Flores no Jardim





Equipe:
Carolina Machado Leal
carol.m.leal@uol.com.br
Guilherme Renan de Menezes Silva
guiilherme90@hotmail.com

Grupo social:
Marcia Roberta Amon
marciaroberta2003@hotmail.com

Escola Municipal República da colômbia
Rua Rosalina Brand, 200 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22631-260

Resumo:

Fizemos nosso projeto na Escola Municipal República da Colômbia em parceria com a professora Marcia Roberta Amon, na turma de segundo ano do ensino fundamental com alunos de 7 a 9 anos. Durante nossos encontros, pudemos observar atividades como aulas de português, em que aprendiam a alfabetização e formação de palavras, e aulas de matemática, na qual aprendiam as operações simples. Percebemos então que Marcia estava lá para guiar o aprendizado de todos os seus alunos como principal fonte de conhecimento para eles. Acompanhamos várias atividades dessa intercessora, como correções de exercícios, histórias para manter a matéria dentro do cotidiano dos alunos e a observação de todos os exercícios dos mesmos. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Marcia, reconhecemos como tema para o projeto: “Na história geométrica da brincadeira e no zipzipzá, o exercício vou explicar”. A atividade que Marcia relacionou com a frase tema foi aquela feita quando pedia pros seus alunos distinguirem quais palavras eram escritas com “ss” e quais eram escritas com apenas um “s”, ou com “h” e sem “h”, por exemplo. O conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função das primeiras ideias foi criar algo que tornasse a matéria mais lúdica, que trouxesse as crianças para perto uma das outras em um espaço determinado e por fim que o aprendizado se tornasse uma grande brincadeira para elas. Como objeto final, criamos 10 flores formadas por 10 pétalas removíveis e que de um lado das pétalas houvesse dígrafos e silabas. As flores foram feitas com feltro de 5 cores diferentes e com um botão de pressão na ponta de cada uma das pétalas para que pudessem se juntar umas as outras. As letras feitas de tecido foram costuradas no feltro. Nosso objeto final está sendo usado tanto para o aprendizado de matemática e como de português, pois como ele é formado por 100 pétalas removíveis em dez grupos diferentes, os alunos podem trabalhar as unidades, dezenas e centenas, trabalhando a matemática. Além disso, quando viradas as pétalas, as crianças podem formar palavras juntando as silabas ou então pensar em outras que tenhas aquele dígrafo específico.

Gratidões Carolina:

Eu, Carolina, fico feliz que esse projeto tenha servido para ajudar no real aprendizado dessas crianças e das muitas outras turmas de segundo ano que irão passar por esse colégio. Pude ver o quanto difícil é ensinar a alunos numa mesma turma com níveis tão diferentes de conhecimento, muito por conta de como esse assunto é tratado em casa e a consciência do próprio aluno, por esse motivo, espero que nossas flores coloridas e didáticas, possam também levar cor e diversão para o aprendizado desses alunos, que todas as segundas e quartas vinham correndo nos abraçar e se interessavam verdadeiramente por nossa presença ali. Para o reconhecimento disso tudo esse projeto me serviu. Serviu para me tornar um ser humano mais pé no chão primeiro, e também, não tão importante assim, serviu para meu crescimento como designer. Sou grata a Marcia, nossa parceira, que desde o primeiro dia nos recebeu muito mais do que bem, com um sorriso no rosto e sempre interessada pelo o que trazíamos e tínhamos para mostrar. Sem essa energia, nosso projeto com certeza seria muito mais pesado do que realmente foi, isso gerou em mim um enorme prazer em trabalhar durante esse período com ela, e inumeráveis aprendizados sobre a vida de cada uma das crianças e as dificuldades dela ser uma das pessoas mais responsáveis por tantos futuros diferentes. Ela me mostrou que se você não for realmente esforçado nessa profissão, e se não ama-la realmente, é muito difícil lidar com tudo aquilo em um só dia. Sou grata a ela por ter gerado em mim tamanha admiração sobre a sua profissão e pessoa. Sou grata a minha dupla, Guilherme, que por sorte ou destino acabamos por decidir fazer esse trabalho juntos e não só por sorte ou destino termos feito com que desse certo. Tenho muito que agradecer a ele, aos empurrões e sustos que nos fizeram ficar sempre em dia com o projeto, e também as palavras para me acalmar no momento em que eu que estava assustada ou empurrando demais. A tamanha paciência comigo e com todas as dificuldades que tive ao longo do semestre, seja sobre projeto ou não, ele sempre se mostrou presente para ajudar. Tudo isso gerou em mim tamanha vontade de fazer um belo projeto, não só para mim, mas para ele também, gerou em mim o aprendizado de o quanto é importante escolher uma dupla que você se dá bem para fazer tudo funcionar como o esperado.

Gratidões Guilherme:

Para mim, Guilherme, foi muito bom realizar esse projeto na Escola Municipal República da Colômbia, pois pude conhecer mais de perto o sistema de educação pública do país e, assim, expandir minha visão do mundo. O projeto serviu para diminuir meu egoísmo - muitas vezes não intencional - e passar a olhar mais atentamente para tudo que está ao meu redor, desde materiais que possam ser reaproveitados resultando num menor impacto ambiental, -como fizemos com os experimentos- até mesmo pessoas, porque passei a notar mais as necessidades e expectativas alheias, me tornando mais altruísta. Outro assunto que o projeto me fez refletir um bom tempo foi o amor verdadeiro transmitido pelas crianças. Era prazeroso chegar lá e todo dia receber um abraço coletivo. Isso gerou em mim aprender que devemos sempre nos doar para alguém, pois os abraços recebidos alegravam meu dia, e por isso resolvi adotar essa prática para a vida toda, tentando sempre levar amor e sorrisos para todos ao redor. Esse projeto, sem dúvidas, mudou minha personalidade. Agradeço à professora Ana Branco por sempre desconstruir nossas ideias, pois isso gerou em mim aprender que sempre devemos dissolver para depois recompor. Dessa forma, o resultado sempre é mais completo. Agradeço ao professor Vicente por nos ajudar várias vezes com relação a qual material deveríamos usar e por sempre se mostrar disposto a ouvir. Isso gerou em mim aprender que devemos sempre valorizar o tempo que alguém com mais experiência nos dedica e buscar valorizá-los ao aplicar de forma prática os conselhos recebidos. Agradeço à professora Márcia por sempre nos receber com um sorriso e um beijo, tornando o projeto muito mais prazeroso. Isso gerou em mim aprender a importância de manter uma boa relação com a intercessora para o desenvolvimento de um bom projeto, que se concretizou no momento em que tanto eu e Carol quanto a professora ficamos satisfeitos e felizes com o resultado. Agradeço à minha dupla Carol por ser uma ótima companheira e uma dupla muito fácil de lidar, pois isso me fez aprender que sempre devemos estar dispostos a abrir mão de nós mesmos para que o projeto tenha características misturadas da dupla. Agradeço também ao seu esforço inesgotável na hora de fazer os desenhos, experimentos e comprar materiais, pois isso gerou em mim aprender que devemos sempre ter ânimo e determinação para fazer nossas tarefas. Agradeço também por ela me ter feito companhia durante todo esse semestre e ter se tornado minha amiga. Isso gerou em mim aprender que devemos estar dispostos a buscar conhecer novas pessoas, pois isso gera crescimento pessoal e felicidade.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

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