantas aprendizagens. Passei por diversas experiências que cooperaram para a minha caminhada como designer. Sinto-me grata pelas realizações desse projeto e agradeço pelos ensinamentos dos professores Ana e Vicente quanto à sua metodologia de aula na qual me fez ser mais determinada. Agradeço a Carmen pelo apoio durante o nossa parceria, pois foi ela a peça chave para que nossas etapas do projeto dessem certo. “Valeu a pena todo o esforço de vocês”. Isso gerou em mim a o sentimento de vitória por nós conseguirmos chegar a um bom produto final. Agradeço a minha dupla João Kleber por ter se dedicado em nosso trabalho me dando forças nos momentos mais difíceis e por ter se comprometido com o processo do projeto até o final, me fazendo aprender que a parceria durante o nosso trabalho colabora para um bom protótipo final.

Conclusão João Kleber:

Esse projeto com certeza foi uma etapa muito importante na minha vida, com ele aprendi a como ser designer. Olhando para trás, hoje, percebo que entrei com a cabeça totalmente fechada, com o olhar totalmente direcionado. Esse projeto me fez expandir horizontes e dar vários paços à frente na minha caminhada como pessoa e como profissional. Ana e Vicente foram duas pessoas essenciais para o meu crescimento durante esse período, todos os ensinamentos que pude absorver e puxões de orelha, vou levar para a vida toda. Sou grato a cada pessoa que me ajudou e não me deixou desanimar, fiz muitos amigos e conheci muitas pessoas que com certeza vou levar comigo. Agradeço a Carmen por ceder seu espaço de aula, seu tempo e seus alunos. Ver em seus rostinhos um sorriso de orelha a orelha cada vez que chegávamos à sala, me enchia o coração de alegria, fiquei muito feliz ao ver que as crianças nos receberam e se apegaram a nossa presença instantaneamente, assim como nós as delas. Agradeço a Mariana por sempre me puxar para o caminho quando me desanimava ou algo não saía como o planejado. Se esse projeto deu certo, boa parte eu devo ao seu entusiasmo e a sua parceria.

Avaliação Profª Carmen:

Os parceiros se mostraram bem alegres e dispostos em pesquisas materiais para a aplicação da leitura em sala de aula. Sempre trocávamos ideias sobre o material utilizado e como poderia ser usado em outros momentos. Foi um período de desenvolvimento para ambos, tanto para os parceiros como para os alunos da turma e para mim. Pude rever conceitos aplicados na sala, porém de maneira diferente e reparei que as crianças interagiram melhor dessa forma, com jogos e brincadeiras quando realizamos a criação de uma história e eles tornaram-se personagens dela foi ótimo... Uma chuva de emoções. Obrigada João Pereira e Mariana Salgueiro.

Turma: 1AD ec1AC