O laguinho do saber

svs.1972@ig.com.br

Instituto Nossa Senhora de Lourdes - INOSEL
Estrada Santa Marinha, nº514 - Gávea

Fizemos o projeto no Instituto Nossa Senhora de Lourdes - INOSEL - com a professora Sandra Vieira, que dá aula de todas as disciplinas para alunos do 3º ano surdos e ouvintes. Durante as aulas ela faz o possível para manter o aprendizado de cada aluno na sala o mais equilibrado possível, pois, nas palavras dela, os alunos surdos tem um pouco mais de dificuldade de aprendizado do que os ouvintes. Sendo assim, ela sempre tenta acompanhar cada um individualmente e ajudar ao máximo aqueles que têm muita dificuldade para que não fiquem para trás em nenhuma matéria, seja fazendo brincadeiras ou usando novas técnicas de aprendizado. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Sandra, reconhecemos como tema para o projeto: “Olhar e brincar para saber.”. Através dos experimentos escolhidos, obtivemos uma noção básica do que chama atenção da professora para um brinquedo educacional. Tendo essa noção bem definida, nosso Partido Adotado se baseou no que cada experimento significava para o intercessor: O “pegar” e o “colocar” dos experimentos, que serviu de dinâmica para chamar a atenção dos alunos para o aprendizado. Construímos um lago que continha peixes – com contas matemáticas – para serem pescados. O lago foi feito de lycra viscosa, medindo 157,5cmX78,5cm, os peixes feitos de fórmica e MDF, medindo diversos tamanhos e a vara de pesca foi feita de bambu medindo 58cm, linha de nylon e um imã amarrado na ponta do nylon. Esse lago está sendo usado para que os alunos tenham menos dificuldades em aprender matemática, além de proporcioná-los um momento de brincadeira e interatividade enquanto aprendem.

Melissa Matos

Para mim esse projeto um grande aprendizado. Ás vezes achava que tudo ia dar errado, que nada iria ficar pronto a tempo, mas sempre tive pessoas naquela barraca que me acalmavam e me mostravam o caminho para continuar. Vejo que todo o esforço e trabalho árduo desse semestre valeram a pena, mesmo com todo o estresse que eu mesma colocava em mim para que tudo ficasse em perfeito estado. No final, vejo que me sinto realizada de ter participado da construção desse projeto, não só do projeto físico, mas do projeto que nós mesmos conseguimos construir em nós. Agradeço ao Tiago por ter ido até o final comigo nesse projeto, por não ter desistido mesmo quando o estresse falava mais alto. Agradeço pelo seu incentivo e paciência para comigo. Aprendi que a paciência e a calma entre a dupla é o que faz o projeto andar. Agradeço a professora Sandra por toda paciência em lidar com dois jovens tirando a atenção dos alunos em suas aulas. Agradeço por ter conhecido uma mulher tão forte e determinada quando se trata de fazer um aluno aprender a qualquer custo, pois sua determinação não acaba quando um aluno desiste de um assunto, mas só aumenta a sua vontade de que esse mesmo aluno aprenda. Aprendi com ela que não importa como você seja se tem alguma deficiência ou não, que você pode chegar ao lugar que quer se não desistir.

Tiago Cavaliere

Mesmo tendo a mesma linha de raciocínio, a experiência do projeto 2 foi totalmente diferente do projeto 1. Principalmente porque nós aprofundamos muito mais o nosso projeto nessa linha de raciocínio e seguimos mais afundo as exigências do processo. Este que por sinal é o mais importante. Pra mim o valor não está no objeto final e sim no processo de acompanhamento das aulas, de escolha da frase, experimentações, variações, conversas, textos, construções, desentendimentos e entendimentos. Agradeço a Melissa por tudo o que passamos durante o projeto 2, por todas as experiências vividas em dupla, entendimentos e desentendimentos. Tudo isso contribuiu para o crescimento da minha personalidade. Aprendi a ouvir mais e a ser mais organizado. Agradeço a Sandra pela atenção e parceria que nos foi dada durante todo o projeto. Também, por ter me dado a oportunidade de admirar seu trabalho com crianças com dificuldades auditiva e por incentivar os alunos a buscarem cada vez mais conhecimento. Agradeço também por ela se mostrar presente no processo, sempre dando a sua opinião sobre os experimentos e alternativas. Depois disso percebi que houve crescimento da minha pessoa.

Sandra Vieira

O projeto foi excelente e gratificante trabalhar com as classes inclusivas. As atividades com os materiais vão responder a qualquer série. Muito dinâmico.