Gratidões de Marco Orofino Lanzillotta Esteves

 

Obs: Todos os exercícios foram feitos em conjunto com os alunos Orlando Pinna (meu cunhado) e Giulia Orofino (minha irmã), porque estamos em quarentena juntos.

Gratidão – aula cacau: Muito obrigado pela aula, professora! Foi muito boa e fiquei surpreso com o vídeo, fiquei surpreso com a naturalidade que as pessoas estavam falando de tráfico infantil como se fosse algo normal, mas o mais marcante foi ver que não é difícil fazer o chocolate, não precisamos contribuir com essas empresas sem saber a procedência dos produtos!! Obrigado mesmo!

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM CENOURA

Gratidão à cenoura por nos mostrar que independente da sua forma, ela continua sendo uma cenoura, que gerou em mim um pensamento sobre a essência das coisas, a cenoura nasceu sendo uma cenoura e independente do seu formato, se comportando de diferentes maneiras, ela ainda assim é uma cenoura, podemos ser o que quisermos continuando sendo nós.



Eu agradeço ao livro "Pertencendo ao universo", que foi passado no nosso grupo do whatsapp, por trazer conhecimentos tão enriquecedores, provando mais uma vez que conhecer é poder, que gerou em mim uma enorme gratidão por ter acesso à informação.

 

GERMINAÇÃO E PLANTIO DE SEMENTES Eu agradeço por poder ver o poder da terra na evolução das sementes de lentilha e linhaça que foram plantadas em socialização com meu cunhado e minha irmã, que gerou em mim um sentimento de comunidade e satisfação. (Apesar da terra estar seca, os grãos estavam úmidos por terem sido germinados, trazendo uma experiência sensorial interessante).



Eu agradeço ao ora-pro-nóbis, hortelã, manjericão e manjerona

Pelo fato de produzirem uma cor de natureza

Que gerou em mim alegria ao pintar e deixar meus pensamentos fluírem

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO

Gratidão ao repolho e à cenoura, pelo fato de apesar de parecerem rígidos, me concedem a habilidade de mudar seus formatos para caberem dentro de um pequeno pote, que gerou em mim surpresa pois nunca tinha tido experiência com fermentação e achei muito bela a troca de cores que aconteceu no pote parecendo ser um alimento com mais vida.

 

Agradeço à soja, não só a soja mas também a aula que me fez ver que não é apenas em produtos industrializados que se é possível obter soja, pois era apaixonado em produtos como carne de soja que vinham embalados e isso se tornou possível sem ser necessário o comércio sem ter a certeza de onde vem aquele produto, enfim, esse conhecimento gerou em mim uma libertação de alguns produtos que antigamente eu era obrigado a comprar para obter

 

Eu agradeço ao filme La Belle Verte por trazer um assunto muito popular de destruição em massa e desnecessária do planeta Terra, sendo a protagonista a representação de um ser evoluído que trata o planeta da forma certa, que gerou em mim uma sensação de reconhecer que no planeta ainda existe muita coisa a mudar para que tudo esteja em perfeito equilíbrio.

 

O EXPERIMENTO INCLUINDO SEMENTES DE AVEIA NÃO FOI POSSIVEL DE SER FEITO POIS NÃO ENCONTREI NO MEU BAIRRO E NÃO TENHO CARRO PARA SAIR NO MEIO DESSA PANDEMIA E TAMBEM NÃO QUERO COLOCAR OS MAIS PROXIMOS EM PERIGO, porém durante a aula posso dizer que fui grato ao amendoim e aveia, por gerarem em mim, no momento que passaram pelos diferentes processos, um sentimento de que tudo flui e tudo passa.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM DESIDRATAÇÃO DO AIPIM Eu sou muito grato a farinha de mandioca (provinda do aipim) por gerar em mim uma tranquilidade devido aos seus leves grãos que formam a farinha. Não foi muito fácil fazer o desenho porque ela estava um pouco grossa, mas a experiência me trouxe um momento de calmaria e conexão com o alimento





Eu agradeço a lentilha e a farinha de aipim Pelo fato de serem tão incríveis Que gerou em mim uma felicidade ao juntar os ingredientes Assim reconhecemos que o encontro com o vivo produz conhecimento!

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM PIGMENTOS VIVOS Abóbora, beterraba e repolho roxo. Muito gratos a tantas cores vivas, que geraram em mim alegria. Foi uma experiência única mexer com a abóbora, que era mais gosmenta recia não querer soltar do meu dedo



 

FILMES AULA 22/10 Sobrevivendo ao progresso

Você sabe de onde vem sua comida?

Dá para mudar um sistema quebrado?

Construindo o novo normal

Sou grato aos filmes assistidos na aula do dia 22/10 pelo fato de tratarem de assuntos tão atuais e importantes.

O filme “Sobrevivendo ao progresso” por tratar do progresso como uma armadilha que aos olhos do senso comum está nos ajudando, como a inteligência artificial que pode auxiliar em hospitais, mas ao mesmo tempo ser usado em guerras.

O filme “Você sabe de onde vem sua comida?” por demonstrar a falta de humanização no cuidado com os animais, onde eles existem para o simples propósito de nos servir.

O filme “Dá para mudar um sistema quebrado?” por rever nossa evolução constante desde a revolução industrial, onde começamos a acelerar também o nosso processo de destruição.

O filme “Construindo o novo normal” por mostrar como o ser humano brinca de Deus ao decidir que é mais importante que os demais, os prejudicando para o seu próprio benefício.

Os filmes geraram em mim revolta a respeito da situação do planeta que nos cabe culpar apenas a nós mesmos por essa tragédia global.

 

COMPOSTAGEM 27/10 Sou grato ao processo de compostagem, pelo fato de que através de diversas técnicas auxilia na decomposição de matéria orgânica para criar nutrientes humificados e muito ricos, que gerou em mim curiosidade sobre a textura dessa argila, como é o cheiro, se a temperatura do ambiente tem alguma relação com a velocidade do processo.

 

DESENHO COM FRUTAS E SEMENTES (no caso limão, banana, uva e amendoim)

Sou grato ao limão, amendoim, a banana e a uva, por serem ingredientes tao bons como alimento mas também como matéria-prima para uma bela arte que gerou em mim um momento de expressar ideias de elementos aleatórios que vinham em minha mente no decorrer da produção dos desenhos.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS DOCES E SEMENTES



Gratidão ao amendoim germinado (que virou pasta de amendoim), uvas bananas, semente de gergelim, amendoim, mamão e semente de mamão, pelo fato de serem uma combinação tão doce e de cores tão diferentes. Me sinto grato a essa aula pelo fato de me proporcionar momentos saborosos. Que gerou em mim uma sensação de prazer por estar ingerindo alimentos de uma natureza tão pura.

 

FILME LES BALLONS PIRATES DE RIO

Gratidão ao filme assistido nessa aula, pelo fato de me ensinar sobre a cultura dos baloeiros.

O balão expandiu seu significado em minha cabeça para além da festa junina, após descobrir que é uma manifestação cultural, rica em cores e formatos, subindo ao céu.

O filme gerou em mim certo desconforto ao pesquisar mais sobre o assunto, e ver as consequências do ato de soltar balão. É triste ver tamanhas queimadas se formando por conta de um fenômeno que se baseia muito na estética.

 

VÍDEOS

Gratidão ao vídeo A dança das sementes e ao site banco de sementes comunitário, pelo fato de me apresentarem a um movimento incrível que é o compartilhamento das sementes, mostrando depoimentos de agricultores e a importância dessa troca em suas vidas.

Gratidão ao vídeo Agrossivicultura pelo seu conteúdo educativo, mostrando a realidade de nossa Mãe Natureza, que enfrenta tantos problemas. Ao mesmo tempo, me sinto grato a programas como o Acervo

Agenda Gotsch, que traz conteúdo importante para que mais pessoas se conscientizem a respeito do meio ambiente.

O vídeo Horta brasileira também me gerou bastante esperança, pelo fato de um simples agricultor, com ideias práticas, como deixar o ambiente fazer sua mágica, sem muitas interferências, poder produzir alimentos de tamanha importância.

Nasser Youssef se tornou um grande exemplo para mim, precisamos de mais pessoas empáticas como ele, que com seu plantio consegue ajudar diversas pessoas a terem acesso a um alimento de alta qualidade nutricional.

 

BIBLIOGRAFIA

Gratidão a aula de hoje pelo fato de ter sido uma aula cheia de novidades, conteúdo riquíssimo do qual desconhecia, como as comparações de tabelas nutricionais.

Gostei muito de ver a empolgação da professora ao falar do assunto Alimentação Viva, toda sua curiosidade e paixão ao tratar do assunto.

A aula gerou em mim vontade de me aprofundar no assunto e buscar novas receitas vivas.

 

FESTA NATALINA

Gratidão as passas escuras e claras, mamão e amendoim pelo fato de me remeterem, ainda mais nesse ano de pandemia, os natais que passei em conjunto com minha família cercados de alimentos coloridos como os de hoje. Gerou em mim felicidade ao finalmente chegar nesse delicioso período do ano!

FESTA DA PROVA

Fizemos macarrão de cenoura com abobrinha, ralando os dois em formato de macarrão. Depois começamos o processo de fazer o molho pesto, onde batemos no mixer azeite com alho, depois adicionamos bastante manjericão, o suco de meio limão, sal, pimenta e, por último, o amendoim germinado.

Gratidão a essa disciplina que decidi cursar esse período pelo fato de ter me mostrado alimentos que eu sem ter as informações que tenho hoje, depois de ter cursado biochip, jamais teria experimentado, sou muito grato por todas as receitas, filmes e reflexões, tudo isso gerou em mim conhecimento para o resto da vida. Como no caso de hoje, onde me senti grato por fazer um macarrão de abobrinha e cenoura ao molho pesto, comida que nunca havia provado. Esse tipo de alimentação e experiência diferenciada com uma mistura de cores e sabores, só se deu por causa da disciplina.