Gratidões 2018.1 Ana Branco

 

Agradeço ver a Juju resmungando com a ausência da Manu na Feira do Desenho Vivo. Vou ter que modelar toda essa massa sozinha? Respondi que fizesse somente o que deixa você contente. Logo depois dessa conversa chega Manu. Realizo então que Juju estava era com vontade de conversar com Manu enquanto modelam a aveia amarelinha. A graça é fazer junto! Em 18.4.18

Agradeço a Juju, que chegou no fim da aula para cantar parabéns para os aniversariantes, perguntar pelo outro microfone ... Não entendi o motivo dessa   pergunta ...pois eu trouxe um amplificador de som e um microfone porque essa é a alegria da Manu, aniversariante desse dia. Esse fato gerou em mim realizar que Juju queria outro microfone, porque gosta de cantar também com microfone junto com Manu. Assim uma encoraja a outra a cantar com a voz ampliada! Em 15.5.18 

 

Agradeço ao Arthur Assumpção se surpreender descobrindo e gostando de usar a força do seu corpo! Ora espremendo com as duas mãos o vermelho que mora dentro da melancia ou o amarelo macio, cheiroso e gosmento que a manga libera quando torcemos o saquinho que a contem. Em 24.4.18

 

Hoje com disposição, Arthur Assumpção sentou no chão de areia da Barraca e usou toda a força do seu braço para rodar o moedor de ferro que esmagava a aveia com amendoim germinados! Colorimos uma massa amarelinha com cúrcuma, modelamos em grupo pequenas cuias que depois de secas no sol, serão recheadas com guacamole para festejar o aniversário da Roberta, Manu e Carol na próxima semana.

Isso gerou em mim alegria vendo o quanto Arthur estava feliz reconhecendo sua força, alongando o seu corpo e se preparando para fazer aquela atividade. Usando o peso de suas pernas para garantir a fixação da moenda. Sua coragem e ousadia em sentar no chão para ficar em conforto! Lembrei de quando eu era pequena, sentava no chão e rodava a manivela da ventoinha na oficina do meu avô para aumentar a labareda que aquecia o ferro para ser forjado. Em 8.5.18

 

 

Agradeço a Maria Clara, Cacá  ver o modo como ela molhou as sementes de girassol  que plantou no vasinho com terra...transformou seus dedos em gotejadores que se moviam enquanto a água escorregava pelo dorso da sua mão. Esse fato gerou em mim convidar a todos do grupo que também plantaram a virem aprender com Cacá a fazer uma chuva delicada mantendo a semente coberta com a terra. Em 8.5.18

 

Agradeço a Eneida ver que ela usa a sua liberdade para escolher ficar perto de gente com alegria, assim compartilhou esse semestre com esse nosso grupo tão especial. Gerando em mim reconhecer que ela também gosta, assim como eu, de conviver com qualquer maneira de amor e saber que vale a pena.

 

Agradeço a Manu, escolher um lugar longe dos colegas para me agradecer muito eu ter encaminhado ela para fazer fotos para a Farm. Sua alegria nesse semestre marcava a sua presença em todos os nossos encontros. Gerando em mim agradecer conviver com essa alegria especialmente no dia do seu aniversário quando recebeu com orgulho a visita do seu primo.

 

Agradeço ao Dudu, sua flexibilidade e desejo de trabalhar junto, seja escovando a lama da lona do nosso teto, ajudando a pensar a substituição da árvore que apodreceu, seja fazendo mascaras com o Gamba...ou se emocionando com um segredo. Isso gera em mim agradecer muito a peneira que você trouxe e guardou nos tablados para peneirar a areia do chão de nosso espaço de convivência. Conforme Maturana, isso é viver junto a mim.

 

Agradeço a no dia da Festa de Encerramento, ter mudado o local onde seria apresentada a dança brasileira Cacuriá, que foi ensaiada com os alunos no ginásio da Puc, lugar amplo e espaçoso permitindo a expansão dos gestos do grupo. Gerou em mim poder dançar com as netas Jacaré poiô junto com o grupo pois dançaram em volta da mesa da festa do meu aniversário.

 

Agradeço a Marcela o conforto com a sua presença atenta! Você sabe direitinho quando eu estou no sufoco! Que conforto trabalhar com quem já foi aluno! Gerando em mim desejar muito que você faça parte do grupo que vai fazer os festejos dos aniversariantes do mês no DAD no próximo semestre.

 

Agradeço a Fernanda Abranches cada dia mais livre entendendo que o que nos faz feliz e criativa é fazer o que a gente gosta! Gerando em mim ficar morrendo de vontade de fazer parte de algum grupo que você leva para as exposições! Quero muito ver o que é que te encanta nesses lugares. Assim vou conhecer mais de voce.

 

Agradeço a Claudinha sua força, sua fé e sua coragem de hoje e que sempre foi a mesma, deve ter vindo de sua mil avó! Trouxe do nordeste graças a Deus! Quando há muitos anos me levou para assistir a entrega do seu projeto no Hospital do Engenho de Dentro. Uma criança pequena me pegou na mão e me levou para conhecer um pavilhão onde ficavam muitas e muitas camas com pessoas onde a vida se manifestava pelo brilho de um só olho por exemplo. Saí de lá perguntando pra Deus, porque essas pessoas estão escondidas? E assim descobri que a gente escolhe o que é igual e esconde o que é diferente, pela forma...

 

Agradeço a Julia Prochnik que está terminando o curso de design, escolher ser monitora voluntaria, pois quer reforçar o que aprendeu em projeto com a rede pública de ensino, trabalhar com gente e não com objetos que são produzidos com materiais poluentes e mão de obra escrava. Gerando em mim reconhecer que esse é o caminho dos que estão chegando na Terra agora.

 

Agradeço ao Guilherme que já está há um ano no AEIOU e também está terminando o curso de design. Nesse tempo junto escolheu trabalhar com pessoas especiais e já está fazendo pós graduação com esse assunto. Gerando em mim reconhecer que nossa Sala de aula entre as árvores é um espaço vivo, heterotópico, assim como os manguezais estão para a Terra, são o berço dos seres que já nascem mais desenvolvidos, isso é, com maior possibilidade de estabelecer conexões. São os que vão nos substituir.

 

Agradeço descobrir que Luisa Massi é uma pessoa massia.  Sua presença, seu contato é amassiante. Sua delicadeza atenta e cuidadosa gerou muitas paixões em sala de aula. Sua surpreendente sensibilidade favorecia sua comunicação com alunos e professores. Gerou em mim agradecer esse seu talento e desejar que você possa continuar com a gente no próximo semestre. Assim como adoraria que vc pudesse também receber e amassiar as crianças das escolas na Feira do Desenho Vivo.

 

Agradeço a Fernanda Maçaira sua alegria contando que ia fazer em casa para comemorar os aniversários aquilo que ela estava aprendendo a fazer nas aulas de Desenho Vivo. Sabia de cor os ingredientes de tudo que ela adorava saborear, gerando em mim poder ousar em usar novas frutas e sementes para ampliar nosso repertório.

 

Agradeço ouvir da Roberta Stoliar  que ela não gosta de ser fotografada...Gerou em mim reconhecer sua sabedoria muito antiga, pois a cada vez que a sua imagem é captada, uma lâmina da sua vida é levada para fora de você.

 

Agradeço ao Luiz Felipe meu único apelido foi você quem me deu e que eu gosto de usar: Ana branquinha de neve. Agradeço também compartilhar sua alegria em viajar sozinho para encontrar com sua namorada Bia em São Paulo! Gerou em mim reconhecer que esse encontro, que aconteceu ano passado durante as aulas, tem gerado muita alegria nas duas famílias.

 

 

 

Agradeço ao Nicolas aceitar o meu convite para vir conviver com os especiais que estão chegando agora e que até 2025 eles serão 50% da população da Terra. Gerando em mim reconhecer que foi o melhor convite que eu poderia ter feito ao meu amigo que estava em turbulência e cheio de dúvidas!

Agradeço a Julia Taina sua atitude cooperativa e solidaria com o grupo. Sua atenção estava sempre atenta onde podia colaborar. Gerando em mim agradecer sua presença.