Gratidões de Nathalia do Nascimento


14/03/2019 - Aula: Desenhando com cordas de sisal em grupo

O trabalho feito em grupo com a corda de sisal foi bastante especial. Poder viver esta experiência de confiança, de união e colaboratividade foi especial. Se fosse possível destacar palavras que esta atividade me remeteu seriam: conexão, força e confiança.

11/04/2019 - Aula: Desenho de investigação com a cenoura

Agradeço a cenoura pelo ensinamento do dia de hoje. Poder descobrir que um alimento que está no nosso dia a dia traz consigo tantas possibilidades de formatos e experiências de sabores foi algo diferente. Aprender que seu sabor pode alterar de acordo com a forma a qual nós trabalhamos/ cortamos este alimento foi uma experiência enriquecedora.

26/03/2019 - Filme: Ponto de Mutação

Agradeço ao filme “Ponto de Mutação” pelo aprendizado de hoje. O filme trouxe para mim uma nova perspectiva de temas que temos algum conhecemos. Foi muito interessante ver e compreender no filme a importância de estarmos sempre abertos a outros pontos de vistas e novos conhecimentos. A vida é isso, aprendizado. Outro fator que me chamou atenção no filme foi a questão do saber como um poder. Saber é poder, mas não é um poder de sobreposição, de menosprezo do outro. É algo que engrandece interiormente.

28/03/2019 - Aula: Desenhando com cordas de sisal em duplas

Esta atividade com ela gerou em um sentimentos de confiança, amizade e companheirismo. Pude com ela aprender e relembrar que temos sempre um amigo, um ponto do outro lado a qual podemos nos apoiar e confiar. Agradeço também pela felicidade e pela descoberta dos movimentos realizados no momento individual da atividade. Este momento foi de puro aprendizado sobre meu corpo, sobre limitações. Senti-me como uma criança novamente descobrindo novas posições e possibilidades neste vasto universo. Esta parte do encontro me fez perceber ,mais uma vez, que é preciso confiança e tentativas para aprendermos cada vez mais sobre si e os outros. Agradeço a corda de sisal pelo ensinamento deste dia.

04/04/2019 - Aula: Filme - Os camelos também choram

Agradeço a oportunidade de assistir ao filme “Os camelos também choram” pois trouxe muito aprendizado. Com o filme tive conhecimento de uma nova cultura e de novos costumes. Através da perspectiva dos mongóis soube da possibilidade de um zodíaco diferente do que conhecemos e além disso compreendemos as características do camelo, que seria um pouco de cada animal do zodíaco que conhecemos no nosso dia a dia. O filme também me apresentou uma nova perspectiva sobre os animais e seus sentimentos, que assim como nós sofrem, choram, sentem.

16/04 - Aula: Desenho de investigação com desidratação de sementes germinadas

Agradeço a aveia e o amendoim pelo aprendizado deste dia. Estas duas sementes me apresentaram uma nova possibilidade de ingeri-los e também aprender sobre um novo e delicioso perfume que esta mistura nos possibilitou sentir. Poder trabalhar com o moedor, algo que nunca havia feito, junto com os colegas e na presença de convidados especiais, as crianças, foi enriquecedor. Me senti como os pequenos diante dessa novidade. Poder amassar meu próprio “pão”, trabalhar o meu próprio alimento, gerou em mim um momento de grande felicidade e gratidão. Particularmente um grande apreço pela culinária, apesar de não ter tal dom para trabalhar na mesma, e esta atividade me trouxe um pouco da experiência que vejo nos canais que assisto. Gratidão aos cereais e as oleaginosas que hoje conheci e os percebi com outros olhos.

25/04/2019 - Aula: Filme - La Belle Verte de Coline Serreau

Agradeço ao filme “La Belle verte de Coline Serreau” pelo desconforto que me causou neste dia. Poder ver nosso planeta e nossas atitudes de uma outra perspectiva, trouxe uma grande reflexão sobre aonde iremos chegar se continuarmos seguindo por este caminho que temos trilhado. O filme também me trouxe outras reflexões como: - Sobre ser evoluído. Será mesmo que estamos tão à frente quanto pensávamos? E sobre a vida: Por que vivemos aparentemente tão “bem” neste mundo tão afastado de tudo? Por que buscamos sempre mais e mais e mais ? O que podemos fazer para mudar todo este cenário?

30/04/2019 - Aula: Desenho de investigação com desidratação de raízes

Agradeço pela oportunidade de trabalhar com um alimento a qual não tenho muita afeição , o repolho. Poder pegar, ralar e depois desenhar com repolhos e cenouras foi uma experiência nova e que abriu possibilidades visuais e até mesmo gustativas.

07/05/2019 - Aula: Reconhecendo areias

“Sentir; Entender; Compreender; Reconhecer; Aprender;” Esta frase exposta no varal da aula concretiza em apenas cinco palavras toda experiência vivida neste dia. Agradeço a areia pelo ensinamento e sentimento de hoje. Esta conexão gerou em mim momentos de paz, tranquilidade e reflexão. A felicidade sentida em cada toque me fez compreender que mesmo nas pequenas coisas somos capaz de transformar a forma, o desenho, a sensação, todo aquele universo que estamos inseridos. O aprendizado deste dia foi realmente especial. Durante a atividade recordei-me de momentos da infância a qual brincava com areia durante dos passeios na praia e na praça próximo aonde eu morava. Obrigada areia e pasta de apoio por junto comigo terem criado um universo vasto de sensações, lembranças, percepções e principalmente pela calmaria neste dia tão agitado.

09/05/2019 - Aula: Desenho de investigação com desidratação de raízes

A atividade realizada nesta aula trouxe a tona uma memória afetiva muito forte. A mandioca é um dos alimentos que meu avô fazia o plantio em seu sítio, infelizmente hoje já com 96 anos, ele não pratica mais esta atividade que lhe dava tanto prazer. Mas poder trabalhar com tal alimento me fez sentir e lembrar destes momentos de felicidade desta pessoa tão querida. O trabalho de descascar, ralar e retirar a água presente na comida através do trabalho em dupla com um pedaço de filó foi muito interessante e um momento de muita descoberta. Ver o alimento ralado em um estado se “transformar” em uma farinha foi algo realmente novo.

16/05/2019 - Aula: Reconhecendo a terra no processo de compostagem

Agradeço a oportunidade de ter assistido esta aula pelo grande conhecimento que adquiri. Poder observar as fases da vida de maneira tão clara e diferente foi bastante importante para compreender que estamos em constante transformação e que a vida não acaba, ela apenas se transforma. A vida é eterna. Todos ou pelo menos a maioria de nós tem uma percepção “pesada” sobre a morte. Poder ver que após partirmos deste plano uma nova vida nasce, trouxe para mim uma outra perspectiva sobre este momento de tanta tristeza. Observar seres tão pequenos fazendo tantas mudanças, me fez notar também que a vida é isso, ela é mudança e que podemos mudar e sermos a cada dia alguém mais evoluído.

23/05/2019 - Aula: Desenho de investigação com manutenção de temperatura

Agradeço a aula de investigação com a manutenção da temperatura por me dar a oportunidade de experimentar alimentos a qual não tenho hábito de comer. Esta aula também me trouxe um outro aprendizado que é a forma de aquecimento da sopa, onde usamos a temperatura que a nossa mão suporta.

30/05/2019 - Aula: Desenho de investigação com frutas

Agradeço a oportunidade por ter trabalhado com as frutas de uma forma diferente da que estou acostumada. Poder manuseá-las e posteriormente desenhar com os alimentos gerou em mim felicidade, pois pude observar com mais atenção suas cores, formatos e ver ao final a criação de cada colega foi realmente especial.

11/06/2019 - Aula: Reconhecendo conchas

Esta atividade com as conchas me fez recordar de momentos especiais de minha infância. Lembro-me de caminhar pela praia acompanhada da minha mãe em busca de conchinhas. Cada ida a praia representava uma nova busca por conchas. Hoje, já mais velha, infelizmente já não as via com o mesmo olhar, com esse observar tão encantado de quando ainda era pequena e ia a praia para procurá-las, mas ao ouvir a história contada e poder olhá-las novamente com atenção, pegá-las, organizá-las me fez perceber que aquele encantamento ainda existe dentro de mim, talvez não na mesma intensidade, mas ainda está presente. Portanto, agradeço as conchas pela lembrança deste dia.

18/06/2019 - Aula: Dança das Sementes/Agrossilvicultura/HortaBrasileira

Agradeço pela aula de hoje por ter gerado em um um novo conhecimento e uma nova perspectiva sobre alimentos que estão no meu dia a dia. Esta aula me apresentou uma nova forma de consumir alimentos como a banana, amendoim, o coco, que juntos formam uma linda e deliciosa mistura. Nunca havia ouvido falar e muito menos experimentado a receita da canjica desta forma e poder conhecer esta nova possibilidade da canjica foi muito bacana.

Para que serviu conviver com o Biochip nesse semestre ?

Já havia ouvido relatos sobre as aulas e finalmente este semestre tive a oportunidade de participar e conviver com o Biochip. Agradeço a disciplina, a professora Ana e a todos os colegas por me ajudar a iniciar a construção de uma nova perspectiva sobre a vida, as relações e a comida. Em tão pouco tempo tive a oportunidade conhecer e pôr em prática tantos ensinamentos, pude plantar, observar a vida de outras maneiras, comer de diferentes formas alimentos que já conheço, "cruzinhar", reviver lembranças da infância que estavam em locais tão esquecidos... Finalizo este semestre com o sentimento de muita gratidão por todo aprendizado e por cada vivência. Conviver com o Biochip foi especial e enriquecedor.