Nicos Jordão Cortes CONCLUSÃO 2017.1



2017.1 – Agradecimentos

Nicolas Jordão Cortez 1213058

09/03 – Agradeço a corda de sisal pelo fato de me fazer sentir conectado a pessoas desconhecidas e confiar nesta rede de pessoas a ponto de sustentar meu corpo junto a elas. Gerando em mim mais vontade de me conectar com pessoas desconhecidas e conhecer pessoas novas.

14/03 - Eu agradeço a corda de sisal por me mostrar como todos nós estamos em rede e esta rede é fundamental para a nossa existência. Gerando em mim um conforto por confiar em outros seres e alegria de ter outros confiando em mim. Além disso, me mostrou como é possível juntar redes diferentes e mesmo assim atingir equilíbrio.

21/03 – Agradeço a corda de rami por me mostrar como é possível se conectar as pessoas e sentir seus movimentos até mesmo em pares é possível se conectar a gerar confiança. Gerando em mim um sentimento de liberdade mesmo estando amarrado a outra pessoa, é a liberdade que a teia promove.

23/03 - Agradeço pelo filme “Ponto de Mutação” por me mostrar a importância do observador e objeto e como todos os conceitos que envolvem o universo dependem do observador. Gerando em mim vontade de apreciar o coletivo e as diferentes opiniões e visões do mundo.

28/03 – Eu agradeço a cenoura, ao repolho roxo e ao repolho branco pelo fato de me permitirem criar um desenho vivo em um ambiente de cooperação que me fez sentir o poder das cores presentes na natureza e a minha habilidade de criar com elas.

30/03 – Eu agradeço a soja, cenoura, repolho roxo e branco, cebolinha e açafrão por gerarem em mim o conhecimento de novos sabores, novas cores em forma de alimento que fazem parte do meu corpo agora. Pelo fato de agora tomar conhecimento que sou composto por vários corpos vivos. No desenho de hoje senti o fermentado que gerou em mim uma sensação vibrante.

06/04 –Eu Agradeço ao filme “Camelos também choram ” por me mostrar a realidade de um povo que eu não conheço e por me fazer sentir as emoções dos camelos. Gerou em mim um sentimento muito forte na cena em que o camelo dá a luz, uma sensação inexplicável de um momento mágico da natureza.

18/04 – Agradeço ao trigo, a aveia, ao alho, a água, ao ar e a luz pelo fato de serem capazes de me ensinar como fazer pão sem cozinhar e utilizando aparelhos antigos os quais transmitem energia para a comida e de como os elementos do nosso planeta são absorvidos pela comida e transmitidos para o nosso corpo quando ingeridos.

20/04 – Agradeço ao filme “La Belle Verte” por me mostrar que existem outras pessoas como os responsáveis pelo filme que acreditam que seres mais evoluídos não agem como o ser humano age e prega como evolução, seres mais evoluídos levam a vida de maneira mais leve, menos competitiva e mais cooperativa.

25/04 – Eu agradeço ao aipim por me mostrar a sua casca que de maneira simples pode ser descascada e o por me mostrar a sua água interna. Que gerou em mim alegria de poder beber essa água gerada pelo aipim.

02/05 – Eu agradeço a couve, hortelã, girassol e trigo por me mostrarem os diferentes tons de verde presentes na natureza que muitas vezes eu não percebia as suas diferenças e singularidades. Isso gerou em mim uma alegria pois eu produzi o trigo que tomei em forma de suco na aula me dando força pois sei que sou capaz de produzir meu próprio alimento como as arvores fazem.

04/05 – Agradeço ao filme “futuro roubado” pelo fato de me mostrar todos os males comprovados cientificamente que os agrotóxicos são responsáveis.

09/05 – Agradeço a batata, cebola, pimentão, alho poro, maça, aveia, agrião, brócolis por permitirem que eu experimentasse novos sabores completamente diferentes daqueles que eu conhecia e por me mostrar como a maça tem textura parecida com a batata e o design dos pedaços afeta a memória afetiva afetando assim o sabor.

A Beleza dos Paradoxos

1- Introdução

Por eu ter uma mente lógica e analítica, características estas provenientes do meio em que vivo, inicialmente eu não fui bem sucedido ao encarar paradoxos que surgiam em minha vida. Vivo em um tempo que, a ciência busca desvendar todos os mistérios da realidade, e para atingir tal objetivo ela utiliza dados estatísticos e fórmulas para encontrar um caminho que encontre um número exato, certo ou errado, sim ou não, 0 ou 1 e no pior dos casos uma porcentagem.

O objetivo deste texto é a contemplação dos paradoxos, aquilo que não é possível aceitar logicamente, pois o seu conteúdo se baseia em ideias opostas que não podem existir juntas. No entanto paradoxos existem no nosso dia a dia, este texto mostra a beleza de alguns, para assim, entrarmos em harmonia com estes fantasmas contraditórios e atingirmos maior consciência e paz interior.

2- O que é paradoxo?

Segundo o google paradoxo é:

1. pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.

2. aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.

"pregar o amor e espancar os filhos é um p."

3. lóg raciocínio aparentemente bem fundamentado e coerente, embora

esconda contradições decorrentes de uma análise insatisfatória de sua estrutura interna

Origem

⊙ ETIM gr. parádoksos,os,on 'estranho, bizarro, extraordinário', pelo lat.paradōxon,i 'id.'

Por este motivo os exemplos que seguem podem parecer confusos ou sem nexo, a princípio, pois devem ser entendidos através de experiências pessoais e não de forma lógica.

3 - Unidade do plural

“Unidade do plural” é o nome que eu dei para um paradoxo que percebi refletindo sobre as minhas experiências de vida e observando o mundo. Esta sutil contradição quando é percebida e aceita pode ser incorporada e trazer uma paz interior imensurável.

Algo plural é aquilo que consiste em, refere-se a ou contém mais de um. Plural é sinônimo de variado e múltiplo. Então, me deparo com palavras da língua portuguesa que estão na sua forma plural que com uma única palavra definem muitos, como: pessoas, animais, bonitos, feios, inteligentes, artísticos, incapacitados, loucos, seres humanos, negros, homens, mulheres e por aí vai. Esta capacidade de englobar muitos em apenas uma única palavra é uma característica da “unidade do plural”.

Uma questão relacionada à esta generalização em uma palavra é que perdemos atributos singulares de cada integrante do grupo. Por exemplo, ao tratarmos todos os seres humanos apenas com esta palavra não haveria diferença entre eles, não existiria beleza, todos seríamos iguais, sem graça. Se levarmos a generalização ao extremo, o sistema solar poderia se resumir talvez a uma palavra, “massa” ou matéria, pois segundo Einstein E=mc2 . No entanto, existe o buraco negro que não possuiu matéria, então o espaço é um paradoxo(matéria e não matéria) e portanto relativo.

Por outro lado esta generalização é que nos faz sermos capazes de exercer os direitos humanos, a democracia, a consciência e o respeito. Quando tomamos consciência de que podemos ser representados em uma mesma palavra. Humanos, cidadãos, seres vivos.

A “unidade plural” quando não compreendida pode gerar em guerras. Um ser humano deve entender que participa de muitos plurais únicos como: mulheres ou homens e ambos são do conjunto humanos.

A “unidade do plural” também pode ser vista em termos da teoria dos conjuntos da matemática que aprendemos na escola, um círculo representa os conjuntos e cada indivíduo um ponto do conjunto. Podemos participar de vários conjuntos formando um grande conjunto que engloba todos. Ao mesmo tempo podemos ter vários subconjuntos dentro de nós, os pontos. Assim nos tornamos um conjunto que engloba muitos subconjuntos. Isso nos leva a um loop infinito nos dois sentidos, externo e interno. A aceitação desses infinitos é que leva a paz interior e não pode ser feita de forma lógica ou analitica.

Portanto, a beleza da “unidade plural” pode ser resumida em aceitar as suas qualidades valorizando o poder do seu “eu” único e ao mesmo tempo aceitar que você é igual a todos ou a tudo, harmoniosamente.