Gratidões de Leo Santiago Monteiro


Aula - Dinamica com Cenoura

Na aula de hoje, fizemos uma dinâmica com cenouras. Descobrimos que é possível fazer brigadeiro de cenoura através de pequenos pedaços, que ficam bem mais doces. Aprendemos que a parte mais nutritiva da cenoura é a junção entre o cabo, que se conecta com o ar, e a parte embaixo da terra. Agradeço ao aprendizado da aula e das reflexões sobre uma alimentação mais saudável em que todo o alimento é aproveitado.

Aula - Ponto de Mutação

Assistimos hoje o filme Ponto de Mutação, que mostra o debate entre um politico, um poeta e uma cientista sobre a sociedade em que vivemos e a relatividade das coisas. O filme, apesar de muito complexo, me ensinou sobre a conexão de todos nós no planeta. Sou muito grato por ter visto esse filme com uma turma tão mente aberta e com bom senso critico.

02/04/2019

Agradeço à aula de hoje e a professora por me fazer pensar a forma como vemos as relações de vida na terra e a nossa alimentação. Descobri que a maioria dos alimentos disponíveis em nosso dia a dia sofrem um processo de acidificação que retira seu valor nutritivo. A quantidade de veneno que ingerimos diariamente, além de assustadora, é perigosa. Portanto, apenas estar ciente desse fato já foi um grande aprendizado para mim, que buscarei uma dieta mais saudável não só para mim mas também para o planeta.

16/04/2019

Agradeço a aula de hoje, por ter aprendido a procurar por alimentos vivos e sobre a importância de santificar meu corpo e ao outro. Agradeço também pelo aprendizado sobre a fabricação do meu próprio pão, feito de semente de amendoim e aveia germinadas. Agradeço também a professora e à turma pela troca de energia e agradeço aos anjos da agua, do sol e da terra pelo preparo do pão que preparemos na próxima aula.

25/04/2019

Eu agradeço a aula de hoje, ao filme que assistimos e ao pão que comemos. Acredito que, assim como no filme precisamos nos desconectar dessa sociedade doente e voltarmos às nossas raízes. Existem muitas regras sociais que, se analizarmos, não fazem sentido. Não precisamos agradar à todos ou viver tão corridamente. Devemos ser mais humanos e mais conectados com a natureza. Comer o pão no final foi uma forma de concretizar esse pensamento e, por isso, sou grato.

30/04/2019

Na aula de hoje, fizemos queijo a partir de grão de soja germinado. Ralamos repolho roxo, branco e cenoura e colocamos num pote para viver o processo de fermentação. Agradeço à professora por ter ensinado sobre tal processo, o que me permitiu descobrir novas formas de produzir comida viva, sustentável e gostosa. Levei o pote para casa e estou muito ansioso para provar na próxima aula.

02/05/2019

Agradeço à aula de hoje pelo alimento que comemos, por ter aprendido a fazer arte com comida, aprendido a pintar usando o tomate, queijo de soja, cebolinha, aipo, cebola roxa e maça. Por ter aprendido a importância dos sonhos e por ter cantado e compartilhado conhecimento com meus colegas.

16/05/2019

Acredito que essa foi a aula mais interessante do curso. Tivemos a chance de ver os diferentes estágios de decomposição da terra. Percebemos como a natureza evolui e se transforma. Como no início os seres decompositores, como papa-defuntos, vão ficando gradativamente menores.

Agradeço à professora por nos ensinar mais sobre o ciclo da vida e entender que a morte, faz parte desse ciclo.

28/05/2019

Agradeço à aula de hoje pelo saborosíssimo risoto que comemos, feito de feno grego – que gruda o cheiro na pele por dias! Foi uma aula sobre como existem formas de enganar nossos sentidos, que estão acostumados com alimentos cremosos. Esse prato é a prova de que o crudivorismo pode ser incrivelmente saboroso também.

Agradeço pela energia da turma que está cada vez mais unida. Com certeza introduzirei essa receita aos meus amigos e família.

30/05/2019

Na aula de hoje realizamos arte com frutas. Foi uma mistura de diversão com culinária e foi uma experiência incrível. Tive a chance de montar duas mandalas e oferece-las aos meus colegas. Uma das partes mais emocionantes de todo o curso foi juntar o trabalho de todo mundo na mesa e ver o quão bonito aquilo se tornava.

Obrigado à turma por compartilhar essa experiência tão única.

11/06/2019

Na aula de hoje, realizamos meditação com conchas. Gostaria de agradecer à professora por dar esse espaço de 2h do dia para refletir e relembrar momentos. Relaxar dessa rotina corrida de trabalho provas e afazeres.

Ouvir a concha e tocar na areia nos remetem aos meus primitivos instintos bucólicos dos quais a rotina na cidade nos faz esquecer.

18/06/2019

Agradeço à aula de hoje pela última confraternização da turma, fechando a aula com chave de ouro, comendo essa maravilhosa canjica viva, feita de coco e banana. Essa aula me ensinou muita coisa e me fez conhecer pessoas maravilhosas. Agradeço à professora por proporcionar um curso tão interessante e relaxante com tantos ensinamentos sobre as relações da vida e saúde.

Agradecimento final:

Quando me matriculei em Biochip não sabia exatamente o que esperar. Sou aluno de economia e não é comum alunos do meu curso cursarem essa matéria, no entanto, sempre ouvi de colegas de outros cursos dizendo o quão interessante e agregadora essa matéria era e, por isso resolvi tentar também. Eles não poderiam estar mais certos.

Fazer Biochip foi uma das experiências mais ímpares da minha vida acadêmica pois tive a chance de sair da minha zona de conforto, conhecer gente e pensamentos diferentes. Aprender sobre o crudivorismo, sobre a natureza e sobre a vida. Acima de tudo entender como a forma como nos relacionamos com a natureza está intrinsicamente ligada com nossa saúde. Só tenho a agradecer a professora Ana por criar esse espaço acolhedor e por dedicar seu tempo a ensinar nós alunos com tanto carinho. Nunca esquecerei dessa aula.