Avental para descoberta das letras e dos números





Equipe:
Lara Pogrebinschi
larapog09@gmail.com
Luiza Fortes
fortes.luiza@gmail.com

Grupo social:
Tânia Maria Vidal Chaves Carvalho
tmvichac@ig.com.br

CIEP Nação Rubro Negra
Praça Nossa Senhora Auxiliadora, s/n Leblon – Rio de Janeiro - RJ

Resumo:

O projeto foi realizado com a professora de alfabetização Tânia, no Centro Integrado de Educação Pública Nação Rubro Negra. A professora Tânia mistura as aulas de português com as de matemática. Nas duas primeiras aulas que assistimos o tema da aula era sobre Folclores brasileiro. Ela começou essas aulas mostrando vídeos sobre os folclores para as crianças e depois pediu para cada uma escrever o nome do personagem que apareceu na história e fazer um desenho da parte da história que mais gostou. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Tânia Maria Vidal Chaves Carvalho reconhecemos como tema para o projeto: “Cada aula é um passo para a descoberta do mundo.” A cada aula a professora Tânia entrava em assuntos cotidianos para conscientizar os alunos em termos de meio ambiente, segurança e educação. O conceito definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras ideias foi que seja através de brincadeiras, interpretações de texto, filmes, historinhas contadas, desenhos elaborados pela turma, em cada aula, a professora Tânia transmite novos conhecimentos a seus alunos de forma lúdica e de fácil compreensão para a idade de seus alunos. Quanto mais conhecimento se tem, se recebe e se transmite, mais tem-se ferramentas para se desbravar o mundo. O objeto final foi um Avental interativo onde em um carpete retrátil costurado nele podia-se colar letras e números com velcro para poder formar frases e fazer contas matemáticas. Nele tinham bolsos frontais para guardar as letras e numero. Nele tinha pendurados dois fantoches também com carpete para poder escrever neles e se não fosse necessário usar os fantoches, existiam bolsos no interior do avental para guarda-los.

Lara Pogrebinschi

Quando o período começou eu estava muito nervosa porque tinha acabado de voltar para o curso de Design - fiz um período de Arquitetura, mas percebi que minha real paixão é por Design. Então eu não conhecia ninguém nem sabia o que esperar dessa nova etapa da minha vida. Já tinha ouvido varias coisas boas das aulas da Ana Branco e do Vicente na tenda, o que me fez querer ter a experiência de aprendizado com eles. No primeiro dia de aula, percebi que praticamente todas as pessoas já se conheciam e já sabiam com quem iriam formar suas duplas. Por um momento achei que iria acabar fazendo o projeto sozinha, mas no final da aula a Luiza veio até mim e perguntou se eu gostaria de ser sua dupla, apesar de não nos conhecermos até então. Ao longo do projeto, aprendi muitas coisas com nossa parceira Tânia. Aprendi que a vida pode ser mais simples - porque mesmo quando levávamos experimentos não tão elaborados ela tornava o momento de uso deles especial, criava um mundo mágico para seus alunos. Aprendi que não é o objeto que importa, mas sim as situações que ele gera para as pessoas envolvidas. Era impagável ver os rostinhos das crianças se iluminando de alegria quando nós chegávamos e vindo correndo nos abraçar com tanta felicidade. Sei que vou sentir muita falta de ir lá toda semana vê-los e poder gerar nem que seja um pouco mais de alegria na vida deles. A Tânia me fez lembrar como era importante para mim a magia que a vida tinha quando eu era mais nova. Cada aprendizado novo era especial, e todas as histórias que ouvia, mágicas. Realmente, eu adorava aprender através dessa magia, e quando vi isso acontecendo com as crianças nas aulas lembrei desse aspecto da minha infância que estava adormecido esses últimos anos dentro de mim - o que só me fez querer cada vez mais fazer um projeto especial para deixar para essa maravilhosa educadora. Um dos meus sonhos é trabalhar com animações e filmes infantis, porque quando era pequena os personagens eram meus melhores amigos e eu gostaria de poder gerar esse sentimento de felicidade em outras pessoas com meus trabalhos. Percebi nos olhinhos das crianças ao longo do projeto que pude fazer um pouco isso, não através de filmes, mas dos experimentos e do produto final que levei para a sala de aula da Tânia. Sou muito grata pela magia da minha infância que m e foi devolvida nesse processo. Quanto à parte do desenvolvimento do produto final nessa última semana, apesar dos contratempos e desentendimentos fiquei feliz com o resultado do trabalho, não somente pelos bons momentos que espero que ele venha a gerar às futuras turmas que o utilizarão, mas pelos bons momentos que ele me gerou ao ser construído - vi que tenho pessoas queridas que posso contar com para o que precisar. Vou deixar com a Tânia um protótipo que é a reunião de todos os aprendizados desse período e que espero que leve felicidade às crianças que irão dele desfrutar, ajudando-as a receberem uma formação prazerosa através da magia das brincadeiras. Agradeço à Luiza por ter pedido para ser minha dupla no primeiro dia de aula, quando eu achava que acabaria fazendo o projeto sozinha. Isso gerou em mim uma felicidade pela confiança dela em mim - até a época, uma total estranho para ela-, e uma vontade de dar o melhor de mim no desenvolvimento do projeto. Agradeço também à Luiza por diversas vezes durante o período ter me dado a oportunidade de lhe ensinar coisas novas e ajudá-la na construção de vários dos experimentos. Isso me fez perceber que fui capaz de estar lá quando ela precisava do meu auxílio e me fez estar motivada de continuar me esforçando cada vez mais na realização do projeto. Também agradeço por terem acontecido algumas desavenças entre nós duas quanto à construção do produto final. Isso me fez ver que tenho pessoas queridas que posso contar com para o que precisar e aprender que imprevistos acontecem e que consigo superar eles. Agradeço à professora Tânia por me ensinar que o importante na vida são os momentos que vivenciamos com as pessoas e não os objetos que possuímos ou partilhamos com elas. Isso gerou em mim uma nova forma de enxergar a vida de agora em diante, e sou muito grata por isso. Principalmente, agradeço à professora Tânia por ter me feito lembrar o quanto a magia e as histórias eram algo importante para mim quando era mais nova - tudo era possível, só bastava acreditar nisso. Isso gerou em mim uma vontade de ser mais otimista com relação à vida, e cada vez mais fazer trabalhar para poder gerar felicidade nos outros.

Luiza Fortes

Desde antes de entrar para o curso de design na PUC-Rio já me falavam sobre o projeto 2 com a Ana e o Vicente. Depois de ter gostado muito do projeto 1 com a Luciana e o Vicente, estava certo de que a minha escolha para o segundo período seria a famosa barraca com chão de barro e suco de luz. Eu já esperava que esse projeto ia me acrescentar não só um conhecimento profissional mas também para a melhoria do ser humano como pessoa mas eu não sabia que ia ser desse jeito. Logo no primeiro dia de aula fomos desafiados a mergulhar em um universo que, pra mim, até então era desconhecido. Não tenho como eu descrever cada aprendizado que eu tive frequentando um CIEP em uma turma de crianças de 6 à 8 anos. Com certeza as crianças mais impulsivas, generosas, carinhosas, puras e gratas que eu ja tive contato até hoje nos meus dezenove anos. Ver a gratidão daquelas crianças só pela minha presença no fundo da sala era uma sensação indescritível. Com isso tive a maturidade de perceber que a gratidão não vem a partir de um gesto mecânico de alguém faz algo por mim e eu retribuo sendo grata. Percebi que para ser grata a alguma coisa ou alguem é um sentimento totalmente orgânico. Gestos que passam muito mais desapercebidos no dia-a-dia passaram a ser um motivo da minha gratidão. Agradeço a Tânia por ter me conquistado para fazer o projeto com ela desde o início, se mostrado sempre tão interessada e prestativa. Me deixando bem a vontade para falar com ela nos horários fora da aula dela. O entusiasmo dela durante todo o processo foi um dos meus maiores incentivadores. Agradeço a minha dupla Lara por ter aceitado encarar um projeto tão profundo do lado de alguém que ela nem conhecia antes do primeiro dia na barraca. Aprendi com ela a lidar em trabalho em dupla de uma maneira mais profissional, coisa que é mais difícil quando você se compromete com alguém que você já tem um laço criado. Agradeço ela por ter me passado tantos conhecimentos que antes do tempo que eu onvivi com ela eu não tinha.

Tânia Maria Vidal Chaves Carvalho

O projeto “Avental para descoberta das letras e dos números”, desenvolvido pelas alunas Luiza Fortes e Lara Pogrebinschi, com a turma 1.103, do CIEP Nação Rubro Negra, em parceria com a professora Tânia Maria Vidal Chaves Carvalho, foi de grande importância para o enriquecimento da aprendizagem, estimulando a leitura, a escrita e realização de cálculos matemáticos, pelos alunos do 1º ano. Desde os primeiros materiais utilizados até o produto final, houve grande aceitação e participação da turma. Os objetos foram utilizados na dinâmica das aulas e espertavam a criatividade, a alegria, sempre retratando a realidade e incentivando a todos, com respostas imediatas das crianças. Os experimentos dos objetos eram adequados à idade, com materiais coloridos, diversificados, dinâmicos e sempre com sugestões e liberdade de comunicação entre as alunas, a turma e a professora. A cada momento da apresentação, todos desenvolviam a imaginação e participavam entusiasmados, inclusive a professora. A Luiza e a Lara demonstraram grande percepção do ambiente físico - a sala de aula e social – a realidade dos alunos, onde o projeto estava sendo desenvolvido. Elas realizaram o trabalho com muita seriedade e responsabilidade. Todos as etapas foram desenvolvidas com muita dedicação, resultando um produto de grande importância para a aprendizagem dos alunos, nessa fase de alfabetização. Através dos materiais apresentados e da ludicidade, as aulas foram prazerosas. Em nome de todos os alunos e da escola, quero agradecer a oportunidade de ter participado desse projeto e parabenizar a Luiza e a Lara.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version