A educação exercita o coração no mundo

Caroline Moraes
carolinemoraes_@hotmail.com
Milena Fonseca
mi.fonseca95@gmail.com

Angela da Penha de Almeida Lima

Escola Municipal Doutor Cócio Barcellos
Rua Barão de Ipanema, 32 – Copacabana

Fizemos o projeto com a intercessora Angela na Escola Municipal Cócio Barcellos, onde ela é a principal professora de uma turma de alunos com a idade de 6 a 7 anos, do 6o ano do ensino fundamental, que estão num exercício constante de aprendizado da leitura. Deve ter algo errado. No sexto ano, geralmente as crianças têm 11, 12 anos. Para fazer com que os alunos pudessem adquirir esse conhecimento da melhor maneira, Angela sempre tinha muita disciplina e organização no ambiente de sala de aula, ela corrigia os cadernos dos alunos e acompanhava o progresso de sua leitura individualmente, periodicamente. Com base no conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Angela reconhecemos como tema para o projeto: “A educação exercita o coração do mundo”. Certo dia, a professora leu uma história de um livro pertencente a um pequeno acervo disponível na sala de aula, os alunos interagiam com ela e se divertiam muito, dessa forma pude ver que o amor estava presente em cada atividade que propunha. A partir dos experimentos feitos e testados por nós, chegamos ao objetivo para o projeto, que foi criar e descobrir palavras. Depois, chegamos ao objeto final, que consistia em dois quadrados de acetato, que unidos formavam um só quadro retangular, acabamento da moldura em carpete vermelho, projetado para ficar na lousa, por isso, colocamos ventosas nas pontas para grudar. Esse quadro retangular, continha tiras vermelhas, removíveis, feitas de carpete com velcro nas pontas para poder fixar na moldura de carpete. Nessas tiras era possível fixar fichas de sílabas ou letras, feitas nas cores azul e amarelo, para que os alunos pudessem descobrir as palavras através das sílabas e ligá-las com um pilot, que a tinta pode ser removida facilmente do acetato. Angela propôs que os alunos viessem até o quadro, um de cada vez, e que cada um encontrasse uma palavra e ligasse com o pilot. Além disso, separando os dois quadros e acrescentando mais algumas “tiras”, era possível transformar o objeto em dois jogos da velha, que a intercessora usou também chamando os alunos ao quadro, um por vez, e pedindo-lhes para pensarem em palavras com três silabas e escrevessem nos espaços vazios proporcionados pelo formato do jogo.

Conclusão – Caroline Moraes

Com essa experiência eu pude entrar em contato com uma realidade diferente da minha e conhecer pessoas que mudaram meus conceitos e me mostraram uma nova maneira de encarar a vida. A alegria e sede pelo saber que eu sentia nas crianças me fizeram ter mais energia e determinação para encarar os meus desafios. Através dos encontros e das experimentações, aprendi com a Angela e com o meu próprio processo de trabalho, que tudo que fazemos com amor e atenção vai trazer um resultado positivo para nós. Levo essa experiência com muito carinho no meu coração, foi muito fundamental pra o meu crescimento no sentido de que pude despertar a minha consciência para a importância da minha relação com o próximo e assim com o mundo, sabendo agora que fazemos parte de um todo e que podemos sim, criar e transformar. Agradeço a Milena por ter sido uma parceira de valor durante o projeto, pois nesse tempo pudemos vencer nossas limitações, sempre ajudando uma à outra, pudemos fortalecer nossos laços de amizade e crescer juntas. Sempre serei grata pelas experiências que enfrentamos. Sou grata a Angela por ser quem ela é, amorosa e carinhosa com seus alunos, uma pessoa que vê uma oportunidade para ensinar em tudo o que fala e faz. Estar em sua companhia me ensinou muito sobre o amor, esse sentimento transformador, que devemos estar sempre em sintonia ao pensar e agir.

Conclusão – Milena Fonseca

Para mim, esse projeto irá deixar muita saudade. Durante todo processo fui capaz de ultrapassar meus limites e enxergar o que me cercava com um novo olhar; um olhar que não julga e sim que admira. Angela trouxe pra mim grandes lições e, acima de todas, o amor. Essa professora, além de um grande exemplo de profissional, é um exemplo de ser humano. Sou grata por ela ter me recebido e tornado integrante da turma, me proporcionando fazer parte da vida das crianças mais incríveis que já conheci. Sou grata a cada pequeno que me transmitiu o mais puro dos sentimentos, cada um com sua maneira de ser, me emocionando a cada descoberta. Sou grata a minha dupla querida, Caroline, uma pessoa iluminada e com enorme coração, que me presenteou com sua amizade, a qual quero levar pra toda vida e, além de tudo, uma exemplar parceira de projeto, determinada e criativa me deu forças em todos os momentos exaustivos.

Avaliação da Profª Angela da Penha de Almeida Lima:

“O trabalho desenvolvido pelas alunas contribuiu de forma determinante no sentido de apresentar novos olhares que facilitaram e tornaram a aquisição da leitura e da escrita um divertido e colorido fazer. A troca de experiências, as relações entre todos enriqueceram o processo e ampliou as possibilidades de sucesso. Parcerias assim, com pessoas envolvidas, comprometidas e se permitindo criar laços vale sempre a pena e muito me alegra. Foi uma experiência única e muito prazerosa. Espero novas parcerias.”