TOCANDO OS CORAÇÕES

emschweitzer@rioeduca.netm

Escola Municipal Albert Schweitzer
Brasil, Rio de Janeiro, RJ, Bairro das Laranjeiras, Rua General Glicério

Na escola Albert Schweitzer na General Glicério, no bairro das Laranjeiras, pude realizar o meu projeto com a parceira, Clarisse Veiga. Escolhemos observar uma aula de música e conviver com uma turma do 3º ano e uma do 4º ano, cuja função da intercessora, Carlota, é passar aos seus alunos uma noção básica de música. A professora busca o ritmo das crianças, a concentração e a percepção do tempo de uma música, além de passar algumas letras para que decorem e cantem. Uma de suas atividades era separar a turma em dois grupos, um que cantasse a música escolhida para a aula e outro que tocasse os instrumentos de percussão. A partir disso, Carlota, ensinava o ritmo as crianças para entrarem no tempo da música até pegarem o controle do instrumento. Enfim, a professora puxa o coro das crianças tocando em seu teclado, enquanto seus alunos a acompanham tanto na voz, quanto na percussão, formando uma pequena orquestra. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Carlota Cordeiro reconhecemos como tema para o projeto: “A VOZ SUAVE E O SOM DA ORQUESTRA TOCAM O CORAÇÃO”. Carlota junta as vozes das crianças que tão cantando formando um som suave, enquanto outras tocavam seus instrumentos de percussão (ganzás, chocalhos, clavas), no pulso da música. Tendo feito o Quente Frio, o levamos para a barraca e chegamos ao partido adotado. Os quentes foram todos instrumentos. Foram assossiados a frase-objetivo, visto que faziam parte da orquestra e que somados com a voz das crianças, tocavam o coração. Além disso, para buscar o som suave da osquestra, exploraríamos a suavidade dos instrumentos. Assim, concluimos nosso partido adotado, os instrumentos que realizaríamos e seus graus de suavidade Como objeto final foram feitos ganzás de bambus. 5 casais de 24cm e 12cm de comprimento, o primeiro com dois saquinhos de miçangas de madeira e o segundo, com um. Para fechá-lo e tocá-lo, revestimos as pontas com pano de algodão e cola seca para deixá-lo mais duro e câmera de ar de pneu de borracha do diâmetro do bambu, para fixar bem o pano e dar um acabamento final. Está sendo usado para acompanhar as vozes das crianças, enquanto um grupo canta, o outro troca. Ademais, serve para dar mais noção na diferença dos sons do instrumento e a diferença entre o grave e o agudo na música.

Deborah Chiarelli

A experiência desse projeto serviu, antes de tudo, para me lembrar de um universo que eu sempre me remetia com muito carinho e saudade: as minhas aulas de música do 4º ano. Foi essencial para buscar no meu empenho, ideias que pudessem acrescentar naquelas aulas que eu estava para acompanhar. Esse projeto serviu para abrir meus olhos e coração, entendendo que o erro sempre vem pra ajudar, que o cansaço é fruto do empenho. Aprendi a respeitar quem está a minha volta, mesmo em momentos de total desespero. Aprendi a trabalhar. Acima de tudo, de bom humor. Foi um grande ensinamento. Agradeço a Carlota pelo fato de nos ajudar sempre, nos ouvir, nos aceitar mesmo quando não parecia estar claro para ela. Agradeço pela paciência nos dias que estava tudo muito corrido e ainda conseguia nos dar um tempo de sua aula. As aulas de Carlota me contagiaram, me fazendo aprender a trabalhar com prazer. Agradeço a Clarisse por ter sido uma dupla com muita paciência, caprichosa, empenhada, o que me fez conhecer um novo tipo de relacionamento em um trabalho como esse de projeto. Aprendi a ter mais paciência, a pedir as coisas com jeito e a ser mais flexível. A calma da Clarisse e sua animação andam em equilíbrio e isso foi muito bom para se trabalhar.

Clarisse Veiga

Conheci pessoas ótimas que exalam o bem, aprendi a importância de produzir todos os dias um pouco, a escutar e dar valor às sugestões dadas, vi o valor das diversas formas de ajuda, por menores que fossem, e passei a oferece-las com mais frequência. Agradeço a Deborah por ter formado comigo uma dupla super equilibrada. Aprendi com seus erros e acertos. Sua calma, dedicação e conhecimento fizeram com que a nossa dupla desse certo e que pudéssemos concluir o nosso projeto. Agradeço a Carlota por ser a excelente profissional que ela é. Sempre dando tudo de si para passar a magia dos sons, das músicas para seus alunos. Com sua profissionalidade, compromisso e amor pelo que faz, aprendi a me dedicar mais a o que faço.

Carlota Meire de Mello Cordeiro

Declaro que Deborah e Clarisse estiveram participando das aulas de música, trazendo grande contribuição na criação de variados instrumentos musicais. Os alunos ficavam surpresos com cada instrumento que era confeccionado e queriam escolher o que tocar. As meninas demonstraram muito carinho com os nossos alunos e a recíproca é verdadeira.

Turma: 1001