Larissa Khun Carneiro CONCLUSÃO 2017.1



LARISSA CARNEIRO

Gratidões

Data: 09/03/2017

Desenhando com cordas de sisal em grupo

Eu agradeço a corda de sisal, pelo fato de me proporcionar a oportunidade de conhecer pessoas novas e trabalharmos juntos. Que gerou em mim consciência do todo que me cerca, onde pude apoiar e ser apoiada.

Data: 14/03/2017

Desenhando com cordas de sisal em 4 grupos

Eu agradeço a corda de sisal, pelo fato de me servir de apoio, sustentação e conforto. Que gerou em mim a sabedoria em que quando se ouve e se deixa levar podemos ser mais receptivos, elevando a nossa confiança.

Data: 16/03/2017

Desenho de investigação com cenoura

Eu agradeço a cenoura, pelo fato de ser agradável ao meu olhar com a sua bela cor. Que gerou em mim o encantamento de algo tão vivaz.

Data: 23/03/2017

Filme: Ponto de mutação- B. Capra

Eu agradeço ao filme seus atores e autor, pelo fato de me abrir os olhos ao que me era vendado. Que gerou em mim o conhecimento do novo, aprendendo que não devemos nos limitar as “caixinhas” que nos cercam.

Data: 28/03/2017

Desenho de investigação com fermentação

Eu agradeço ao repolho e a cenoura e a soja, pelo fato de me propiciar novas experimentações. Que gerou em mim novas descobertas, e novas possibilidades de conhecimento do invisível.

Data: 30/03/2017

Reconhecimento dos fermentados

Eu agradeço ao tomate, a cebola, a cebolinha, a cenoura, ao repolho, a soja, aos legumes oferecidos pela Mãe Terra para nos alimentar, pelo fato de nos nutrir e permitir que os utilizemos para o melhor funcionamento de nossas “bichinhos/células”. Que gerou em mim a apreciação dos mínimos onde pude ver que o que temos não pode ser controlado.

Data: 06/04/2017

Camelos também Chorão

Eu agradeço a Deus por me permitir ver toda a imensidão e toda beleza que sua natureza nos traz, sendo tão grandioso o milagre da vida, propiciando para mim a alegria e a gratidão da simplicidade.

Data: 11/04/2017

Desenho de investigação com pigmentos vivos

Agradeço Abóbora, ao inhame, ao repolho e a beterraba por me propiciar novas experiências gustativas, olfativas e nutricionais, que me gerou saciedade conhecimento e lembranças. Sou grata a Ana por todo o conhecimento e experiência.

Data: 18/04/2017

Desenho de investigação com desidratação de semente germinadas

Eu agradeço a aveia por permitir que a transformemos para várias utilizações nos saudando com a nossa nutrição. Por me permitir o encantamento pelas suas variadas formas, que gerou em mim um estado de meditação alcançando conhecimento no processo de transformação das coisas.

Data: 25/04/2017

Desenho de investigação com desidratação de raízes

Eu agradeço ao aipim por ser uma raiz com várias possibilidades de utilização. Agradeço ao seu leite, a sua farinha e a sua tapioca que me propiciou experiências táteis e olfativas.

Data: 02/05/2017

Desenho de investigação com clorofila

Eu agradeço a natureza as sementes e o tempo pelo poder de germinação para assim agraciar toda a vitalidade da Terra, esta que é a nossa Mãe. Que gerou em mim e, experiências táteis, gustativas e até estranhamento.

Data:09/05/2017

Desenho de investigação com alteração de temperatura

Eu agradeço aos amornados, por trazer conforto e acolhimento, gerando em mim a sensação de estar sendo abraçada por todos os ingredientes presentes.

11/05/17 - Reconhecendo areias

Eu agradeço a areia por me acarinhar, ao mesmo tempo que és áspera e suave. Trouxe para mim lembranças infantis, onde a praia me divertia, me trazia paz. Agradeço por relaxar ao manipular a areia.

16/05/17 – Reconhecendo a terra no processo de compostagem

Eu agradeço a Mãe Terra por nos permitir visualizar através deste experimento as transformações, os processos, além da capacidade de entender que somos feitos de milhões de bichinhos e o que comemos que nos constitui. Perceber como podemos deixar nossas cascas para trás e nos renovar.

23/05/17 – Desenho de investigação com manutenção de temperatura

Eu agradeço aos amornados, aqueles que trazem conforto nos dias frios, que nos trás as lembranças olfativas e gustativas da infância. Podemos comer um risoto com todas as características de algo cozido porém VIVO.

30/05/17 – Desenho de investigação com frutas

Agradeço as cores, aos sabores e ao frescor das frutas. Sou grata pela beleza desenhada e expressa em uma tela em branco, sou grata a coletividade para a formação de nossa mandala, podendo unir sabores, texturas e cores.

01/06/17 – Apresentação da sala de aula entre as árvores e bibliografia

Agradeço a todo conhecimento e ignorância contido em nossa humanidade, agradeço a oportunidade de sermos abertos a novas lógicas, somos esponjas quando queremos, somos impermeáveis quando usamos do “já sei”, logo agradeço por me permitir estar esponja. Agradeço àqueles que possuem a escrita, permitindo passarmos todo conhecimento existente.

Ana,

Agradeço a oportunidade de me reconectar a minha criança, relembrar que meu inicio se fez na roça em contato com a Terra, agradeço por me sentir pertencente ao espaço que ocupo, por saber que na terra existem pessoas com o mesmo ideal que possuo, onde a conexão com o divino esta nas pequenas coisas e na apreciação desta, como você mesma disse devemos nos encantar e o que nos encanta nos forma, somos feitos dos mesmo componentes da criação.

Te agradeço por ser tão altruísta, seus conhecimentos me encheram de tanta alegria, energia e paz. Sou grata por eu ter me permitido assistir suas aulas. Comemoro e sinto tristeza por ter apenas pego sua matéria no final de meu curso, primeiro por ter fechado com chave de ouro minha vida acadêmica e me sinto triste por não a ter lhe conhecido mais breve. Despeço me com muito afeto e deixo-lhe a prece que me acompanhou em minha jornada.

Prece de Cáritas

Deus nosso Pai,
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus ,
dai ao viajante a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai ,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus ,
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus ,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.