A brincadeira do painel desenvolve a vontade
do aprendizado





Equipe:
Benno Bryskier Gleitzmann
benno.bryskier@gmail.com
Pedro Berredo
pedro_berredo@hotmail.com

Grupo social:
Prof. Rachel Chaves
racheltartaruga@hotmail.com

Escola Municipal Júlio de castilhos
Praça Santos Dumont, 96 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Resumo:

Realizamos o projeto na Escola Municipal Júlio de Castilhos junto com a intercessora Rachel Guedes, professora integral da turma 1301, do 3° ano com alunos entre 8 e 10 anos. Acompanhamos algumas das aulas que aconteciam de 07:00 a 12:00, que abordavam tanto as disciplinas curriculares quanto temas do dia-a-dia dos alunos, muitas vezes os unindo. A professora propunha atividades como a criação de cartazes para que os alunos mostrassem a diferença entre as paisagens natural e modificada. Em seguida explicou as diferenças e pendurou todos no quadro. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Rachel reconhecemos como tema para o projeto: “A vontade de desenhar desenvolve a brincadeira de aprender.”. A partir da junção de dois experimentos, a professora utilizou desenhos que eram sendo desvendados aos poucos para que os alunos pudessem tentar adivinhar o que estava desenhado e como se escrevia aquela palavra. Sendo assim, uma boa forma de memorizar aprendizados ao mesmo tempo em que se divertem. Ficamos encarregados de levar alguns experimentos e variações que tivessem relação com a frase escolhida anteriormente. Depois de levarmos e utilizarmos todos os experimentos, pedimos para a professora realizar uma dinâmica de quente e frio (atividade onde ela classificava a ordem dos experimentos) Como consequência da escolha dos experimentos quentes, pudemos definir nosso partido adotado: um painel onde a professora teria acesso à algumas informações importantes, seria possível realizar avaliações e conteria um humor bastante acentuado. Desenvolvemos um painel de carpete com diversos itens, todos de pano, com as informações necessárias sublimadas e costuradas junto a um papel Paraná e um velcro para ter resistência e se prender ao carpete. Continham 4 títulos: Avaliação, Calendário, Rotina e Tempo. A avaliação foi feita com cinco itens, cada um correspondendo a uma semana do mês, e possuía um pedaço de lona de polietineno(capaz de escrever e apagar) que enrolava e podia-se prender com um botão para otimizar espaço. A professora utilizou para anotar os acontecimentos positivos e negativos de cada semana. O calendário foi feito com: 7 itens, 1 para cada dia da semana; 31 para os dias do mês; 12 escritos os meses do ano; 6 para os anos de 2015 a 2020 e 65 divididos entre carinhas felizes,média e tristes. As carinhas foram utilizadas para demonstrar que aquele dia passou e como foi sua produtividade. Para a rotina fizemos seis itens com uma folha plástica costurada sobre o tecido para que se pudesse escrever e pagar com pilot de quadro. Nele, a intercessora escrevia o que os alunos teriam de aula e atividade naquele dia. Para o tempo fizemos 4 itens grandes e 8 pequenos. Os grandes tinham desenhos de quatro possibilidades da meteorologia (sol, sol com nuvens, completamente nublado e com chuva) e no pequeno eram as mesmas representações, porém dobradas. Nos itens maiores possuíam botões que possibilitavam a criação de um rosto com 6 tipos de bocas, 6 pares de olhos e 3 pares de sobrancelhas que expressavam sentimentos diferentes. A professora utilizou os grandes para representar o tempo que estava no dia, possibilitando aos alunos acrescentarem o humor, e os pequenos para mostrar como foi o dia anterior e como será o próximo. Por último, possuía um espaço para a criação de um rosto bem grande, podendo expressar diferentes emoções com 6 bocas, 6 pares de olhos e 3 pares de sobrancelhas diferentes, estes eram os maiores. Porém, além desses tinham mais 20 pares de olhos, 20 bocas e 12 sobrancelhas um pouco menores que poderiam ser espalhados por todo o painel, acrescentando o humor para as avaliações, rotina e calendário. Na parte de cima do painel, fizemos uma dobra costurando e colocamos um pedaço de madeira, para que ele ficasse reto, nele prendemos uma corda para que a Rachel pudesse pendurá-lo na sala.

Gratidões Benno Bryskier Gleitzmann

Desde que eu soube da existência deste projeto, em uma colaboração que tive com a Ana Branco na sala entre arvores no meu primeiro período de faculdade, estive muito animado em realizá-lo, tanto pela primeira impressão positiva que tive naquele dia com a professora e com o espaço quanto com a possibilidade de trabalhar com crianças -que é uma das coisas que mais gosto de fazer e faço desde os 16 anos de forma voluntária- em um espaço que eu nunca tinha vivenciado, o ensino em uma escola pública. Fazer este projeto foi muito realizador, tanto pelo esforço e tempo em que investimos nele quanto por todos os frutos que dele surgiram. Primeiramente, durante esse período fui mudando um pouco a forma de enxergar como e para que fazemos algumas coisas, me ajudando a tirar mais proveito das alternativas que nós temos. Além disso, toda a relação e laços que conseguimos criar nesses meses foram muito enriquecedores para a processo de todo o projeto. E por fim, olhar o nosso protótipo pronto e pensarmos o quanto ele poderá ser utilizado e aproveitado para o auxílio da professora na educação de diversas crianças é sensacional. Tive a oportunidade de trabalhar com o Pedro, que tinha conhecido seis meses antes do inicio do projeto, e a relação foi muito boa facilitando e tornando mais produtiva todas as etapas deste projeto. Outro fato providencial foi ter encontrado uma intercessora incrível e disposta a ajudar,além dela gostaria de agradecer aos professores Vicente e Ana pelos conselhos e aprendizados e também a todos os colaboradores, em especial Vanusa e Luciana que nos acompanharam e aos monitores pelo auxílio. Gostaria de agradecer a Rachel por toda a alegria e vontade de participar e nos auxiliar desde o nosso primeiro momento juntos desse projeto. Foi muito motivador ver todo este interesse que ela demonstrava, refletindo em nós o desejo de nos superarmos cada vez mais para acrescentar da melhor maneira possível pois sabíamos que isso seria utilizado muito bem pela professora futuramente. Gostaria de agradecer ao Pedro pela tranquilidade e a harmonia que tivemos durante esse processo, foi uma relação muito satisfatória para mim, pois percebi que quando estamos em sintonia com alguma pessoa, qualquer acontecimento que provém desta relação é mais prazeroso e vantajoso.

Gratidões Pedro Berredo

O projeto da Ana Branco tem uma proposta muito boa e me ensinou muito. Ela nos fornece uma realidade bastante diferente, um ganho de cultura incrível: conheci diversas crianças, cada uma com uma história diferente, umas tristes, outras felizes. Pude compartilhar histórias e sentimentos com elas, criamos uma relação muito boa em pouco tempo. Além disso, fiquei muito mais confiante em relação a mim, pois quando a Ana começou a explicar o que queria que melhorássemos em nosso experimento, achei que seria impossível e que eu não seria capaz de realizá-lo, no entanto, quando comecei a fazê-lo, percebi que era possível, desenvolvi mais confiança que não sentia a um bom tempo e foi muito bom. Agradeço a minha dupla, Benno, pelo fato de ter criado uma relação de amizade tão rapidamente comigo, parecendo que nos conhecíamos há anos. Ele me mostrou que para um trabalho em grupo dar certo, precisamos cooperar um com o outro, sempre buscando ajudar ao máximo um ao outro, escutando o que cada um tem para dizer, com a mente aberta. Ele gerou em mim uma energia muito boa durante todo o projeto, desde o primeiro dia na escola ate o último, sem ele, o trabalho não teria sido o mesmo. Agradeço a professora Rachel pelo foto de sempre nos receber de braços abertos, querendo se envolver ao máximo no nosso projeto, sempre dando ideias diferentes, querendo saber o que poderíamos melhorar e se importando tanto com a gente, estava começando a me sentir aluno dela, já que ela se importa tanto com os seus. Ela gerou em mim uma confiança enorme e muita vontade de voltar na escola, pois criamos uma relação muito boa com ela e com os alunos.

Avaliação da Profª Raquel Chaves

Os alunos Benno e Pedro desenvolveram com excelência o projeto de pesquisa. Tiveram atenção às necessidades da turma e da professora, que formando uma equipe de trabalho construíram com êxito o material pedagógico de apoio às aulas. O resultado do projeto foi plenamente satisfatório, pois confeccionaram um calendário que proporcionará o desenvolvimento dos alunos em diferentes aspectos e áreas do conhecimento.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco, Luis Vicente Barros, Luciana Grether, Vanusa Maria de Melo

e-mail: anabranc@puc-rio.br

English Version