Gratidões de Arthur Su

 

Biochip - Aula 01 - Apresentação da Pesquisa Convivência com o Biochip G1+G2
02/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço pela oportunidade de novamente participar do Biochip, isso gerou em mim lembranças de muito amor, afeto e um novo olhar por aquilo que foi aprendido anos atrás, estas duas horas me impactaram de muitas maneiras, mas as que posso transmitir em palavras são:
Me fez refletir a respeito da degeneração da condição do ser humano em relação aos outros terráqueos, que além da destruição causada, me fez pensar sobre o quão solitário é a condição humana em seu estado de degeneração, pois se estamos desconectados, sozinhos sem comunicação com a fonte, só nos resta a solidão e o vazio.
Me encheu de esperança e amor, ver as mandalas e o processo da criação do suco da luz do sol pela Ana, pois tem anos que faço sozinho e só de ver a Ana fazendo o suco me gerou um calor enorme no coração.
Me fez pensar em como separar o afeto do vício dos alimentos e ressignificar o amor dos nossos pais e familiares, como não ser engolido por uma rede de afetos degenerada e se manter conectado com a vida da Terra e não mais com a destruição e dor do estado de degeneração.
Novamente, agradeço a oportunidade de novamente me reconectar com o Biochip, agora online.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 02 - Vídeo Maturana
04/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço pela palestra sobre Biologia Cultural, ministrada por Humberto Maturana e Ximena Dávila, o que gerou um em mim um sentimento de querer saber mais sobre o conhecimento gerado por Maturana e rever conceitos aprendidos anos atrás.
Agradeço a Ximena e Humberto, por apresentar de forma tão clara o conceito de Bioesfera e Antroposfera, que gerou em mim o impulso de viver cada vez mais em harmonia com o Bioesfera e entender Antroposfera e o impacto de nossas ações como espécie.
Da palestra, me geraram diversas reflexões, sendo alguma delas:
Como a tecnologia molda a nossa Antroposfera, e por consequência o indivíduo. Diante de uma mudança na Biosfera, o surgimento da Covid-19, criações da humanidade, como a Internet e os smartphones, moldaram nossos hábitos individuais, tornaram possível a conexão de diversos indivíduos em diversas partes do globo. Um estímulo da Biosfera, aliada a criações de tecnologia humana, tornaram possível um cenário que a meio século seria impensável, isso gera em mim uma curiosidade profunda sobre a interação constante entre a Biosfera e a Antroposfera, que devemos buscar a harmonia para a continuidade da vida na Terra.
A ética também foi um ponto exposto que me afetou. Basear os atos para que este não cause danos a outros deveria ser algo primário no tempo em que vivemos, isso gera em mim um sentimento de responsabilidade em relação aos meus próprios atos.
Agradeço a Ana por recordar o conceito de vida com base no afeto aprendido com Maturana, gerou em mim uma reflexão sobre como este conceito foi fundo na forma com vivo e passo este conceito de afeto para os que estão a minha volta. Afetar e ser afetado é um caminho de mão dupla.

 

Biochip - Aula 03 - Documentário sobre o Cacau.
09/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço o filme sobre a exploração gerada no cultivo do Cacau na África. O filme me gerou uma reflexão sobre a consciência sobre aquilo que consumo, pois é responsabilidade de cada um aquilo que se consome.
Agradeço ao mamão, a banana processada com a tâmara e o cacau pela mandala, que gerou em mim uma felicidade na sua preparação e degustação.

 

Biochip – Aula 04 - Desenho de Investigação com Cenoura
11/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço a investigação da cenoura: reconhecer o seu ponto de conexão entre a terra e o céu, como diversas vezes descartamos...sem reconhecer que essa conexão é importante pois isso gerou em mim um novo olhar sobre as minhas atitudes.
Agradeço a cenoura por me proporcionar o entendimento sobre os diferentes tipos de sabores através da forma dos cortes, o que gerou em mim uma vontade de experimentar com diversos tipos de verduras e frutas.

 

Biochip - Aula 05 - Filme Ponto de Mutação
16/03/2021
Agradeço conhecer o fruto docinho do abricó da praia que cobre o chão na Barra da Tijuca RJ , pois não é reconhecido pelos moradores do local agora urbanizado. Gerou em mim uma reflexão sobre como fechamos os olhos para a abundância do que é natural e focamos na falta do que é padrão, mecanizado. Isso, junto aos conceitos apresentados no Ponto de Mutação, me fazem entender que a percepção do humano precisar se deslocar do cartesiano para o sistêmico.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 06 - Germinação de Semente de Trigo e Semente de Girassol
18/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço a Ana pelos vídeos das sementes, que gerou em mim um sentimento e entendimento sobre a sacralidade das sementes, que são formas complexas de consciência, que trabalham sempre como multiplicadores da vida, sempre com abundância. Isso gerou em mim um profundo desejo de conviver com elas e trazê-las cada vez mais para minha vida.
Agradeço a Ana por termos germinado as sementes juntos, que gerou em mim uma vontade de seguir espalhando vida através da germinação das sementes, sempre lembrando de cobri-las com terra ao final, para produzir a escuridão. Assim as sementes se movimentam para buscar a luz do sol.
Agradeço a Ana por compartilhar a história do fim de ciclo dos seus pais, o que gerou em mim um entendimento sobre a continuidade da vida.
Arthur Su


 

Biochip - Aula 07 - Filme Camelos Também Choram
23/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço a lembrança fundamental de estudar e absorver Maturana, isso gerou em mim, além do impulso de reler “A Árvore do Conhecimento”, me ajudou a entender o porquê, a vida me afastou do Biochip por anos
Sem este distanciamento, eu jamais entenderia o básico, que o encantamento é a chave para a vida e a vida em conexão com o que é real. Durante meu tempo no grupo do Biochip no RJ, era muito fácil viver com vida, pois estava imerso em um sistema ancorado em alguém já encantada pelo viver, pelo afetar e ser afetada. Eu vivia encantado, mas pelo estilo de viver do BioChip, das conexões e afetos do grupo.
Mas sem o apoio do grupo, da graça se veio a des-graça. Encontrei algumas pessoas que pareciam querer brincar de Biochip, mas eram sempre analíticas, dividiam-se em categorias. Veganos, crudívoros, frugívoros, vegetarianos, ovolactos,... tudo muito parecido com as categorias de um Supermercado, todos dentro da caixa. As relações familiares pareciam sempre puxar para um convívio sempre com base no conflito
E aos poucos fui perdendo o encantamento, me sentindo cada vez mais sozinho. E me questionava como a Ana conseguia, sendo a única pessoa que ela conhece que come vivo, conviver com o Biochip.
A resposta só poderia vir com o contraste. Sem viver longe, nunca conseguiria saber. Como a Eureka de Arquimedes, eu finalmente entendi o que é se encantar.
Viver em encantamento com aquilo que é real, vivo, é chave que sempre esteve lá, mas não apenas com pessoas, mas com todas as experiências de afeto, com tudo que é vivo e faz eu me sentir vivo.
Minha consciência racional levou anos para compreender e principalmente sentir os laços de afetos criados na hora da germinação. Na hora de criar o Suco da Luz do Sol. Em sentir a brisa do vento, em entender que a rede que me sustenta é infinita e que nunca estarei sozinho, mesmo que a minha “volta”, meus irmãos humanos escolham fazer a guerra porque o PH do metabolismo interno está em guerra...nascemos com ph básico.
O processo criativo do vivo acontece nesse ambiente alcalino! O alimento desnaturado pelo cozimento está em ph ácido.
Quero viver a vida me relacionando com o que é vivo. E a fala da Ana na última aula me confirmou esta vontade. Mais uma vez agradeço por novamente conviver com a Ana e saber mais do Biochip.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 08 - Desenho de Investigação com Clorofila
25/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço as folhas de couve, chicória , hortelã, grama de trigo, grama de girassol pela investigação dos diferentes tons de verde das plantas e seus diferentes sabores, vivências e aprendizados, que gerou em mim uma vontade de experimentar novos verdes para despertar em mim novos aprendizados, como coragem, força, fé. Além disso, a investigação do verde me despertou uma vontade de brincar com os diferentes tons de verde com meus filhos e buscar esse contato junto a eles com o que é vivo.
Arthur Su


 

Biochip - Aula 09 - La Belle Verte e Pense Global, Aja Rural
30/03/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço a Coline Serreau, pelo filme La Belle Verte, que mostra de maneira lúdica a nossa insanidade, o que gerou em mim tanto uma alegria ao ver o filme, como reafirmação da percepção de que precisamos saber mais do que é vivo, mais do que é afeto e conexão, menos do que é padrão e estéril.
Agradeço novamente a Coline por Pense Global, Aja rural, abrindo os olhos das amarras que o sistema e grandes corporações nos prende, assim como as soluções das micro relações e que essas são as soluções para questões de proporções planetárias, que me fez pensar em mais possibilidades de mudar meus próprios hábitos e trazer uma reorganização do meu entorno de forma orgânica e harmônica.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 10 - Desenho de Investigação com Fermentação
06/04/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço ao repolho branco e roxo, a cenoura e ao grão de bico germinado, pela lição dos fermentados, que gerou em mim o conhecimento dos fermentados e como posso integra-los no meu dia, trazendo uma conexão com o Biochip mesmo em viagens, trazendo novas possibilidades de sabores com a combinação de várias fermentações e queijos vivos.
Os vegetais foram cortados fininhos para favorecer a fermentação. Desenhamos nos vidros com as cores do repolho e da cenoura. Preencher todo o vidro com os vegetais para favorecer a fermentação e a observação da mudança de cores durante esse processo. Cobre com pano e dependendo da temperatura externa esse processo em tempo frio demora mais e no calor demora menos. Quando abrir a tampa verifique se explode e gera espuma que sai do vidro. Isso significa que aconteceu captura selvagem. Não é alimento para humano.
Germinei sementes de grão de bico 8h de agua 8h de ar, tirei a casca do grão de bico esfregando numa superfície rugosa. Processei até virar uma massa e deixei coberto com pano em lugar de acolhimento para fermentar por uma noite dependendo da temperatura local. No dia seguinte escorre a água e modelei os queijos e botei no sol para secar.


 

Biochip - Aula 11 - Reconhecimento dos Fermentados
08/04/2021
Bagé, Rio Grande do Sul.
Agradeço ao repolho branco e roxo, a cenoura e ao grão de bico novamente, pelo resultado da fermentação do repolho e do grão de bico, que gerou em mim uma felicidade na hora do almoço, e um novo ânimo em prosseguir nesse caminho de encantamento, que não existe certo ou errado na hora da fermentação, que quando há a captura selvagem é só a vida se fazendo presente, assim como quando ocorre a fermentação apenas pelos bichinhos do repolho.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 12 - Desenho de Investigação com Desidratação no Sol com Massa de Sementes Germinadas
13/04/2021
Agradeço a Ana e o evangelho dos essênios, a lição ancestral sobre se alimentar com vida, através da energia do sol, dos grãos germinados o que gerou em mim um entendimento sobre a necessidade de evitarmos o fogo que destrói e abraçarmos o fogo que dá vida para conseguirmos viver em harmonia com os demais terráqueos em abundância de informação vinda da terra e do sol.

 

Biochip - Aula 15 - Desenho de Investigação com Alteração de Temperatura
22/04/2021
Agradeço a aveia germinada, mesmo com palha, que deixou a sopa de aveia com um gosto forte da mesma que gerou em mim em entendimento que devemos sempre evitar as cascas dos alimentos pois além de um gosto não muito agradável, dificulta a absorção e digestão dos alimentos.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 16 - Futuro Roubado
27/04/2021
Agradeço aos filmes de Terror, Futuro Roubado, Conexão dioxina e a Carne é fraca, por lembrar que vivemos em um sistema cruel, que coloca os interesses monetários muito a frente da vida e do bem-estar, que gera em mim um impulso de que devemos nos mobilizar para fazer real uma via mais harmônica de viver, que coloque a vida em primeiro plano e não aquilo que só traz morte, desequilíbrio e insanidade.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 17 - Aula de Terra e Compostagem
29/04/2021
Agradeço à Ana pela lição sobre as cinzas e o fogo, que o processo de queima possibilita o surgimento da vida que irá nos substituir no planeta o que gerou em mim uma curiosidade sobre os próximos terráqueos que irão habitar o planeta azul, assim como um senso de responsabilidade do legado a deixar.
Agradeço a Ana por abrir sua casa e ver demonstrar como ela consegue captar o ciclo de vida e morte através da compostagem, fina, de casca e de folhas, que gerou em mim a vontade de aprender mais sobre o ciclo, e aplicá-lo na minha vida.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 18 - Desenho com Investigação com Manutenção de Temperatura
04/05/2021
Agradeço a Ana por explicar sobre a necessidade de burlamos a nossa percepção para acessarmos a nossa memória afetiva ao comer. Isso gerou em mim um entendimento profundo que além de nos alimentarmos com o que é vivo, nos alimentamos do afeto que construímos vindos dos nossos ancestrais e que honrá-los é trazer sim a memória daquilo que nos nutriu no passado, mas a luz da manutenção da informação contida no “chip“ vivo onde está armazenado.
Arthur Su


 

Biochip - Aula 19 - Massa de Modelar COCO com Amendoim e Passas Brancas
06/05/2021
Agradeço a massa de modelar de coco com amendoim germinado e passas brancas, pelas duas tentativas da criação do docinho colorido, ambas sem o ideal mostrado na aula virtual pois não estava com os ingredientes no dia. A primeira tentativa não pegou muita cor foi com manga e kiwi, coloquei muita uva passa e a massa ficou molhada e doce demais, mas mesmo assim com um gosto que lembrou a infância que gerou em mim a vontade de realizar novamente o experimento. A segunda tentativa foi com um pouco de cacau vindo da semente que consegui, mesmo não sendo o proposto na aula, me encantei com os pequenos planetinhas que se formaram, que gerou em mim a vontade de tentar novamente o doce com a massa, mas com os corantes naturais da aula.
Arthur Su




 

Biochip - Aula 20 - INVESTIGAÇÃO COM RAIZ DO AIPIM
11/05/2021
Agradeço o processo da criação da farinha de mandioca, o ralar e o retirar o líquido e o espalhar a farinha molhada no telhado para pegar sol, secando o veneno que matava os índios.... gerou em mim uma memória ancestral de muito afeto e ação e uma vontade de prosseguir para criar mais farinha e honrar o conhecimento vindo das divindades indígenas. SUMÈ.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 21 - COLORINDO FARINHA DO AIPIM
13/05/2021
Agradeço a farinha de mandioca, a lentilha germinada, a cebolinha, ao pimentão vermelho, o limão do pé de casa e ao azeite pelo maravilhoso bolinho que gerou em mim uma explosão de sabor que me trouxe uma felicidade difícil de descrever em palavras.
Arthur Su


 

Biochip - Aula 22 - DESENHO COM FRUTAS CÍTRICAS
18/05/2021
Agradeço a tangerina, a româ, o abacaxi com abacate e as nozes germinadas pela bela e deliciosa mandala que surgiu que gerou em mim o entendimento tanto visual quanto do paladar, da importância de preparamos o nosso alimento em busca do belo, que me fez entender que nos alimentamos muito mais do que apenas das combinações de nutrientes e moleculas da nossa comida.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 23 - DESENHO COM FRUTAS DOCES
20/05/2021
Agradeço ao mamão, nozes germinadas, banana e pera pelo belo desenho, que trouxe o entendimento da importância de não se misturar o doce com o cítrico, pois são informações divergentes e atrapalham na digestão o que gerou em mim a vontade de testar novas combinações dentro do doce e somente doce, assim como dentro do cítrico apenas.

 

Biochip - Aula 24 - LES BALLONS filme
25/05/2021
Agradeço aos baloeiros por deixar filmar o seu amor pela arte de elevar desenhos aos céus através do fogo, que gerou em mim um entendimento sobre o que realmente importa, o amor para que eterniza transcende o tempo, no qual o trabalho coletivo de anos se faz real e em questão de minutos, ou horas se vai, mas o sentimento fica.
Agradeço a Ana pelo relato dos balões de Jacarepaguá e o seu encantamento, que gerou em mim o entendimento que as coisas não precisam ser caras para tocarem o nosso ser, muito pelo contrário, o que é real e verdadeiro não necessita do capital.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 25 - DANÇA DAS SEMENTES . Filme
27/05/2021

 

Biochip - Aula 26 - BIBLIOGRAFIA
01/06/2021
Agradeço a Ana por compartilhar as fontes de informação e como elas chegaram até nós por meio de histórias do seu passado, como o livro de São Francisco de Assis, sua viagem ao convento em Porto Alegre que gerou em mim o entendimento que o conhecimento sempre esteve disponível, não importa a era, mas que precisamos buscá-lo e nos aprofundarmos pra vivermos em harmonia neste planeta.
Agradeço a Ana por dizer que as comidas da Ann Wigmore são de gosto “peculiar” o que reforçou em mim o entendimento que precisamos fazer comidas deliciosas tanto para a barriga quanto para os olhos que gerou em mim mais vontade de experimentar novos sabores e combinação de cores.
Arthur Su

 

Biochip - Aula 27 - DEMONSTRAÇÃO FESTA JUNINA
08/06/2021
Agradeço a Arlene e a canjica viva e a importância honrarmos o nossos ancestrais, gerando e mim um impulso de querer buscar as minhas origens e também honrá-los segundo a alimentação viva.
AMEM