Sorteando com a Roleta as atividades da Agenda

tatacjc@hotmail.com

Escola Almeida Garrett
Avenida General Guedes da Fontoura, 470 - Barra da Tijuca, RJ

Nosso projeto foi realizado na escola Almeida Garret, na Barra da Tijuca, com a intercessora Thais, que da aula para uma turma de 5o ano. A professora ensina português, matemática, historia, ciências e geografia para os alunos entre 11 e 13 anos. Durante as aulas observamos a Thais explicando a matéria no quadro, passando exercícios, tirando dúvidas, aplicando provas e cobrando o dever de casa. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Thais reconhecemos como tema para o projeto a frase: ‘‘ Fazer o dever de sala transmitindo vontade”. Através dos experimentos abaixo relacionados com a frase e com as conversas que tivemos em sala com os professores, reconhecemos o Partido Adotado: algo visual, que gerasse comunicação entre a professora e o aluno, e que gerasse um interesse maior dos alunos em relação ao que eles estão aprendendo. Construímos uma roleta de madeira, que possui uma seta e 4 rodelas. Na primeira rodela fica um termômetro com os sinais verde, vermelho e amarelo, na segunda estão escritos os dias da semana, na terceira estão as matérias e a última rodela é feita de modo que a professora possa escrever, e apagar as anotações da aula. Essa roleta está sendo usada como agenda, calendário, e uma forma de medir o comportamento dos alunos na sala (com o termômetro). Com um lugar reservado exclusivamente para anotar as atividades que os alunos devem fazer, eles conseguem entender melhor os comandos da professora.

Ana Carolina Cabral

Viver essa experiência me fez crescer de diversas formas, a cada dia aprendi mais com a convivência tanto com a minha dupla Juliana, como com a professora Thais e com todos os alunos e professores do projeto 1002. Realizar esse projeto em que trabalhamos com pessoas, que possuem opiniões e sentimentos diferentes do nosso, me fez olhar para o que está ao meu redor de outra forma. O fato de estarmos realizando nosso projeto em uma instituição de ensino pública me colocou num lugar que era desconhecido para mim, e que tinha muito interesse de conhecer e poder conviver com aquelas pessoas. Agradeço a minha dupla, e amiga Juliana pelo fato dela ter se tornado minha metade nesse projeto, pois sei que sem ela não conseguiria realizar tudo que fiz, a todo momento que pensava em desistir ela estava ao meu lado, insistindo naquilo que nem eu acreditava. Com ela aprendi que não existe limites, e que devemos correr atrás das coisas, e não lamentá-las. Agradeço a Thaís por ter sido a parceira ideal do nosso projeto, e por estar disponível a qualquer momento, sempre demonstrando seu interesse e fazendo de tudo para que conseguíssemos seguir as etapas do processo. Isso gerou mim o aprendizado de que

Juliana Lattuca

Esse projeto serviu para me ensinar a necessidade de organização e aprendizado em relação a trabalho em dupla. Mesmo fazendo ele com uma amiga minha, tive momentos em que precisei ouvir um pouco mais do que falar. Isso para mim foi um grande aprendizado e experiência. Agradeço a Nina por ser uma parceira de verdade, me acalmar, me ligar sempre para me lembrar de detalhes, me ajudar a organizar textos, por tudo mesmo. Isso gerou em mim o aprendizado de que fazer trabalhos com amigos é muito bom. Agradeço a Thais por ter nos orientado durante o período todo, pois não é fácil, ela soube lidar perfeitamente com todas as situações. Sempre em que aparecíamos com experimentos novos, ela parava sua aula para observar comentar e utilizar os experimentos. Isso gerou em mim o aprendizado de que fazer um esforço e trabalhar a boa vontade em todas as horas é essencial.

Intercessora Thaís Bittencourt

O processo experimentado para realização deste trabalho contribuiu muito para as minhas aulas. Todas as etapas foram significativas para o meu trabalho. O envolvimento, a preocupação e a dedicação que a Juliana e a Ana Carolina demonstraram com a turma foram características importantes neste trabalho e fundamentais para que chegássemos com êxito ao final. Acredito ser muito importante este tipo de parceria. As alunas desenvolveram coisas que são úteis ao nosso dia a dia e que nunca pensamos ou não sabemos como realizar. Apesar de ter contato com materiais diversos. A experiência foi muito rica, deixando diversas possibilidades de trabalho e reflexões que surgiram por minha parte e sempre compartilhadas com os alunos. Mais uma vez o projeto atendeu exatamente as minhas necessidades e da turma.

Turma: