Gratidões de Nancy Nkoudou

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CORDAS DE SISAL em grupos

Eu agradeço à atividade da corda de sisal pelo fato de me ensinou a conexão posso criar com outras pessoas. Eu percebi que senti mais segura quando tive mais pessoas na roda e acho que dá uma vista do poder de ser unidos com outros seres humanos. Também foi minha experiência que me sinto mais confortável quando a gente virou para as costas. Acho que foi porque, sem olhar, nós precisamos confiar um em outro. Apesar que o meu equilíbrio dependia de dois outras pessoas só, eles também tinha conexões com outras pessoas então pelas essas outras conexões, eu estava conectada com tudo grupo, e assim é a vida em geral. Gerou em mim a ideia que ninguém existe desconectado com tudo mundo, muito mais o contrário, todos somos unidos.

Eu agradeço à segunda atividade da corda de sisal pelo fato de demonstrar a unidade entre nós e gerou em mim um sentido de confiança em pessoas desconhecidas. Fiquei surpresa que uma atividade assim poder criar sentimentos tão forte em mim.

 

FILME "Ponto de Mutação"

Eu agradeço ao filme, “O ponto de Mutação” pelo fato de me dar mais um exemplo das ideias que a gente trabalhou na última aula. Ele gerou em mim pensamentos sobre minha conexão com tudo o universo e a importância de reconhecer essa ligação. Mesmo que foi duas horas de uma conversa só, acho que falaram de tópicos relevantes e uma ideia que me marcou foi a “crise de percepção”. Nessa época de Coronavirus, o mundo inteiro está lidando com uma crise que nunca aconteceu na história moderna. Assim, a gente está vivendo com muito pânico a causa das taxas de mortalidade e a incerteza esta pandemia trouxe. Então este filme me faz pensar e refletir como a gente pode se apoiar num momento assim e lembro nesta citação que diz,

"Tratar todas as situações externas, por mais sérias que sejam, com serenidade, bom senso e responsabilidade. Estar alerta, manter os cuidados necessários, sim, mas não propagar o pânico. O medo baixa a imunidade. Pense nisso!"

 

“Suco da Luz do Sol”

Eu agradeço à atividade das sementes de girassol, pelo fato de me dar uma oportunidade de realizar a importância de autoproduzir comida. Ela gerou em mim a vontade de explorar a Alimentação Viva.





 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM A CENOURA “Cortes e Sabores da Cenoura”



Eu agradeço à atividade de cenoura pelo fato de me usá-la em uma forma nova. Nessa atividade eu intencionalmente criei arte só usando cenoura (e depois a comei)! Gerou em mim uma apreciação do suco doce dela.

 

Humberto Maturana” A árvore do Conheecimento

Eu agradeço à atividade de ler “A Árvore do Conhecimento”, pelo fato de mostrar ideais sobre nossos papeis no mundo como seres humanos. O texto gerou em mim a vontade de ler o livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” por Ailton Krenak porque esse trabalho também fala sobre a conexão que a gente tem com a natureza. Acho que os dos textos são importantes porque agora a gente está observando como os humanos estão matando ao mundo e eles dão perspectivas de como podemos mudar nossas ideológias ao redor do meio ambiente para melhorá-lo.

 

“Os Camelos também choram”

Eu agradeço ao filme “Os Camelos também Choram” pelo fato de iluminar uma conexão forte entre humanos e animais que foi mostrado com as interações entre os dois mais também com os hábitos similares deles. O filme gerou em mim uma reflexão sobre a humanidade e como a gente se separa dos animais, mas quando em realidade, somos muitos similares. Quando a mãe camelo rejeitou o filhote, as pessoas da comunidade eram preocupadas que ele não vai crescer numa maneira normal e decidirem intervir. Essa situação mostrou a importância do cuidado da mãe com os animais e também com os humanos (quem são de verdade, animais também). Isso foi muito interessante para mim porque eu acredito na importância do cuidado maternal e tenho o jeito de trabalhar na saúde materna como carreira no futuro. É através das mães e mulheres que a gente pode melhorar a qualidade de vida para todos porque a saúde delas, a conhecimento que elas têm pode ser transferido aos filhos.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM PIGMENTOS VIVOS

cores e os sabores do repolho roxo, da abóbora, da beterraba e do inhame”

Agradeço à essa atividade de extrair o liquido de cada um dos vegetais pelo fato de que me fez notar e apreciar as cores bonitas e naturais que têm esses vegetais. Gerou em mim, uma reflexão ao meu relacionamento com vegetais crus e as formas que eu posso usar eles na minha alimentação diária. Tenho a vontade de ter uma dieta vegetariana, mas padrões de alimentação, cultura e outros fatores que me distraiam a seguir essa meta. Mas, eu acho com mais educação sobre as possibilidades de comida vegetariana e vegana possa consegui-la!





 

“La Belle Verte (1996) e Pensé global, aja rural (2010)”

Eu agradeço aos filmes "La Bella Verte" e "Pense global aja rural" pelo fato de que me fizeram pensar em como eu posso fazer minha parte para mudar os hábitos destrutivos que ameaçar nosso planeta. Gerou em mim ideais sobre sustentabilidade, comunidade e preservação porque os temas desses filmes falaram disso. Gostei do "La Bella Verte" porque foi engraçado e divertido enquanto que mostrou uma forma alternativa de viver como ser humano (principalmente pela vida de Mila e suas familiares). Gostei do "Pense global aja rural" porque fez uma análise crítico do estado da indústria ambiental e como a gente (pelas corporações globais) está matando a terra, limitando a biodiversidade e fundamentalmente matando aos nós mesmos. Também, apreciei que a discussão sobre esta guerra mundial seja de gênero é fortemente alimentada por motivos tóxicos, ineficazes e oportunistas para o controle do mundo. Me fez pensar em como eu posso fazer minha parte em cultivar minhas próprias plantas para alimentar e também a necessidade de consciência com minha alimentação em geral.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM RAIZ DO AIPIM



Eu agradeço à atividade de ralar o aipim pelo fato de informar-me sobre uma tradição do aipim em Brasil. Na tribo dos meus pais, algumas comidas são valorizadas por fazer parte de cerimônias e eu vi uma semelhança dessa atividade com as tradições do meu povo. Ela gerou em mim a vontade de ser mais atenta na minha conexão com a comida que eu como e pensar na importância da gratidão no ato de se alimentar.

 

“Sopa de Lentilha germinada”







Eu agradeço à atividade de sopa de aveia germinada pelo fato de ensinar-me como posso usar lentilhas vermelhas numa receita de sopa. Achei muito fácil fazer e gerou em mim a vontade de experimentar mais com essa forma de preparar comida.

 

“Conexão Dioxina, Agressão ao homem e A carne é fraca”

Eu agradeço ao documentário “Conexão Dioxina” pelo fato de informar-me sobre a Dioxina e um pouco sobre a história desse agrotóxico. Ele gerou em mim, uma multidão de perguntas sobre a história de químicas tóxicas e efeitos no meio ambiente. Fiquei surpresa que nunca aprendi essas informações nas minhas classes de história. Me faz pensar em quais são as partes do passado que a gente não tinha aprendido e o porquê disso.

Eu agradeço ao documentário “Agressão ao homem” pelo fato de iluminar para mim um outro exemplo dos efeitos adversos das substâncias artificiais. Ele gerou em mim, um conhecimento de como eu posso deixar o impacto mínimo como consumidor. Por exemplo, sabendo que esses xenoestrogênios estão em muitos produtos como shampoo e condicionador, eu posso refletir de quais marcas usam ingredientes saudáveis.

Eu agradeço ao documentário “A carne é fraca” pelo fato de me mostrar a indústria ruim de carne. Ele gerou em mim, de novo, um pensamento de como eu posso completamente retirar carne de minha alimentação.

 

“Os diferentes tons e sabores de verde”













Eu agradeço à atividade dos diferentes tons e sabores de verde, pelo fato de que me fez realizar e refletir na beleza de cada vegetal e fruta por sua cor e seu sabor. Fiquei surpresa que os sabores do espinafre e da couve não foram muitos fortes. Para mim, mudou minha aversão de usar vegetais nos sucos que eu faço. Gerou em mim uma vontade de experimentar os adicionando em várias formas nas minhas bebidas.

 

“Compostagem”

Eu agradeço nossa aula de compostagem, pelo fato que revelar a importância da compostagem e os benéficos num jardim como o seu. No ano passado, participei numa organização em Itacaré que trabalha para espalhar consciência sobre a educação ambiental. Morando lá aprendi os perigos de botar resíduos alimentares no lixo e daí sempre tratei de ter uma compostagem. Gerou em mim uma apreciação do seu jardim e uma vista da possibilidade do uso da compostagem.

 

Atividade #1: “O lado negro do chocolate”

Eu agradeço ao filme “O lado negro do chocolate” pelo fato de me ensinar um pouco sobre os horrores da produção industrial do chocolate no mundo. Minha herança fica no Camarões que è bem próximo da Costa do Marfim e Mali e essa proximidade me faz pensar em como pudesse sido o meu próprio povo o assunto daquele filme. Achei que esse filme e o tema em geral mostra que o racismo funciona em muitas formas- visíveis e invisíveis. Como consumidor, é obrigatório saber de onde vem os seus produtos. Dessa forma, nós podemos decidir quais indústrias e sistemas estamos apoiando e mais importante, aqueles estamos desmantelando. Gerou em mim a vontade de fazer mais pesquisas sobre as origens dos produtos que consumo.

 

“Mandala de frutas cítricas”







Eu agradeço à atividade de mandala de frutas pelo fato de me dar uma oportunidade de criar uma obra de arte com materiais comestíveis. Recentemente, não tenho tido muito tempo criar arte ou simplesmente me expressar numa forma artística/ abstrato. O estado de nosso mundo me faz pensar seriamente nas práticas sustentáveis eu uso para me relaxar, e sentir em paz. Fazer essa atividade me fez lembrar que a arte é uma dessa coisas. Ela gerou em mim a vontade de continuar.

 

“Mandala de frutas citricas e amendoim germinado”







Eu agradeço à atividade de mandala de frutas (parte 2) pelo fato de me dar um motivo de criar uma arte melhor do que a última que fiz. Essa vez, eu tinha a vontade de fazer desenhos com mais detalhes e criatividade. Percebi como um pouco mais de paciência e tempo pode resultar em mais apreciação, também. Fazer essa atividade de novo gerou em mim um desejo de compartilhar essa beleza com os meus familiares e amigos.

 

“Bibliografia”

Eu agradeço à atividade de Bibliografia pelo fato de resumir os temas da aula e dar um perspectivo do objetivo do BIOCHIP. Honestamente, se tivesse apresentado essa informação no início do semestre, não tivesse tido a apreciação que tenho agora. Quando decidi matricular, só sabia da atividade de cenoura mas tinha interesse do que poderia ser a aula. Para a surpresa minha, BIOCHIP era um local de muito pensamento crítico sobre o meio ambiente e também de nós como seres humanos. Com o fim da aula, gerou em mim a vontade de continuar praticando e implementando essas ideias no futuro.

 

“Festa da Prova”





 

Torta de Légumes

Eu agradeço ao nosso final, A Festa da Prova pelo fato me deu o desafio de criar um prato salgado com a base de amendoim germinando. Apesar de tudo que aconteceu esse ano, estou grata a ter a oportunidade de ser parte desse grupo. Acho que aprendi muito ao redor da importância de preservar a vida da comida especialmente das frutas e sementes, sobre a importância de ser consciente e informado, sobre nosso consumo e nossos impactos no meio ambiente. Aprendi que não somos separados da natureza, muito mais o contrário-- a gente é a natureza e quando a gente se reconhece como parte, façamos menos mal. A ser estudante dessa turma, gerou em mim a vontade de compartilhar os meus desenhos e comidas com amigos e familiares. Assim, responderam com seus próprios pratos, feitos com orgulho.







Isso me faz feliz porque me mostra que é uma onda que pode se propagar e afetar muitas pessoas. Tenho certeza que os temas e assuntos que aprendi vão ficar comigo, sempre.





Flores que plantei no início do semestre após a atividade de suco do sol.

Gratidão, Ana.