Carolina Miller CONCLUSÃO 2016.1



Redes:

Senti que os desenhos formados pela rede foram mudando como se fossem novas ideias. Formar a rede e entrar em equilíbrio dentro dela precisou da confiança de todos juntos. Achei que seria complicado entrar em outra rede mas na verdade não foi e todos se ajudaram, quando as redes se juntaram foi formado um novo desenho.

Foi triste ver a rede se desfazendo, é preciso todos os componentes para que ela se mantenha viva, quando as pessoas foram saindo ela foi se afrouxando e assim não era possível mais ter confiança.

Quero estar sempre em rede, um apoiando o outro e todos em equilíbrio juntos.

Agradeço à rede por me fazer sentir parte importante e necessário dentro de um grupo onde todos se ajudam.

Redes aula 2:

- fase entrar na rede: senti um estranhamento e medo de estar enrolada com outras pessoas

- fase caminhar: senti vontade de sair da rede por falta de confiança nos outros, e ao mesmo tempo calma por entrar em um ritmo que eu nunca fico.

- fase roda: senti conforto e não senti mais medo. Aconchego e paz!

Agradeço à corda por me fazer sentir parte de um grupo. Me senti parte de um conjunto onde todos se sustentam e se suportam. Me deu calma para caminhar com outros e paciência para entender que cada um tem seu ritmo e juntos construímos um novo ritmo. Senti paz!

Argila:

Eu agradeço à argila pelo fato de ter me conectado com a natureza no meio do caos da cidade. Por ter grudado na minha mão como se estivesse me apoiando e se apegando. Por ter deixado eu marcar meus dedos, deixando minha marca na terra. Desapegar do "sujo".

Cortes com cenoura:

Eu agradeço ao brigadeiro de cenoura por me despertar sabores que eu não sabia que seria possível com a cenoura. É doce e fácil de comer, foi uma descoberta incrível. Gerou em mim vontade de comer várias vezes esse brigadeiro e de ensinar à minha irmã mais nova como fazer também. Eu agradeço à colher que estava no estojo que me ensinou a fazer um formato com a cenoura que eu não conhecia e é diferente de morder.

Fermentação:

Agradeço à soja por me mostrar que não existe apenas um modo de comer alimentos, achei incrível a textura que ficou depois que a Ana bateu a soja no liquidificador. Agradeço também ao pote que guardou o repolho e a cenoura, ele unia todos os elementos juntos, achei que o desenho sairia de uma forma e surpreendentemente saiu de um jeito melhor, não planejado! Me gerou surpresa.

Eu agradeço à simplicidade dos alimentos e dos modos de preparar eles. Pelo fato de me encantar cada vez mais e perceber que posso me alimentar bem com poucos ingredientes e ferramentas. Me gerou muita gratidão.

Eu agradeço ao filme Ponto de Mutação, por me mostrar que muitas pessoas também desacreditam no modo que a sociedade foi construída e que podemos sim fazer algo para mudar o futuro, começando de dentro pra fora.

conclusão do curso:

Bom, primeiramente, eu levei um choque de realidade, desde a primeira aula no auditório que você fez a palestra de iniciação do curso, eu não enxergava muitos defeitos do mundo que você me mostrou, e isso foi transformador pra mim. De uma forma muito positiva.
Senti um alivio enorme entendendo como os alimentos afetam o meu corpo e em como posso me tratar bem, me alimentando bem. E foi muito importante não só pra mim, mas para a minha mãe, que se formou em gastronomia e trabalha com isso há muitos anos. Eu chegava em casa de noite e contava pra ela sobre todas as aulas, no inicio ela questionava muito e depois começou a entender que existem várias formas de encarar a gastronomia, e está interessada em participar do curso semestre que vem!
Suas aulas foram um respiro na minha semana agitada e conturbada, cheia de afazeres e prazos, quando eu entrava na tenda, sentia que o tempo passava mais devagar e que eu podia respirar com calma.


Ana, o curso de Biochip foi muito importante pra mim, mudou minha forma de ver a vida como um todo, como um ciclo, e que podemos fazer dela como a gente quiser, sem tabus.
Gostaria de agradecer principalmente pela aula de compostagem, eu sempre senti muito medo da morte, como algo que é um fim. Essa aula me mostrou que a morte é apenas o começo de uma nova vida, eu fiquei perplexa quando vi a terra se transformando e os bichos também. Agradeço com todo o meu coração por essa aula.

Gostaria de agradecer também, em especial à aula da argila. Senti uma ligação com aquela terra, toda a energia dela, todas as marcas, a história.

Desculpe pela minha falta na festa da prova, mas rolou comida viva aqui em casa no domingo, minha irmã e minha mãe adoraram!
Espero que seus próximos alunos também fiquem tocados tanto quanto eu fiquei pelo processo, totalmente enriquecedor para a minha vida.

Boas férias e muito obrigada.
Carolina