Forma em Movimento é Amor que se Transforma

verissimo.rosana@gmail.com

Escola Especial Municipal Marly Froes Peixoto
Rua Jardim Botânico, 660, Jardim Botânico

O projeto foi desenvolvido na Escola Especial Municipal Marly Froés Peixoto, dentro da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, no Jardim Botânico, onde acompanhamos a aulas da nossa intercessora Rosana Veríssimo, professora do primeiro ano, que trabalha com alfabetização de crianças com deficiência em idades entre 5 e 11 anos. O objetivo da professora na aula é avançar o desenvolvimento cognitivo das crianças, trabalhando diante das dificuldades e individualidades de cada uma delas. Em algumas aulas presenciamos a professora lendo livros para seus alunos, onde mostrava as figuras, grandes e coloridas, para chamar a atenção. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Rosana, recolhemos como tema para o projeto a seguinte frase: “Olha diferente e vê o amor”. Pudemos perceber a presença da frase-tema quando a professora realizou a atividade de pintura com as crianças. Durante o processo ela trabalhou individualmente com cada aluno, respeitando suas diferenças e limites. Dessa forma, a intercessora nos permitiu ver o amor. Depois das experimentações e do quente-frio, definimos que o objetivo do projeto seria o trabalho em função do afeto, som e contato com o corpo das crianças. Tendo isso em vista, nossos protótipos finais foram formas geométricas feitas de madeira, com pedras terapêuticas penduradas. O objeto pode ser utilizado de 3 diferentes maneiras: somente as pedras, apenas as formas feitas em madeira ou o conjunto de pedras e formas.

Alice Biolchini

Gratidão à dupla: Gostaria de agradecer imensamente por poder trabalhar e compartilhar meus medos, ansiedades e conquistas com essa pessoa incrível que fez desse projeto uma experiência emocionante. Muito dedicada a conversar com os professores, em busca de melhoria e ideias para materiais dos experimentos e variações, a minha dupla Luna Castro é carinhosa demais. Somos parecidas em pensamento e, por mais que eu seja a realista da dupla e ela a otimista, nós nos damos muito bem. Por isso eu gostaria de agradecê-la por confiar em mim e criar essa parceria comigo durante o processo desse projeto difícil e de grande responsabilidade que decidimos fazer. Aprendi com a personalidade da minha dupla e com tudo dito antes que “o tempo é nosso amigo” e por mais que uma pessoa otimista fale isso e você sendo realista não acredita, estando aberto a aceitar o diferente, vemos o amor, e tendo isso em mente acreditamos no tempo. Gratidão à intercessora: Rosana Veríssimo me ensinou a observar. Gostaria de agradecê-la por este meu aprendizado que parece ser simples, mas é muito profundo. Tive o imenso prazer de conhecer essa mulher, que é uma mãe incrível para seus filhos e uma professora inspiradora aos alunos da Escola Marly Fróes Peixoto, com quem pude trabalhar por um período da faculdade. Rosana é incrível, inspiradora e me deixou desfrutar de seus conhecimentos.

Luna Castro

Gratidão à dupla: Agradeço à Alice, por ter vivido esse projeto junto comigo até o final. Essa dedicação e respeito como dupla gerou em mim um enorme aprendizado sobre como é trabalhar em grupo e como a cumplicidade é importante para a realização de um trabalho como esse. Já que no primeiro projeto que fiz não houve uma participação efetiva da minha dupla, fazer projeto com uma pessoa realmente envolvida foi uma experiência nova e muito gratificante para mim. Consegui aprender a respeitar limites e aceitar o ritmo de outra pessoa, que não eu. Gratidão à intercessora: Agradeço à Rosana por ter se engajado tanto em nosso projeto. Essa preocupação constante dela gerou em mim uma enorme felicidade, pois pude perceber e aprender que só dessa forma foi possível que eu e Alice fizéssemos um produto final que acolhesse não só o nosso objetivo como dupla, mas também o objetivo da professora. Foi realmente um trabalho em conjunto e acredito que a entrega completa de Rosana em nosso trabalho foi o que tornou isso possível.