A Compaixão do Tempo

Amanda Lourenço
amandinhalourenço@yahoo.com

Rua Adalberto Ferreira, nº 19, Leblon

Realizamos o Projeto II na Escola Sérgio Vieira de Mello, no Leblon, com a intercessora Amanda Lourenço, professora do Pré Escola II. Durante os encontros, pudemos observar e registrar as dinâmicas propostas pela professora em sala de aula. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Amanda Lourenço reconhecemos como tema para o projeto: “O amor ajuda ver o outro” e “Organizar com amigo todas tarefas combinadas”. O tema traz a importância das crianças adquirerem a noção do outro. Observamos que Amanda trouxe esse conceito durante todas as manhãs em que estivemos, de forma lúdica ou não, o ver o outro se fazia presente. Na hora da chamada, ela pedia para que um aluno escolhesse um nome, e em seguida, abraçasse este colega. Ou então, durante as atividades em que era necessário esperar a própria vez. A partir dos experimentos elaborados e relacionados na safona, definimos o Partido Adotado para o trabalho desenvolvido pela professora: Ter noção do outro através do tempo. Esse conceito nos mostrou que através de alguma atividade em que o tempo é respeitado, a ciência de ver o outro pode ser apreendida. Como protótipo final, construímos um cavalete de 1,20 m de altura feito de cano PVC 25mm, com folhas de PS contendo escrito nomes, data e atividades, um alvo feito de conduíte e bolas de bexiga com farinha dentro. O protótipo apresenta como objetivo fazer com que as crianças entendam que o outro também tem a sua vez de jogar e possui escolhas particulares, através da brincadeira. Tal atividade estimula a autonomia, a noção de grupo e do tempo, além, da escrita do próprio nome. A experiência de ter cursado este período a turma DSG1002 foi muito enriquecedora. Foi uma grande oportunidade poder trocar ideias e conhecimentos com os professores Ana Branco e Vicente Barros. Além, da Luciana, da Vanusa, entre outros, que contribuíram para a confecção de todas as etapas do processo. Aprendi que todos os passos são importantes, dos mais simples aos mais complexos. Me senti desafiado em diversos momentos durante o processo, mas, me surpreendi comigo mesmo ao conseguir executar todas as tarefas. O protótipo final é o resultado da soma de cada experiência vivenciada durante este período. Vale ressaltar, que acho importante o projeto ser feito em dupla, já que nos traz a oportunidade de dividir opiniões, ideias e conhecimentos com uma outra pessoa ainda em formação. Fico feliz em ter compartilhado esse trabalho com o Felipe, que em muitos momentos me proporcionou gargalhadas e conversas construtivas, não só para o trabalho, mas para a vida. Sentirei falta das terças e quintas na barraca, com certeza, foi um período que lembrarei sempre com muito carinho. Agradeço a Amanda, pelo fato, de ser tão generosa. Isto é, além de ter me motivado durante o período inteiro, com críticas e sugestões, ela exerce um belo trabalho em que demonstra claramente a sua preocupação com seus alunos. Isso gerou em mim, uma vontade de ser assim ao longo da minha jornada profissional. Ela fez com que eu repensasse questões individuais da minha vida pessoal. Sou muito grato em ter divido esse tempo ao lado de uma pessoa tão especial. Agradeço ao Felipe, pelo fato, de ter me ensinado sobre diversos materiais, os quais eu nem sabia da existência. Além, é claro, de ter sido parceiro, sempre dando dicas e sugestões para a construção dos protótipos. Isso gerou em mim, a reflexão de como é importante ter uma pessoa dedicada ao nosso lado, em que possamos confiar e aprender com. Posso dizer que além de um colega de trabalho, ganhei um amigo.

Avaliação completa do Intercessor

Nicholas e Felipe conseguiram captar, em poucos encontros, o perfil e as “necessidades” da turma E.I.-11. E conseguiram juntar os aspectos cognitivos e os sócio afetivo nas experimentações feitas e também, é claro, no produto final. Eles se envolveram com o trabalho e também com as crianças que esperavam ansiosas, as visitas dos novos “amigos”. A dupla cumpriu seu objetivo com sucesso e o jogo será bem aproveitado por aqui.

Subject: DSG 1002
Class: 1AC / 2015.1
Professors: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo