Textura no barro é como mão no coração

Bhya Sugai Medeiros Mortoza
bsugai@hotmail.com
Thamy Kurosawa
thamykw@gmail.com

Isabel Hennig
isabelhennig@gmail.com

Núcleo de Artes do Leblon
Rua Gilberto Cardoso s/nº, Leblon

O projeto foi feito no Núcleo de Artes do Leblon com a professora de artes Isabel Hennig. A professora realiza projetos temáticos com os alunos, onde se utiliza de referências da História da arte para estimular a produção artística original e o pensamento crítico, atuando como facilitadora da aproximação do conhecimento artístico do mundo ao cotidiano das crianças. Durante os encontros, Isabel trabalhou com barro e realizou, principalmente, um trabalho de sensibilização, propondo brincadeiras que estimulassem o tato dos alunos e o reconhecimento das sensações que as diferentes texturas proporcionam. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Isabel reconhecemos como tema para o projeto: “Textura no barro é como mão no coração.’’ Através do processo de experimentação, reconhecemos o Patido Adotado: Abrigo-capa que trabalha as sensações através de texturas que remetem ao barro como abrigo e à mão no coração, que aquecem e fazem um abraçar. Como objeto final, fizemos uma capa- abrigo que representa os principais órgãos do corpo humano através de diferentes texturas que estimulam a sensibilização. A capa tem revestimento de malha e os órgãos são compostos por materiais diversos, como acrilon, espuma, silicone, borracha, espiral de plástico e bolas de gude. Para que os alunos tivessem acesso a essas texturas fizemos pequenas aberturas localizadas nos órgãos, tanto no interior, quanto no exterior do revestimento. O protótipo final está sendo usado como lugar de acolhimento que facilita a sensibilização dos alunos.

Bhya Sugai

A experiência de fazer esse projeto foi enriquecedora, rica de aprendizados e experiências. A vivência com a Ana e o Vicente, com minha dupla, com a intercessora e seus alunos serviu para me trazer conforto e ver que tudo está dentro de mim, de que cada passo dado é perfeito como é. Vi o quanto sou capaz, me fazendo estar mais conectada com a natureza da amorozidade e da fluídez dos meus sentimentos, me fez ver a abundância que há na simplicidade. Nesse projeto aprendi a ter paciência comigo, com o meu processo e a reconhecer meu valor. Agradeço a Isabel por me mostrar um mundo de conhecimento e de amor. Agradeço por sua abertura e por fazer com que aumentássemos nossa concepção do universo, indo além da visão, nos permitindo a sentir e a promover esse sentir. Agradeço a Thamy por sua dedicação, parceria e alegira. Por ter dado tanta energia a esse projeto fazendo com que ele fosse o mais fundo possível. Por me fazer aprender a importância do estar em movimento e a confiar no nosso processo.

Thamy Kurosawa

A experiência de projeto mudou profundamente minha forma de entender o processo de aprendizagem e a participar dele. Me percebi como participante ativa e responsável pelo que absorvo, o que foi facilitado pela relação horizontal com os professores. Levo a metodologia do projeto como uma forma de ver a vida, onde é importante nunca deixar de caminhar e agradecer por tudo o que recebemos pelo caminho, sendo o processo mais significativo que as aparentes chegadas. Agradeço a Bhya por ser quem é, com toda a força e leveza que carrega, compartilhando comigo o seu amor pela vida e me ensinando muito sobre generosidade, alegria e a importância de ser fiel com o que acredita. A luz que irradia iluminou todas as etapas do nosso processo, enchendo meu caminho de gratidão, alegria e aprendizado, motivando sempre o meu melhor. Agradeço a Isabel pelo fato de ter responsabilizado seu aluno pelo processo de aprendizagem logo nos primeiros encontros ao afirmar que o retorno do professor nem sempre é necessário, pois o aluno sabe quando está fazendo seu melhor e aprendendo. Essa fala pautou o meu processo de aprendizagem durante o projeto e minha atitude na faculdade, pois gerou em mim a consciência de estar presente e inteira em todas as etapas para que pudesse absorver todo o conhecimento, o que serviu para que eu valorizasse o processo como um todo como um caminho de crescimento e gratidão profunda .

Avaliação Isabel Hennig

Queria agradecer a participação da PUC com esse projeto lindo, sempre uma parceria muito produtiva para todos nós, eu aprendo muito com as meninas. É muito enriquecedor, porque a gente se renova, eu também estudo para discutir algumas questões com elas, trago sempre artistas e a gente promove um encontro. Já dizia Vinicius de Moraes que a vida é a arte do encontro, então esse encontro foi maravilhoso, elas estão de parabéns, nota dez!