Gratidões de Catarina Notaroberto

 

Meu desafio e minha expectativa para essa aula de Biochip é crescer através das minhas experiências e aprendizados nessa aula. Sigo uma dieta vegetariana há cinco anos, desde os 17 anos, porque tinha muitos problemas de estômago e intestino, especialmente com gastrite, e conforme fui aprendendo sobre a dieta vegetariana, não poderia voltar a me alimentar de animais. Trabalhei como voluntária em um centro de ajuda a animais feridos na África do Sul há um ano, e lá tive um pouco de contato com a preparação do meu próprio alimento e com a energia dos animais, e sinto muita falta desse contato e consumo com o que é propriamente da Terra. Meu desafio esse semestre é seguir uma deita com base em vegetais, e espero que as aulas possam me ajudar nessa jornada.

 

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA CONVIVENCIA COM O BIOCHIP (25/08):

Agradeço a professora Ana Branco pelo fato de que me trouxe a oportunidade de me ensinar sobre a natureza, e como posso me conectar com ela pela horta, que me trouxe um desafio e que gerou em mim a vontade de seguir com uma alimentação mais saudável e conectada com a Terra.

Agradeço a aula pelo fato de que me trouxe o conhecimento da história de Marieta, que através do pode da colheita e da alimentação dos sucos, e do compartilhamento do amor e da vontade de viver, conseguiu tirar a avó do hospital através do poder do afeto, e me gerou em mim ainda mais curiosidade sobre nossa aula.

Agradeço aos afetos e esse espaço de sala de aula, pelo fato de que me traz um espaço onde posso desenvolver paz e conhecimento interior, e que gerou em mim a conexão com a natureza.

Agradeço ao suco que fizemos hoje na aula, pelo fato de que me trouxe conhecimento, satisfação e que gerou em mim o início de uma jornada com essa aula.

 

Seminário com Humberto Maturana, biólogo chileno (27/08):

Como fizemos a demonstração do suco na aula anterior começamos já com o seminário.

Agradeço ao seminário, pelo fato de que trouxe consciência de que se mudamos o que comemos, mudamos como pensamos a natureza ao nosso redor, que gerou em mim o conhecimento e afeto.

 

Chocolate com semente de cacau, filme sobre o cultivo de cacau com trabalho escravo infantil (01/09):

Agradeço ao cacau e a receita que acompanhei na aula de hoje, pelo fato de que com ela aprendi e ganhei a determinação para tirar da minha dieta algo que já evito, ainda que com dificuldade, o chocolate em forma processada, que gerou em mim saúde e consciência a cerca do meu corpo.

Agradeço a essa aula, pelo fato de que me trouxe consciência da minha responsabilidade, não apenas com o meu corpo, mas com aqueles que participam do processo de produção desse alimento, que gerou em mim a tomada de consciência, que me ajudará a trocar meus hábitos e me tirou da ignorância.

 

Desenho de investigação com cenoura (03/09):

Agradeço a cenoura, pelo fato de com ela ter aprendido que um alimento pode trazer e transmitir tanta diferença em sabor apenas pela forma diferente em que se apresenta, que gerou em mim o pensamento a cerca da própria forma humana: Não pude deixar de pensar que gerou em mim a introspectiva de que se o gosto do alimento muda com sua forma, nossa percepção ao olhar dos outros se modifica dependendo de como nos apresentamos, da “forma” que tomamos.

Agradeço, também, ao tempo particular que pude tomar para criar e focar nas diferentes formas e gostos que esse alimento pode tomar de acordo com a maneira que os formato com as mãos, pelo fato de que me trouxe consciência dos meus atos e gerou em mim a noção do meu poder físico.

 

Filme Ponto de Mutação, B.Capra (08/09):

Agradeço ao filme e o livro discutidos hoje em aula, pelo fato de que me trouxe um entendimento melhor do que é a gratidão: um cruzamento de informações e a busca pelo novo, que gerou em mim a reflexão do porque é importante o que comemos: privilegiamos a informação que a Terra deu, e ela vive dentro de nós e nossas ações, que são transmutadas por aquilo que a gente come.

 

Germinação de sementes de trigo e girassol (10/09):

Agradeço a terra que sujou e molhou minhas mãos, pelo fato de que marcou o começo de uma jornada na minha produção do meu próprio alimento, dado pela Terra e que geou em mim um novo significado com o meu plantio e consumo.

Agradeço a aula de hoje e por começarmos a trabalhar com a plantação, pelo fato de poder voltar a ter um contato mais direto com a Terra e aquilo que vou consumir, e que gerou em mim felicidade e contentamento.

 

Filme Camelos também choram (15/09):

Sou grata pelas reflexões que essa aula em me proporcionado, pelo fato de me fazer conectar com o meu interior e que gerou em mim poder para produzir conhecimento e ter novas reflexões, que geraram em mim descobertas interiores.

 

Desenho de investigação com clorofila (17/09):

Descobrimos diferentes tons de verde com a clorofila e diferentes tipos de folhas verdes: folhas de trigo, girassol, couve, beldroega

Agradeço pelo trabalho que fiz macerando as diferentes plantas conforme aprendi na aula de hoje, mesmo que algumas não tenham dado muito certo e ficado apenas com um aspecto de uma gosma, pelo fato de me trazer mais uma experiência ao experimentar o suco dessas diferentes folhas, como o trigo, que gerou em mim uma descoberta a cerca de elementos da natureza que não conhecia, e me fez muito feliz.

 

Desenho de investigação com fermentação (22/09):

Nessa aula aprendemos sobre a fermentação e a pré-digestão.

Agradeço aos vegetais usados nessa aula para fazer nossos picles, pelo fato de que essa semana estive querendo comer algo diferente e estava querendo comer iogurte – que também passa por um processo de fermentação – e essa aula e oportunidade de fazer essa receita de vegetais fermentados gerou em mim força e determinação para seguir com uma dieta completamente baseada em vegetais.

 

Reconhecimentos dos fermentados (24/09):

Agradeço a aula de hoje pelas reflexões que tivemos na aula de hoje, pelo fato de que me ajudou a compreender como a vida é eterna, e como nosso conceito de vida é limitado, pelo fato de que compreendi como os bichos comem para viver, e a maioria dos humanos comem para apodrecer, que gerou em mim reflexões sobre a origem dos nossos alimentos e como a indústria prejudica a nossa conexão com aquilo que nos já é dado pela Terra.

Agradeço ao queijo que aprendi a fazer na aula, e a todos os ingredientes que usamos em sua produção, pelo fato de que me trouxeram conhecimento de uma nova alternativa de alimento com base vegetal e que pôde ser fabricado na minha própria casa, e que me gerou muita satisfação por conseguir completar essa receita e também me gerou muita alegria.

 

Filme La belle verte (29/09):

Agradeço aos filmes que assistimos nas aulas de hoje pelo fato de que me trouxeram a expansão da consciência a cerca da alimentação baseada em alimentos produzidos em indústrias e larga escala e de origem animal, que geraram em mim compreensão do perigo dessa espécie de indústria e a importância das pessoas e sociedades que boicotam essa forma de produção de alimentos artificiais e nocivos.

 

Desidratação de investigação com sementes germinadas (01/10)



Agradeço ao grão, como os da aveia e do amendoim, pelo fato de que foi o alimento base para conseguir preparar e construir essa receita de pão que aprendemos na aula, e que me gerou sustento e satisfação.

Agradeço ao pão que pude fazer a partir dessa aula, que é símbolo do repartir e partilhar, pelo fato de que me proporcionou a experiência do conhecimento e da ação de fazer, que foi um produto do meu trabalho, e que me gerou conexão com os ingredientes.

 

Desenho de Investigação com pigmentos vivos (06/10):

Agradeço a cenoura, pelo fato de que me trouxe base para seguir com as instruções para a fabricação de uma tinta com origem e produção natural, que me gera material para desenvolver criações e a criatividade.

Agradeço ao repolho roxo, pelo fato de que, além de me trazer uma base para a produção dessa tinta caseira, fez uma tinta que foi a de cor preferida da minha irmã mais nova, que me gerou momentos muito valiosos nos quais pude fazer essa atividade de preparar a tinta junto com ela e prepararmos pinturas cor de lilás juntas.

 

Desenho de investigação com desidratação de aipim (08/10):

Agradeço ao aipim pelo fato de ter sido o alimento da aula da hoje, que me gerou conhecimento sobre novas culturas, inclusive o canto do aipim, que é um poderoso canto de agradecimento a Terra e aos alimentos que ela traz para a gente.

Agradeço a essa aula e a professora Ana Branco, pelo fato de me ensinar e compartilhar comigo as suas histórias e experiências, de maneira que pude aprender sobre a história do aipim e sua relação com os povos indígenas, e como os Sumé ensinaram como poderíamos nos alimentar do aipim, que me gerou conhecimento e uma forma de aprender mais sobre nossa cultura do Brasil, que por ser dos indígenas, muitas vezes é deixado de lado quando aprendemos sobe cultura brasileira.

 

Colorindo com farinha da aipim (13/10):

Agradeço a farinha, e aos legumes que usamos para fazer os nossos bolinhos na aula de hoje, pelo fato de terem sido base para essa receita que aprendemos, e que me trouxe muita felicidade de ter conseguido completar em casa, e me gerou surpresa com o poder que esses alimentos em conjunto demonstraram na comida já pronta, que trazem sabor, e criaram um alimento saudável.

 

Desenho de investigação com alteração de temperatura (20/10):

Agradeço a semente de aveia germinada e alho porró, pelo fato de que estava me sentindo mais fraca nessa semana, querendo alguma alimentação de forte sabor, e esses ingredientes de muito sabor geraram em mim sustento, satisfação, e, portanto, muita felicidade, contentamento e muito sentimento de gratidão.

Filmes Futuro Roubado, Conexão Dioxina, A Carne é fraca (22/10):

Agradeço ao documentário “A carne é fraca” por me mostrar impactos que o ato de comer carne representa para a nossa saúde, para os animais e para o meio-ambiente. Já não como carne há cinco anos, e esse documentário foi parte desse processo quando o assisti há alguns anos atrás. Gostaria de ressaltar que os animais são nossos iguais, nossos irmãos, e eu não vejo como é possível nos alimentarmos de seus produtos.

Agradeço também ao documentário “Conexão Dioxina” por me mostrar os perigos da contaminação de moléculas artificiais vindas de plásticos, agrotóxicos e produtos de limpeza. Isso transformou a forma como enxergo determinados químicos.

Reconhecendo a terra no processo de compostagem (27/10):

Agradeço a professora Ana Branco por me mostrar um pouco do terreno verde e mostrar um pouco do que conhecemos em aula aplicado à natureza viva e fora de nosso controle, pelo fato de que aprendi muito e consegui enxergar o verde com novos olhos, que gerou em mim conhecimento.

Sou grata, também, por aprender todo o processo da compostagem, pelo fato de que é mais uma forma que posso pensar em adquirir no cotidiano da minha casa para nos tornarmos menos agravantes na natureza, e mais conscientes, que gerou em mim muito conhecimento e consciência ambiental.

Desenho de Investigação com Manutenção de temperatura (29/10):

Agradeço à semente de cevadinha germinada, a uva passa e ao curry, que usamos hoje na sala de aula para preparar investigação com manutenção de temperatura, pelo fato de que foram importantes para os processos estudados na aula de hoje, que me trouxe felicidade e me gerou surpresa no sabor.

Massa de modelar de coco com amendoim germinado e passas brancas (03/11):

Agradeço a massa de modelar de coco com amendoim e passas brancas por me proporcionar uma meditação enquanto me concentro nesse processo, pelo fato de que trabalhar com os alimentos me traz uma sensação de desacelerar, é uma maneira de organizar a minha mente em meio ao caos, que gerou em mim a sensação de pertencimento, de contato com a natureza e de serenidade.

Desenho de Investigação com frutas cítricas (05/11):

Agradeço as frutas cítricas que usamos nas aulas de hoje, como a tangerina abacaxi e goiaba, manga pelo fato de que além de terem feito parte desse processo de aprendizado, também são muito importantes para a manutenção da saúde do nosso corpo, e cada uma dessas frutas me gerou uma conexão de amor e respeito ao meu corpo e a manutenção de sua saúde e bem estar.

Desenho de investigação com frutas doces (10/11):

Agradeço às frutas doces, como a banana, e o abacate, pelo fato de que me ajudaram a acabar com a vontade de comer algo que fugisse com o desafio desta disciplina, e cada uma dessas frutas gerou em mim admiração de sua beleza no prato e muita satisfação pelo seu gosto doce e que nos permite ainda manter uma relação com a natureza.

Agradeço, também, a oleaginosa germinada que usei no processo, a castanha do pará, pelo fato de também estarem presentes no prato da aula de hoje, que gerou em mim muita satisfação.

O que essa aula gerou em mim e como foi a experiência:

Essa aula foi um processo incrível de aprendizado. Além de todo o conhecimento que as aulas com a professora Ana Branco me passaram, as aulas de BIOCHIP foram momentos dos meus dias nos quais eu podia relaxar e me aprofundar em um contato com a natureza que fez muito bem para a minha mente e meu corpo. Ao criar o desafio de seguir uma dieta vegana durante o período dessa aula, eu não imaginava o quão gratificante os resultados seriam para mim. Essa experiência representou um processo de autoconhecimento e união com a natureza, e foi muito importante, pelo fato de que me tornou uma pessoa mais forte.

Por essa razão: Agradeço. Agradeço a natureza por me dar coisas incríveis, e que quando acho que já vi de tudo, e conheci o bastante, sou surpreendida. A natureza não tem pressa de nos mostrar as grandiosidades que tem, e agradeço pela aula por me ensinar que consigo conviver com esse tempo e a paciência que ele exige. Temos em meio à natureza diversas plantas medicinais que podem nos curar de muitas coisas se estudarmos. Além disso, cuidando dela, trabalhamos nosso corpo e nossa mente, o que já é um processo de cura por si só. Por isso, agradeço a aula BIOCHIP que tem sido uma verdadeira lição de vida, que me trouxe muito conhecimento a cerca da natureza e que gerou em mim força interior e autoconhecimento, que não sabia que era possível.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA PROVA:



Fotos: Ingredientes com hortaliças; Primeira passagem no blender para formar a pasta; Segunda passagem no blender com adição de azeite, sal, e um pouco d’água para formar textura; Pasta formada no blender; Cenoura cortada em palitos para comer com a pasta; Pasta e cenouras prontas e servidas.



Fotos: Ingredientes com hortaliças; Primeira passagem no blender para formar a pasta; Segunda passagem no blender com adição de azeite, sal, e um pouco d’água para formar textura; Pasta formada no blender; Cenoura cortada em palitos para comer com a pasta; Pasta e cenouras prontas e servidas.