A História Rodada Fala das Nossas Palavras

melpaiva@hotmail.com

Ciep Presidente Agostinho Neto
Rua Visconde Silva, Humaitá

O projeto foi feito no Ciep Presidente Agostinho Neto, na turma da professora Melissa Paiva. É uma turma de alfabetização, então a professora ensina os alunos a ler e escrever. Uma das atividades que observamos foi a professora contar historias para os alunos, e depois perguntar a eles o que tinham entendido do que foi lido. atividade do intercessor que você acompanhou; A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Melissa, reconhecemos como tema para o projeto: “A palavra traz a historia das coisas”. Essa frase se relaciona claramente com o trabalho da professora, que sempre busca ensinar silabas e palavras através de histórias. O conceito definido foi que deveríamos criar um material que unisse alfabetização com o contar histórias. Para objeto final, criamos um avental, feito de cetim e carpete. Ele é usado de forma que as crianças coloquem sílabas e figuras geométricas nele, formando palavras e imagens.

Julia:

Para mim, Julia, essa experiência foi maravilhosa, não só no sentido acadêmico. Percebi que podemos tirar algum tipo de aprendizado em todos os momentos e de todas as coisas, por menor que sejam. Também aprendi sobre a importância de trabalhar junto com tantas pessoas, pois o projeto não diz respeito somente a mim e a Clara, e sim a nossos professores, nossa turma, a Melissa e seus alunos. Cada pessoa trouxe algo especial para meu aprendizado, e sou grata a isso. Agradeço a Melissa por ser uma professora tão atenciosa e cuidadosa. Isso gera em mim perceber que, para ser um bom profissional, é necessário ter amor pelo que você faz. Espero poder, em minha vida, ser feliz em meu trabalho assim como Melissa é no Agradeço a Clara por ser uma dupla dedicada e amiga presente. Isso gera em mim ver que trabalho e amizade podem funcionar juntos, desde que se tenha respeito mutuo, amor e vontade de aprender.

Clara:

Eu chegava na escola todos os dias, as crianças me escalavam para alcançar meu colo, todas aquelas mãos quentinhas alisando meu cabelo, fazendo tranças e penteados, me admirando, e eu só sorrindo, olhando os tons das suas peles e suas cabeleiras vivas e sinceras. Uma vez na barraca a Ana disse sobre como não existe em outro lugar do mundo essa busca pelo encontro com o outro para fazer design. Essa experiência me fez crescer através de descobertas. Descobri como é bom trabalhar com as crianças e conviver com elas, descobri que a riqueza da criatividade está no processo, descobri que amo ainda mais o meu país e o calor das nossas relações humanas. Pude aprender, com a Ana e o Vicente, como fazer design coletivamente, e agora sei que vou levar comigo esse aprendizado valioso para todos os cantos. A barraca, a areia que cobre o chão e as árvores que fazem sombrinha fresca fazem eu me sentir mais forte, confiante e espontânea para seguir o que eu acredito. Agradeço a Melissa por ter aberto, tanto as portas da sala de aula, quanto o seu coração para nós. Foi a partir desse encontro que pude criar um material que vai servir para a alfabetização das crianças. Isso gerou em mim pensar sobre como o mundo parece seguir tranquilo com a produção de milhares de objetos que não são adaptados aos seus usuários e precisam de manual de instrução. Agradeço a Julia pela parceria sempre doce, que me gerou pensar que quando estamos fazendo o que nos faz bem, atraimos outras coisas ainda melhores.

Turma: 1AC / 2015.1