Bonecos de desenhar,abraçar e vestir





Equipe:
Andrea Verbicario
deiaverbicario@gmail.com
Olivia Rigon
oliviarigonbarreto@outlook.com

Grupo social:
Jacqueline Azevedo Martins
marcellobressane@globo.com.br

Ciep Presidente Agostinho Neto Municipal
Rua Visconde Silva, Humaitá, Rio de Janeiro

Resumo:

O projeto foi feito no Ciep Presidente Agostinho Neto,no Humaitá com a professora de artes Jacqueline Martins.A professora realiza atividades de desenhos e pinturas, onde utiliza desde referências de grandes artistas até histórias infantis permitindo aos alunos a construção de desenhos a partir de conteúdos e da imaginação, atuando como educadora artística aproximando o mundo artístico ao cotidiano das crianças. Durante os encontros, Jacqueline trabalhou com tinta, lápis de cor e corte colagem, realizando atividades em que pudesse estimular a criatividades dos alunos e a expressão por meio da A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Jacqueline reconhecemos como tema para o projeto:”A bagunça das crianças faz um super silêncio pequeno para misturar e pintar” Através do processo de observação e experimentação, reconhecemos o Partido Adotado: bonecos que as crianças pudessem desenhar a partir de estímulos, também possibilitando que elas pudessem os unir e vesti-los. Como objeto final, fizemos um boneco para cada criança da turma, que agrupasse as características que a professora mais valorizou em nossos experimentos: um tecido que permitisse as crianças desenhar no próprio boneco, as articulações metálicas, para possibilitar o movimento e também a possibilidade de os unir, formando um único boneco gigante. Esse, além de expor os desenhos de cada uma das crianças, cumpriria a função de se tornar uma fantasia para ser usado tanto pelas crianças como pela professora.

Andrea Verbicario

Agora que chegamos ao fim do Projeto 2, posso dizer com toda a certeza que fico muito feliz em ter escolhido a aula da Ana Branco e Vicente Barros. Trabalhar com uma metodologia muito parecida com o Projeto do primeiro período me fez compreender melhor o objetivo de cada etapa, e como elas devem ser realizadas. Percebi que todas elas estimulam a união entre a dupla e o parceiro, possibilitando que o produto final seja fruto de um trabalho em conjunto, e não apenas dos estudantes de Design. Posso dizer que meu aprendizado veio de dentro para fora. Fui criando mudanças internas e as exteriorizando. Eu resumiria essa conclusão a uma expressão “aprender a verdade de agradecer”, que vai além de escrever e sim criar a sensibilidade de percepção do que aquilo gerou em você e se permitir crescer. Saber ser grata a um acontecimento, uma fala ou até mesmo um olhar. Aprendi a importância de cada individuo participante, sabendo lidar ao mesmo tempo com si mesmo e com a diferença do outro, que a persistência e a pratica caminham juntas e são essências para a evolução do trabalho. Com a organização da agenda pude perceber como é importante o planejamento, e que se estar em dia com as tarefas, proporciona um maior aproveitamento. Esse período na barraca foi de grandes surpresas, conheci pessoas maravilhosas, que levo um pouco de cada um comigo. Além do ambiente que nos trouxe um aconchego, proporcionando diversas trocas positivas. Foi um processo que me instigou a um autoconhecimento e uma aceitação de como sou e estou aprendendo a me relacionar de uma nova forma para com o mundo. Grata por todo esse aprendizado que começou esse período e que levo para minha vida toda como designer e ser humano. Agradeço à Jacqueline pelo seu sorriso ao sempre abrir a porta das suas aulas ás 7horas da manhã para nos receber, pela sua sinceridade ao falar das turmas e seu comprometimento comigo e para com minha dupla, permitindo que pudéssemos realizar esse projeto e nos mostrando apesar das dificuldades como é belo educar uma criança. Acredito que eu, Olivia e a professora Jacqueline nos tornarmos um trio o que me fez perceber que a entrega, a verdade no projeto nos permite surpresas e aprendizados e o fazem único. Gratidão pelo brilho no olhar, os beijos e abraços de seus alunos que ela dividiu com a gente durante a nossa participação em suas aulas. Enfim, agradeço imensamente a sua parceria, no sentido real da palavra. Agradeço primeiramente à minha dupla, Olivia Rigon, que sem ela meu processo não seria o mesmo, a sua dedicação e seu entusiasmo me conquistaram fazendo que criássemos um fluxo de desafios e soluções que foram balanceados pelo nosso respeito e companheirismo. O encontro da dupla Andréa e Olivia me proporcionou um período produtivo e de amadurecimento. Cresci muito ao me relacionar com a Olivia, vendo nelas questões que tenho em mim e podendo trabalha las. Ganhei além de uma dupla de projeto uma verdadeira amiga que me permitiu ser eu mesmo e manter a verdade em nossa relação.

Olivia Rigon

Escolher fazer o Projeto II com a Ana e o Vicente foi uma decisão difícil de fazer. Conversando com as pessoas, vi que me identificava muito com a metodologia do trabalho e que o perfil dos estudantes que viveram essa experiência era mais semelhante ao que eu almejo para mim daqui a alguns anos do que dos que seguiram a faculdade sem passar por essa vivência. Mas não era isso que me deixava temerosa, mas sim o fato de que todos falavam que esse não era só um projeto da faculdade, mas da vida, que havia um envolvimento muito maior do que eu já tive, ou iria ter algum dia e que muitas pessoas não conseguiam passar por isso. Tinha uma parte que era medo de me abrir para algo tão novo e inovador, outra que era medo de não dar conta, o que eu sei é que teve algum momento que eu decidi deixar de ser medrosa pra ver no que dava. Agora, sem dúvida nenhuma, posso dizer que não tem mais essa história de medo aqui não! Desde o início, o projeto foi só envolvimento. Não estudei em escola pública e não sei quantas vezes já tinha entrado em uma antes de bater na porta do CIEP, por isso, logo de cara vi um preconceito que eu tinha, se desconstruir. “A escola é simpatia demais! Tem até aula de artes!”, eu pensei, mal sabia eu que era nessa tal aula de artes que eu ia me conhecer uma pessoa totalmente diferente e viver uma das experiências mais fortes que já tive. A parceria com a professora Jacqueline foi pura sintonia, e isso só foi se concretizando a medida que voltávamos a seu encontro. Esse entusiasmo somado ao meu encontro com minha dupla, Andrea, foi a combinação perfeita! Ganhei uma companheira que foi além do projeto, mas pra amizade da vida. Uma pessoa que se tornou querida e me proporcionou conhecer grandes histórias e ter de volta, grandes aprendizados. Acredito que quando se vive algo com muita intensidade, as coisas boas e as coisas difíceis são igualmente intensas. Me deparei com uma Olivia que eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer. Comecei a valorizar o meu tempo com ela e descobrir virtudes, fraquezas e um amadurecimento em relação a pessoa que eu já fui. Foi preciso encontrar um eixo de equilíbrio, e descobri que uma das minhas melhores qualidades é a de cativar pessoas na minha vida que me dão motivo para ser grata todos os dias, e são elas que me ajudam a construir esse eixo. Tenho certeza de que o aprendizado que eu tive esse período vai me acompanhar em tudo que eu decida fazer, tanto no design quanto como ser humano. Agradeço á professora Jacqueline primeiramente por ter aberto sua aula para nós de uma forma tão receptiva. Sua aula gerou em mim o sentimento de que se todas as crianças tivessem um professor com tanta vontade de fazer diferença como ela, viveríamos em um mundo mais feliz. Esse projeto não seria possível sem sua alegria, seu entusiasmo e sem sua grande garra. Aprendi a ter comprometimento e a procurar sempre um proposito final, e que ele seja sempre de proporcionar a diferença que esse mundo tanto precisa. Agradeço à minha dupla, Andrea, por não ter sido só uma dupla de trabalho, mas por ter sido uma grande companheira de vida. Criamos uma relação de equilíbrio que fez com que pudéssemos compartilhar de aprendizados e experiências com grande cumplicidade. Agradeço pela confiança que ela teve em mim, que foi mutua, e, por minha parte, sempre crescente. No nosso trabalho, o comprometimento uma com a outra veio acompanhado com muito carinho que as expectativas alcançadas nos gerava. A possibilidade de ter uma troca tão grande, criou em nós uma sintonia que fez com que pudéssemos compartilhar da visão uma da outra e graças e essa conexão, pudemos fazer um projeto que nos trouxe muito amor e satisfação.

Avaliação Jacqueline Martins

Receber Andrea e Olivia na Sala de Artes, no auge da agitação que é uma aula com a turma 1302, foi uma experiência e tanto. Desde o início as avisei sobre minhas eventuais crises “corocais": elas fazem parte do ofício quando o grupo é excessivamente ANIMADO...Nas palavras saídas da minha boca e pescadas pela dupla, nos objetos trazidos após a observação das aulas, pude me ver sob o olhar do Outro e foi muito bom! Após alguns acertos, idas e vindas, as crianças puderam vivenciar uma animada e muito brincalhuda dinâmica, onde o individual se aglutinou pra virar a coletiva vestimenta " bonecal "! Depois, Olivia e Andrea foram abraçadas, beijadas e amarfanhadas com muito carinho. Aposto que não se esquecerão do quanto foi legal. Vamos sentir saudades!

Disciplina: DSG 1002
Turma: 2014.2
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Maria do Socorro Calhau

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version