Fernanda Abranches  Gratidões 2018.1

 

De Fernanda para Fernanda Medina Maçaira

Agradeço à Fernanda ter me mostrado foto de uma boca enorme, cheia de dentes, na exposição Corpo a Corpo. Esse fato me fez olhar para sua boca e notar seus dentes novos, tão harmônicos com o seu rosto, e que ficaram prontos a tempo para seu aniversário.

___________________________________________________________________

De Fernanda para Maria Clara Saboya de Miranda

Agradeço à Cacá por me cobrar todos os dias a devolução dos trabalhos do ano passado, me fazendo pensar numa maneira de entregar na casa dela e conhecer onde mora. Percebi que ela valorizou seus trabalhos querendo tê-los novamente consigo, o que me deixou mais contente com o que venho propondo a eles.

 

 

De Fernanda para Manuela Merquior de Araujo

Agradeço à Manuela ter se envolvido nas discussões durante a exposição Corpo a Corpo, trazendo para nós seu conhecimento sobre audições de canto. Esse fato reiterou meu pensar e minha prática nas visitas mediadas que organizo, requerendo os saberes e experiências de cada um para as visitas serem de fato produtivas e saborosas para o grupo.

 

 

De Fernanda para Eneida Camanho Coelho

Agradeço à Eneida ter me dito, com sorriso no rosto, que uma das minhas aulas tinha sido muito difícil para ela, me fazendo perceber que a dificuldade de um pode ser a facilidade para o outro e que sua presença me coloca em constante pensar sobre a inclusão quando elaboro minhas aulas.

 

 

 

 

De Fernanda para Roberta Stoliar

Agradeço à Roberta pelas performances de bruxa e de química, me fazendo pensar que os alquimistas há muito tempo usavam ciência com magia e, como Roberta, agiu como uma alquimista juntando suas duas apresentações.

 

De Fernanda para Julia Tainá M Pereira

Agradeço à Julia Tainá ter trazido as referências e vivências com os indígenas da sua etnia Yawanawá, permitindo realizar uma aula rica em perguntas feitas pelos alunos. Essa oportunidade trazida pela Tainá me mobilizou propor trabalhos coletivos em que geramos, como os Yawanawá, noções de identidade e pertencimento de grupo.

 

 

De Fernanda para Arthur Assumpção

Agradeço ao Arthur ter me mostrado a forma de um morcego gerada pelo acúmulo de folhas na superfície da tenda da barraca, me fazendo pensar que as formas que encontramos ao caso são as formas que muitas vezes temos dentro de nós.

 

De Fernanda para Juju Bolshaw

Agradeço à Juju pelos vários cartões feitos com carinho, sempre me fazendo pensar na minha filha e nos desenhos que ela me dá. Esses gestos me fizeram escrever para minha mãe, pondo em relevo o quanto ela é importante para mim, assim como eu fazia quando criança.

 

 

De Fernanda para Luiz Felipe R Cardoso

Agradeço ao Luiz pela importância que dá ao seu corpo e pelos abraços apertados. Essa presença reforçou meu desejo em propor uma aula de performance, a qual Luiz se entregou de corpo e alma, mobilizando toda a turma do AEIOU.

 

De Fernanda para Julia Prochnik

Agradeço à Julia por suas perguntas, me fazendo pensar em meu percurso como estudante e profissional, me fazendo observar o quanto de Júlia tenho em mim, em meu desejo de ensinar e aprender.

 

De Fernanda para Luisa Massi

Agradeço à Luiza pelo seu sorriso sempre presente, mostrando o quanto ela se diverte como monitora do AEIOU, me fazendo reconhecer o meu bem-estar em todos os momentos como professora desse grupo querido.

 

De Fernanda para Guilherme Menezes

Agradeço ao Guilherme por suas risadas nervosas quando algum aluno o desconcerta, me fazendo pensar em como é positivo reagir com bom humor diante de que surpreende e é sabidamente amoroso.

 

De Fernanda para Nicolas Jordão

Agradeço ao Nicolas por sua presença silenciosa e participativa ao mesmo tempo, me fazendo perceber como sua aparição intensa permite estar na conversa dos alunos em sua ausência, integrando-o amorosamente no grupo.

 

De Fernanda para Marcela Carvalho

Agradeço à Marcela por enunciar sua gratidão à aluna Roberta durante a festa de encerramento. Os detalhes de sua narrativa deram dimensão da atenção ao movimento dessa aluna. Escutar Marcela gerou em mim a noção que eu precisava para elaborar novas gratidões daqui para frente.

 

De Fernanda para Ana Branco

Agradeço à Ana Branco por um dia ter mostrado a potência do JOGO DE PALAVRAS, gerando em mim a chance de propor método similar, pois coletivo, aos alunos do AEIOU. A partir desse método, todo o grupo produziu a frase que nos sintetizava naquele momento: “Integrar o amor com coragem, respeito e confiança, é o brilho e a união do AEIOU”.

 

 

De Fernanda para Jô Santos

Agradeço à Jô ter prontamente incorporado o movimento criado por Fernanda e Luiz durante minha aula. Acrescentando a participação de todos os alunos, com suas cangas, Jô mostrou como “oferecer” ao outro aquilo que é “seu”, possibilita ver a beleza de ideias combinadas.

 

De Fernanda para Dudu, Eduardo Andrade

Agradeço a Dudu ter ensinado a técnica do canudinho para os alunos fazerem suas máscaras. Esse módulo de papel, presente nas diferentes máscaras, foi o denominador comum entre os alunos, que levaram seu nome, “canudinho”, para nosso jogo de palavras. Isso me fez perceber como esse simples objeto foi meio de integração entre eles.

 

De Fernanda para Claudia Bolshaw

Agradeço à Claudia ter contado, em entrevista, a imagem criada por rapaz com microcefalia sobre a diferença entre deficiência e diversidade. O relato da Claudia me deu novo modo, a partir de alguém considerado “deficiente” pela sociedade, para explicar a visão do AEIOU sobre diversidade intelectual.