Bruno Guarita CONCLUSÃO 2016.1



Sou extremamente grato pelo que vivenciei neste semestre junto a todos vocês. A convivência com Biochip realmente transformou minha maneira de compreender o mundo. Estudei em um colégio, que apesar dos defeitos, me ensinou a questionar o conhecimento. Agora, com o Biochip, sinto que dei um passo adiante, para dentro de mim e em direção a vida. Sinto que num retorno à infância reaprendi a colocar na boca. A explorar os sabores do mundo e tatear suas formas. Assim me torno capaz de gerar meu próprio conhecimento. Valorizando o saber da experiência, que conecta e atualiza. O saber cientifico, tão hegemônico na vida moderna, isola, destrincha, analisa e em busca de uma verdade absoluta se distancia do que é essencial. Não creio que haja uma verdade absoluta. Não acredito em uma hierarquia entre saberes. Somos múltiplos e é desta mistura que confio que se faça a vida.

Biochip me ensinou o trabalho em grupo. À isto, sou absolutamente grato. Não há nada melhor do que cozinhar para o grupo. Não há nada melhor do que pertencer ao grupo. Trabalhar em conjunto e celebrar em conjunto. Esses rituais possuem enorme força. Força essa que pode ser intuída por sagrada. Neste tempo que passamos juntos compreendi que comer é um gesto de fé, um gesto de união e um ato de conexão. A opção pela alimentação viva é um ato político, um movimento de consciência e uma escolha pela vida.

Me comove, Ana, ver todo o espaço que você conquistou e a quantidade de vidas que foram e continuam sendo tocadas por seus movimentos. A simplicidade e singularidade do seu conhecimento é o que o torna tão necessário e repleto de encantamento. Me sinto totalmente grato pelos últimos meses. Seu trabalho é algo realmente inspirador para mim.

Muito obrigado à cada um de vocês.

À vida!

Agradecimentos das aulas de Biochip

Desenho com Cordas de Sisal
Quando entrei em sala a teia já estava montada. Todas as pessoas presentes estavam envolvidas pela trança de sisal. Observei o que acontecia e esperei que a corda chegasse até mim. Quando me integrei à rede passei a me sentir parte do todo. Pude perceber como minhas ações e movimentos interferiam no funcionamento, aparentemente caótico, daquele organismo, sem ter no entanto, força suficiente para alterar seu equilíbrio. É chegada a hora de caminhar. Nesse grande movimento se evidencia a necessidade de integração entre as forças individuais e a vontade do organismo como um todo. O ritmo da caminhada é determinado pelo grupo e por essa razão adquire um tempo absolutamente singular. É o mesmo ritmo de quem apreende a andar. Nesse processo conjunto desenvolvemos confiança na corda e uns nos outros. No momento do relaxamento já éramos um só organismo vivo. Depois de desatarmos os elos a ausência da corda salta à percepção. Resta a lembrança do pertencimento.

Desenho Com Cordas de Sisal em Grupo
Agradeço a corda de sisal Por permitir a rede Por admitir o elo Por implantar o grupo Agradeço ao grupo por dividir o esforço Por sustentar meu peso Por me confiar a queda de seu próprio corpo Agradeço ao outro

Desenho com Cenoura
Hoje atualizei meu conhecimento sobre forma e função. O velho debate, tão determinante na história do design, foi revisitado em sala sob uma perspectiva natural, integrada e verificável. O sabor das formas despertou em mim a compreensão de que o processo, ou seja, o rito de transformação, está intimamente conectado ao sabor. Ao se cortar a cenoura em pequenos cubos obtém-se uma consistência crocante já ao rala-la: um gosto doce. A forma carrega informação. É ela um rastro do crescimento da vida. E essa informação está disponível para ser acessada e atualizada a todo instante.

Ponto de Mutação
Agradeço ao filme Ponto de Mutação por apresentar visões esclarecedoras e complementares sobre a maneira que nossa sociedade se organiza. A troca de visões que ocorre no encontro entre um poeta, uma cientista e um politico permitem a construção de um panorama complexo para se compreender as questões que vem afligindo o mundo. Tudo está conectado e não há cura do todo pelas partes. Os problemas não existem isoladamente e tentar combate-los dessa maneira é ignorar o funcionamento da terra.

Desenho com Cordas de Rami em Duplas Agradeço a corda de rami por tornar visível a força do equilíbrio. Equilíbrio esse que se dá pela relação entre todas as coisas. E que se faz presente mesmo quando nos pensamos isolados. A corda rompeu diversas vezes. Demonstrando seus limites. E meus limites em relação a ela. No entanto, em sua transformação, mudou de tamanho e também de possibilidades. Em cada configuração apresentou desenhos próprios. Cenários singulares. Sou grato a corda de Rami por me mostrar a diversidade.

Desenho de Investigação com Fermentação Agradeço a experiência de hoje por evidenciar a vida e o tempo. As cores percorrem caminhos: do sol, à terra, ao fruto. Eu me sinto grato por ter trabalhado pelo grupo. Me sinto grato pelas cores vivas. E estou ansioso por acompanhar seus desenhos.

Reconhecimento dos Fermentados Hoje agradeço por todo o conhecimento novo que as aulas me possibilitaram. E também a todos os novos mundos que se abriram por conta dessas experiências. Agradeço a fermentação que ocorre naturalmente, dentro e fora de nosso corpo, nos alimentando e também a terra.

Camelos Também Choram
O filme demonstra os laços profundos e poderosos que ligam os seres humanos e os animais. Reforçando a ideia de rede e de integração.

Reconhecendo Argila
Agradeço a argila pelo retorno ao barro e as miudezas da terra. Foi muito gratificante me reencontrar com sensações tão intimas e ao mesmo tempo tão distantes. A textura e o cheiro do mangue ativaram minha memória de uma maneira muito especial. Gostaria de agradecer por suas histórias. É um verdadeiro privilégio poder frequentar as suas aulas. Por isso, sem dúvidas me sinto grato.

Desenho de Investigação com Pigmentos Vivos
Me sinto grato por ter descoberto o sabor das cores. Aprender o processo de extração de pigmentos vivos. A cor viva foi uma descoberta muito especial para mim. Me sinto grato também pela oportunidade de ouvir suas histórias e assistir de perto essa sua maneira tão bonita e particular de lidar com a vida e transmitir conhecimento. Muito obrigado.

Desenho de Investigação com Desidratação de Sementes Germinadas
Me sinto grato por tomar conhecimento do processo de germinação. Sou grato por ter plantado na terra e pelas sementes terem crescido. Sou extremamente grato pela transformação, dentro e fora de mim.

La Belle Verte de Coline Serreau
Observar o mundo sob uma perspectiva tão afastada permitiu que eu enxergasse nossos hábitos sob um viés mais critico e até mesmo com relativa estranheza. Sou grato por essa reorganização de valores.

A Dança das Sementes
O vídeo A dança das Sementes expõe a questão da substituição das variedades locais por sementes selecionadas. Além de expor também os interesses econômicos que estão por de trás da produção de adubos e agrotóxicos. São as sementes que determinam os tipos de insumo para cada plantação, portanto, afim de vender pacotes tecnológicos, as empresas do setor privado necessitam controlar também a produção de sementes. A substituição das variedades locais por sementes selecionadas afeta principalmente a biodiversidade.

Futuro Roubado
O documentário da BBC apresenta estudos sobre a desmasculinização de algumas espécies em ambientes onde ocorre elevado nível de exposição ao estrogênio. Cientistas analisam a diminuição na produção de espermatozoides em homens adultos em relação a alguns anos atrás. A intensa exposição ao estrogênio, as mudanças ocorridas na alimentação, o uso do DDTs e outros agrotóxicos acarretam uma série de consequências para a saúde da espécie humana e de toda a vida do planeta, em especial em relação a fertilidade.

Reconhecendo a Terra no Processo de Compostagem
Sou verdadeiramente grato pela aula de reconhecimento da terra. Foi muito lindo ver a metamorfose que acontece no processo de compostagem. Enxergar de perto a transformação da vida e notar algumas das características dessa constante mudança. Com a passagem do tempo os grãos de terra se tornam cada vez menores, assim como os insetos, larvas e bactérias. A vida tende a uma simplificação de si mesma.

Desenho de Investigação com Frutas
Sou muito grato pelo desenho com frutas. Me sinto grato por suas cores, texturas e sabores. Essa nova maneira de pensar uma composição transforma tanto meu olhar quanto minha percepção.

Super Size Me
O documentário super Size Me, do americano Morgan Spurlock demonstra os efeitos para o corpo humano da alimentação a base de fast foods. Os conservantes presentes nesse tipo de alimento tem enorme consequência para a saúde humana. Como resultado de uma alimentação composta apenas por produtos alimentícios da rede McDonnalds durante o período de um mês, o cineasta de 32 anos ganhou 11 quilos, teve aumento de 13% de sua massa corporal, aumentou seu colesterol para 230 mg/dl, além de ter tido mudanças de humor, disfunção sexual e acumulação de gordura no fígado. O filme ilustra bem a quantidade de veneno que consumimos em nosso modelo de sociedade atual.

Reconhecendo Areias
Sou extremamente grato ao exercício que fizemos com a areia. Momentos de brincadeira como esse são também momentos de expressão e reconexão. A areia revelou desenhos em minha mão, quase como mapas da trajetória de meus gestos. Enquanto brincava com ela experimentei instantes de extrema concentração mas também de puro fluxo. Desenhando e redesenhando. Me apegando e desapegando. A areia me mostrou novos desenhos.

Apresentação da Bibliografia
Essa foi uma de minhas aulas preferidas. Adorei conhecer a história por trás de cada uma das referências que compõem o curso e todo esse pensamento. A oração do estudante me tocou profundamente e com certeza são versos que levarei para sempre comigo.

Preparação para Prova
Na preparação para a prova o clima já era de celebração. Todos completamente envolvidos com o que iam levar para o dia da festa. Isso demonstra uma enorme discrepância em relação as outras matérias. Não há nem de perto tanto envolvimento e muito menos o clima de celebração.

Festa da Prova
Infelizmente não estive presente na festa da prova. Não pude comparecer a essa grande celebração final. Entretanto, como não podia ser diferente, ainda assim tenho agradecimentos a fazer por esse dia. Primeiro, sou grato por ele existir, quero dizer com isso, que me alegra muito ver esse tipo de avaliação em um ambiente como a PUC. Também me sinto grato, Ana, por você ter lido o texto que escrevi para esse momento de encerramento. Gostaria de agradecer por suas palavras, pois com seu apoio é muito mais fácil me permitir ser bobo. Obrigado por um semestre tão rico e tão especial.