Sinalizadores coloridos para comunicação

alexsilverio17@yahoo.com.br
Priscila Rosa
priscilagmrosa@gmail.com

Andréia Luisa Dantas De Sena aluisa.
aluisa.lyra@hotmail.com

Escola Municipal Júlio de Castilhos
Praça Santos Dumont, Gávea, Rio de Janeiro

Para realizar o Projeto 2, nós, Alex Silvério e Priscila Rosa, formamos uma dupla e escolhemos a Escola Municipal Júlio de Castilhos. Nossa intercessora foi a professora Andréia Luisa, cuja função é dar aulas para o 5º ano do ensino fundamental. Observamos e estivemos presentes em suas aulas de matemática e português, na maioria das vezes. Suas atividades incluíam ditados, correção de exercícios, simulados e provas. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Andreia reconhecemos como tema para o projeto: “Hora de corrigir o caderno, é hora de parar o falatório”. Tal frase é vista nos momentos em que Andréia corrige o Caderno Pedagógico durante aula, momento em que há muita conversa e desatenção na turma. Após experimentar 20 experimentos construídos por nós com base na frase-tema do projeto, definimos seu conceito como a importância da comunicação entre a professora e os alunos. Nosso partido adotado seria relacionado a algo que chamasse a atenção dos alunos propiciando um canal de comunicação entre as duas partes. Como objeto final, decidimos criar quadros maiores onde poderiam ser encaixadas placas com mensagens e placas menores com as mesmas cores para serem distribuídas aos alunos. Foram feitas com papel paraná, papel laminado, papel Contact, papel duplex, plástico PVC, ilhose, ventosas e argolas de chaveiro. Seu primeiro uso foi para contabilizar os acertos dos alunos após um simulado.

CONCLUSÃO PRISCILA:

Avaliando as etapas do processo do Projeto 2 e todo o trabalho que tivemos durante o período, percebi que todo o esforço investido valeu a pena. Percebi que estar em uma turma na qual eu não queria estar no início do semestre me colocou em uma situação fora da minha zona de conforto, na qual tive de encarar desafios e aprender a lidar com diversas situações com as quais eu não estava acostumada. Aprendi a lidar com uma dupla que não conhecia antes e parecia muito diferente de mim no início, tive que me acostumar com uma sala de aula completamente diferente de todas as outras, e com exigências que me pareciam sem sentido no começo. Ao concluir o projeto, vejo que aprendi com todas essas questões. Aprendi que não é fácil começar uma parceria com alguém que não conheço, mas é imprescindível em todas as etapas, não só da carreira profissional, como em toda a vida. Aprendi que os tais agradecimentos que eu não entendia como funcionavam no início mudam completamente a forma de enxergar a vida. É uma forma de perceber coisas que nos mudaram e nos influenciaram e que não teríamos descoberto se apenas tivéssemos vivido o momento sem analisar e refletir sobre ele. Aprendi que o processo criativo é caótico surge em meio a dúvidas, e não certezas. Aprendi que ouvir e observar é melhor que falar e julgar.

CONCLUSÃO ALEX:

Participar do projeto me permitiu inferir sobre a importância de ouvir e ver tudo ao meu redor. No design é necessário estar atento ao que nos cerca, deixando de lado nossas certezas em favor do que o ambiente projetual nos diz.

GRATIDÕES PRISCILA:

Agradeço a Andreia por sua alegria e paciência durante todas as etapas do nosso projeto. Em muitos momentos, colocamos a professora em uma situação difícil para ela, em que deveria criar uma função para algum experimento, por exemplo. Mesmo com dificuldades, a víamos sempre sorrindo e se esforçando para colaborar da melhor forma. Seu empenho e prazer em nos ajudar foram de enorme importância para meu crescimento durante o projeto. Por fim, agradeço a Alex por sua parceria durante todo o período. Estivemos juntos durante momentos de cansaço, falta de ideias e falta de entendimento acerca de algumas etapas do projeto, mas conseguimos superar todas aprendendo a tirar proveito até das situações que no início parecem ruins. Sua calma, dedicação, esforço e atenção aos detalhes me inspiraram a ser uma pessoa melhor.

GRATIDÕES ALEX:

Agradeço à Andréia por propiciar a cada aula um aprendizado. Compartilhar o ambiente com a professora e os alunos, torna o projeto vivo, mutável a cada aula em que todos cada vez mais atingem uma sintonia. Isso gerou em mim felicidade, ao ver cada aprendizado diário se tornar um objeto ao final do projeto. Agradeço à Priscila pela troca de experiências, a partir da troca de informações, pude perceber a importância de múltiplas visões na realização do projeto. Isso gerou em mim a vontade de ouvir e ver mais tudo ao redor, sofrer novas influências que não estão dentro das minhas expectativas, a favor da diversidade.

Avaliação da Profª Andréia Luisa Dantas De Sena

O projeto foi muito bom, todos os experimentos serviram em todas as atividades em que eu estava trabalhando. Excelente projeto!!! Nota 10