Desenhando as letras que ouvem

Bruna Engelke
bruna.ew@hotmail.com
Isabella Guida
isabella.guida@hotmail.com

Daniela Soares Santos
soaresdanny@yahoo.com

Escola Municipal Júlio de Castilho
Praça Santos Dumont, 96. Gávea - Rio de Janeiro - RJ

Fizemos nosso projeto com a professora Daniela Soares na Escola Municipal Julio de Castilho na Gávea. Daniela leciona para alunos de pré- três (alunos que variam de 5 a 6 anos de idade), durante nossas observções semanais concluimos, por meio das atividades que a nossa intercessora realizava com os alunos; por estarem ainda aprendendo a ler e escrever, propunhamos um conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Daniela reconhecemos como tema para o projeto: “Crianças brincando e fazendo artes querem escrever a letra que ouvir”. Com essa frase caminhamos com o nosso projeto com as palavras chaves letras ,arte e brincadeira, pois a Daniela realizava suas atividades com os alunos sempre envolvendo esses elementos, por meio também de atividades lúdicas que percebemos que a intercessora passava seus ensinamentos para os alunos. A partir da observação do trabalho realizado e dos experimentos levados, percebemos que nosso projeto deveria caminhar para atividades que os alunos conseguisse mostrar tanto para intecessora quanto para os outros alunos seu aprendizado de uma forma mas lúdica. Com isso, como protótipo final, construimos 25 quadros de imã em forma de um papel A4, com molduras de carpete, que se conectava com velcro, formando uma sanfona,com letras e formas geométricas de manta imante e carpete. O protótipo tem o objetivo para os alunos “fazerem a arte” por meio das formas geométricas que são para os alunos fazerem seus desenhos conforme as letras que estão no quadro, para que no final da atividade, todos os alunos colocassem em ordem seus quadros para mostrarem o trabalho feito com as letras e as formas.

Isabella Guida

Agradeço à Daniela por mostrar para nós duas como é a sua dinâmica com a turma e um pouco do seu universo de sala de aula, de como lidar com os alunos e por sempre pensar nas crianças, se iria gerar algum aprendizado para elas. Isso gerou em mim ver que devo ser sempre estar aberta a novas propostas e pensar sempre no público que quero atingir, pensando em como será utilizado mais a frente por ele. Agradeço à Bruna por ter sido minha dupla esse período, tendo sempre a mente aberta para as ideias que levava para o projeto, dando sempre seu suporte e suas opiniões. Isso gerou em mim que um trabalho em grupo bem definido e compartilhado as ideias poderá dar certo de várias formas.

Bruna Engelke

Agradeço à Daniela por ter nos aceitado de coração aberto, nos mostrado como é a dinâmica de sua aula, nos contado um pouco sobre como foi e tem sido sua jornada como professora. Agradeço também por sempre pensar nas crianças, como um grupo e cada uma por si só. Isso me mostrou que existem pessoas muito boas pelo mundo, e que devemos sempre procurar e nos conectarmos com essas pessoas, pois elas podem nos mostrar o mundo aos seus olhos e assim ver tudo de um jeito diferente. Agradeço a minha dupla Isabella por ter aceitado ser minha dupla neste projeto, sempre sendo aberta a novas idéias, mesmo que sejam meio malucas, e sempre me apoiando não importasse qual fosse o problema. Isso me mostrou que em um trabalho em grupo necessitamos sempre ter uma boa comunicação e sermos abertos para as idéias e opiniões dos outros, pois, afinal, foram eles que você escolheu para passar por esta experiência.

Avaliação da Profª Daniela Soares Santos

“Bruna e Isabella realizaram um projeto encantador e maravilhoso. Elas observaram o meu trabalho e desenvolveram o projeto de acordo com as necessidades das crianças. As crianças ficaram entusiasmadas! Bruna e Isabella conseguiram fazer algo lúdico,criativo e capaz de desenvolver a aprendizagem nas crianças. Elas são carismaticas e interessadas. Tudo o que realizavam era com dedicação e capricho. Bruna e Isabella merecem a nota máxima pelo empenho, superação e sucesso. Eu só tenho agradece-las por tudo! Muito Obrigada!”