Gratidões de Hannah Anomal Perello dos Santos

 

20/08

Agradeço a corda de sisal pelo fato e me fazer andar lentamente pelo bosque, conectada a outras pessoas. Isso gerou em mim a percepção do presente e do quanto as pessoas estão interligadas, com isso, só solucionamos o problema com o grupo unido em prol de um mesmo objetivo.

 

22/08

Agradeço a corda de sisal pelo fato de me fazer rir, me fazer interagir com outras pessoas da turma que eu ainda não tinha falado, por alongar meu corpo e me deixar livre para inclinar o meu corpo. Isso gerou em mim leveza. Eu saí da aula tranquila, feliz e sabendo o quanto é fácil e bom se conectar com as pessoas, se permitir interagir. É muito bom ser surpreendida, não esperava que a aula de hoje fosse ser tão divertida.

 

27/08

Agradeço a cenoura por aguçar meus sentidos. Agradeço pela experiência de descobrir as diversas possibilidades da cenoura e seus diferentes gostos, dependendo do tamanho. Obrigada também pela experiência de interação com a turma.

 

29/08

Agradeço a corda de rami pelo fato de me conectar diretamente com uma pessoa e depois me conectar comigo mesma. Isso gerou em mim uma felicidade pura. Foi tão bom me enrolar pela corda, conectando diferentes partes do meu corpo e vendo os movimentos possíveis e quais eu mais gosto.

 

03/09

Agradeço ao repolho roxo pela experiência de senti-lo e de ter a experiência de rala-lo pela primeira vez. Agradeço também pela cor linda que ele deixa na água. Agradeço ao repolho verde pelo cheiro bom e pela boa sensação de manuseá-lo. Agradeço à cenoura por me mostrar, sempre as diversas formas de usá-la. Isso tudo me gerou uma experiência divertida e agradável.

 

05/09

Agradeço a maça, ao aipo, a cebola, ao alho, ao tomate, a cenoura, ao repolho e a soja pela incrível comida de hoje. Agradeço pela comida de hoje por ter mexido com a minha memória afetiva. Agradeço também “terapia” de cortar os alimentos bem pequenos, fiquei calma e focada em observar bem cada parte do alimento.

 

10/09 – Filme “Ponto de mutação”

Agradeço ao filme pela mensagem transmitida. Algumas frases especificas geraram uma reflexão em mim. Como, por exemplo, quando a protagonista diz que desmatamos a Amazônia. Considerando que o filme é de 1990, é triste pensar que a situação só se agravou de lá para cá. Achei interessante também, quando ela debate sobre as atitudes cíclicas do homem, que constrói e destrói. Mas o filme mostra que apesar do desinteresse das pessoas com a natureza, nós podemos buscar por essa conexão com ela. Podemos buscar uma melhora individual e de reconexão com a natureza. É por isso que fiquei grata por ter assistido esse filme.

 

17/09

Agradeço ao amendoim e ao trigo por me permitirem sentir as etapas do preparo do pão. Agradeço pelo o que gerou em mim, que foi todo o cuidado e atenção com a massa que produzi. Obrigada pelo trabalho em grupo em que se curte o momento, aproveitando a construção. Obrigada cúrcuma por alegrar qualquer comida com sua cor e gerar um cheiro agradável. Observar e participar do processo da comida gera em mim mais amor por ela.

 

19/10 – Filme “Camelos também choram”

Agradeço ao filme por me fazer relembrar a importância da conexão com a mãe, foi bonito de ver o esforço da família em fazer essa união. Agradeço ao pão pela boa sensação de me alimentar de uma comida feita em grupo com muito amor e cuidado. O pão, mas principalmente o filme, geraram em mim um despertar da sensibilidade com os animais e as pessoas.

 

24/09

Agradeço ao repolho, a abóbora, inhame e beterraba por serem tão versáteis e terem cores tão lindas que transformam qualquer comida.

 

26/09 - Filme “La Belle Verte”

Agradeço a esse filme por ser tão lindo e sensível. Ele despertou em mim a reflexão acerca do que entendemos como evolução e de como estamos vivendo a nossa vida presos em moldes de produção, nos afastando cada vez mais da natureza.

 

01/10

Agradeço ao aipim pelo fato de me apresentar diversas formas de ingeri-lo. Agradeço pela experiência de rala-lo pela primeira vez. Agradeço também pela experiência de torcer o aipim ralado junto com alguém. Agradeço pelos novos ensinamentos adquiridos sobre o aipim, como por exemplo sobre o liquido eliminado por ele ser um laxante. Tudo isso foi ainda melhor com a música de fundo, obrigada.

 

03/10

Obrigada alimentos e Ana por me fazerem perceber cada vez mais como os alimentos podem ser reinventados.

 

06/10 - Horta

A horta foi uma enriquecedora e relaxante experiência. Foi incrível estar em contato com a terra, retirar meu alimento (sentindo a força que a terra faz quando a gente retira o alimento) e provar o amendoim de verdade. Observar cada planta e o desenvolvimento dos seus frutos foi lindo.

Eu agradeço pelo modo de preparo da comida em grupo. Foi tocante olhar em volta e cada um estar fazendo uma parte do almoço que todos comeríamos juntos mais tarde. Agradeço pela mandala linda, colorida e viva que fizemos. Foi um dia leve. De paz. Eu agradeço muito por isso e claro, por todo conhecimento adquirido através da natureza e do dono da horta.

 

08/10

Agradeço ao gosto doce da maçã. Agradeço a possibilidade de cortar a batata fininha, fazendo com que ela fique deliciosa crua. Agradeço ao aipo, aveia e agrião por me mostrarem que juntos formam uma sopa potente que deve ser consumida na temperatura que o corpo aguenta. Agradeço a sopa por me alimentar e fazer bem ao meu corpo. Esses alimentos e essa aula me geraram uma nova percepção do modo de comer os alimentos, não precisa cozinhar tudo. A comida na temperatura do corpo é ótima.

 

17/10 - Clorofila

Agradeço a sementes pela oportunidade de plantar vida e ver a luz crescendo. É lindo de acompanhar, cuidar e molhar. Foi muito interessante sentir o gosto de cada clorofila separadamente, observando os diferentes tons de verde. E todas as clorofilas misturadas com maça se tornam um suco maravilhoso. Obrigada por isso!

 

Filme “Carne é fraca”

Agradeço documentários como esse que sempre geram uma reflexão em mim sobre algum hábito meu. Obrigada por me fazer repensa-los em busca de uma evolução.

 

Filme “Futuro roubado”

Obrigada por outro documentário que eu não tinha ouvido falar. Obrigada por esse novo conhecimento adquirido.

 

Filme “Conexão dioxina”

Obrigada pelas informações sobre a dioxina, algumas informações que eu nem fazia ideia. Como é bom se informar, ser curioso e buscar conhecimento sempre. Obrigada Ana por me apresentar documentários que eu não conhecia.