Gratidões de George Feldhaus Filho

 

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA CONVIVÊNCIA COM O BIOCHIP

Os participantes assistem a demonstração do processo de germinação de sementes e Suco da Luz do Sol: Na minha experiência com o suco da luz do sol eu pude vislumbrar o sabor da associação de sementes germinadas gramíneas e vegetais de intensa cor verde um bio indicador da presença de clorofila. Ela é uma substância capaz de transformar a água e o CO2 em fonte de alimento para os vegetais fotossintetizantes. Em meu suco eu adicionei limão, sementes de girassol germinadas que ficaram 8 horas imersas em água e 8 horas ao vento.

 

A árvore do conhecimento Humberto Maturana

Na leitura que estou fazendo do livro “A Árvore do Conhecimento” estou vendo melhor os conhecimentos que aprendemos nos nossos encontros e como aplicá-los na nossa vida. E realmente começo compreender melhor como as coisas que o ser humano criou a economia, política o conceito de dinheiro e propriedade, e o sistema de “justiça” foram criados baseados em aspectos inerentes às condições humanas mais básicas. E por isso eu reconheci e concordei com a visão e o ponto de vista Maturana acerca da necessidade de estudarmos o comportamento e a aprendizagem humana. Como nós surgimos e como vamos moldando nossas características ao logo de nossa vida. Uma vez que hoje o nosso maior desafio como ele diz em seu livro somos nós mesmos. E é de fato verdade pois os grandes problemas vividos hoje pela humanidade formas criados por ela mesma e os grandes conflitos da nossa década e dos séculos passados foram travados entre os próprios seres humanos. E eu vejo a alimentação como ponto de partida para uma mudança profunda na sociedade a final o que nós comemos está diretamente ligado ao que somos.

 

Demonstração do processo de fazer chocolate com semente de Cacau, abacate e passas pretas ou Tamara.

Nesta aula pude ver nos vídeos e nos documentários que assistimos como a produção de cacau principalmente na África está diretamente relacionada com a escravização e com o tráfico de crianças. Com isso que as grandes empresas produtoras de cacau e chocolate conseguem seus lucros exorbitantes e que trazer bilhões de dólares para seus países de origem e seus governantes onde essas empresas atuam. Para que eles fechem seus olhos para a condição sub humana dessas crianças e é o que garante a manutenção desta situação horrenda. Cabe a nós produzir o nosso próprio chocolate para acabarmos de vez com essas empresas e foi o que aprendemos em aula é possível cultivar ou adquirir cacau sem mão de obra escrava ou infantil e nós conseguimos fazer o nosso próprio chocolate com as sementes e com o uso de outras frutas como a tâmara para da um sabor doce ao cacau já que este é uma fruta de sabor amargo.O que dispensa o uso de açúcar processado a tâmara é conhecida inclusive como o mel do oriente.

 

Desenho de investigação da cenoura

Nesta aula aprendemos sobre a estrutura da cenoura e sua parte mais importante que muitas das vezes é cortada na hora de preparar o alimento pois temos nojo da conexão entre a parte aérea e a parte da cenoura que está dentro da terra. Que a conexão entre o celeste e a terra. Já a respeito dos sabores contidos na cenoura pude experimentar diversos deles através dos tipos de cortes que fiz ao prepará-la eu fiz em rodelas, palitos, ralei tanto no ralador fino quanto o ralador grosso. E vi na aula e pude experimentar que podemos preparar a cenoura para o nosso paladar. Eu experimentei também que existe uma diferença de sabor e textura quando ralamos em fios mais compridos e finos fora meus preferidos. A cenoura se assemelha a uma massa tradicional a base trigo. Por último só não pude fazer as conchinhas, anéis e brincos com a parte superior da cenoura pois eu não tenho um boleador. Mas a experiência com a cenoura foi muito boa e tenho reproduzido os aprendizados da nossa aula diariamente.



 

Filme Ponto de Mutação

O filme trata-se de uma não ficção em que dois amigos se encontram na França e la os dois casais entram em um grande debate ao longo das eras e das correntes de pensamento e seus criadores como René Descartes que inaugurou o Racionalismo na Idade Moderna. E com isso eu vi uma grande questão, quantas pessoas já foram mortas em função de doutrinas, radicalismos baseado em metáforas que levaram as mais abomináveis e tristes genocídios da história humana. E com isso vemos que existem milhares de formas de ver as coisas e eu vi que as coisas quase nunca a opinão da “sociedade” está certa a respeito acerca de um fenômeno novo ou a um povo diferente. E com isso quase sempre tenta-se subjugá-los pois não tem-se a humildade de conhecer o diferente e tentar interagir de forma pacífica e construtiva.

 

Sementes e Espiritualidade

A semente tem uma conexão direta com a espiritualidade porque assim como a espiritualidade precisa da fé as sementes precisam que alguém acredite nelas elas precisam do amor para que elas atinjam todo o seu potencial. E como eu ví no vídeo e que eu vejo como verdade de que o que é ensinado na escola é muito restrito e enrijecido as crianças crescem aprendendo conceito restritos e imutáveis o que leva a uma visão muito restrita assim como fala o Frei no vídeo e eu concordo. A percepção os sentidos e os sentimentos são primordiais para um convívio melhor com o reino vegetal de onde tiramos grande parte de nossos alimentos. E se nós somos o que nós comemos estamos nos degradando e destruindo.

 

Camelos também choram

No filme “Camelos também choram” eu pude ver como é a vida de uma família que mora em uma região do semi-árido e como esses grupos vivem acerca do convívio familiar em sua grande parte e também com os demais membros da comunidade. E a importância da passagem dos conhecimentos para os filhos que são educados em casa e preparados para assumir as tarefas de seus pais. Na família todos tem atividades e contribuições a serem feitas para o lar e para a comunidade. Como mostra o avô ensinando ao neto como deve ser feito o parto de um camelo os camelos são o principal meio de transporte e meio de obtenção de água que é tirada do subterrâneo por meio de tração animal. Então as crianças em um meio de grande harmonia e respeito uns pelos outros as relações entre os membros da família se dão baseadas em respeito, confiança, tolerância, aprendizagem e carisma também como ocorre em várias frases do avô. A crença da comunidade se baseia nos elementos da natureza e o respeito com o uso dos seus recursos uma vez que explorados de forma predatória eles acreditam que isso afasta os bons espíritos que são responsáveis por manter afastado o mau tempo e as doenças. O que para mim faz todo sentido uma vez que é a natureza que tudo provem sempre de bom grado e em abundância portanto é nosso dever retribuir a ela preservando os recursos naturais e ajudando a se regenerar das pessoas e atividades que vivem destruindo-na. Isso é visto no filme através da perseverança da família em estabelecer uma boa relação do filhote de camelo com a sua mãe que eles tentam a todo tempo ajudá-lo a se desenvolver e a criar um laço afetivo com a sua mãe. A questão que debatemos em sala de criarmos conexões para que haja vida afetar e ser afetado que o que eles fazem entre os dois camelos ele ajudam a criar vida na natureza.

 

Desenho de investigação com desidratação no sol com massa de sementes germinadas.

Nesta aula pude experimentar uma nova forma de comer guacamole que é um prato que eu adoro e pude vivenciar a grandiosidade da germinação através da massa de sementes que eu fiz para fazer as “empadinhas” para rechear com a guacamole. A germinação é um fenômeno muito interessante da natureza e o potencial nutritivo que esse processo natural atribui às sementes como vimos na aula é de aproximadamente 20.000 vezes o que supera sem sombra de duvidas todos os processos de beneficiamento de alimentos já descobertos pelo homem. e diferentemente de outros processos este é 100% natural e benéfico a saúde humana. Eu particularmente não sou fã do amendoim portanto quero refazer a receita experimentando outra semente da família das oleaginosas para garantir a coesão da massa de sementes.



massa já moldada em formato de empada secando na sombra ao vento. Ana esse foi o amendoim que eu encontrei acho que foi o mesmo que você me mostrou na aula ele tem coloração avermelhada e não é torrado.



A guacamole já misturada com salsa e cebolinha. Figura 4: Eu recheando as massas.

Figura: As empadinhas recheadas e prontas.

 

Filme La Belle Verte

O filme é um longa metragem francês que faz uma sátira a vida que desenvolvemos na terra principalmente ao perído de formação dos Estados Nacionais o perído de desenvolvimento da manufatura que mais tarde vai dar origem a revolução industrial e a criação do capitalismo industrial. O filme levamos a questionar o nosso estilo de vida que a tanto nos faz prejudicar uns aos outros em que a desigualdade parece ser o grande motor do que chamam de desenvolvimento mas que na verdade é um grande retrocesso. Artifício que foram criados pelo homem como o dinheiro a competição a produção em massa a exploração maximizada que a sociedade capitalista tanto valoriza e venera a ponto de esquecer que no mundos existem pessoas que passam fome que a felicidade não está nas posses mas nas conexões e no carinhos que temos uns pelos outros. A todo momento o filme mostra como as pessoas estão contaminadas pela raiva e pela poluição e como isso os afasta da condição natural que tem como base a tolerância e a leveza de uma vida sem cobranças e competições e sem trocas baseadas em bens materiais em nossa condição natural devem trabalhar em cooperação comunitária. Um cena que se repete muito ao longo do filme é de como as pessoas antes de falar com a moça que vai para terra todos chegam com arrogância, desconfiança e com raiva. Mas após conversarem com ela eles tem reações disruptivas com o seu padrão de vida e começam a criar senso crítico e se aproximam mais da natureza.

 

Desenho de investigação com fermentação.

Nesta aula pude entender melhor como alimentos podem passar por uma transformação não só de sabor e aroma mas como também de cor o que os deixa muito mais interessantes. Que foi o a receita que fizemos em aula com os repolhos roxo e verde e a cenoura. E pude entender que a fermentação funciona como uma pré digestão aos alimentos assim como ao ralar a cenoura eu estou fazendo um tipo de digestão assim como o processo de mastigação do alimento. E um ponto muito importante para a fermentação é que dentro do pote onde ela será feita ao lacrar o pote neste não deve conter ar e por isso o repolho deve estar bem adensado e a tampa deve vedar bem este. E a fermentação está ligada diretamente as condições de cada local onde é feita em especial a temperatura o que faz que cada local a depender da estação do ano tenha o seu tempo de fermentação.



Fotografias 1 e 2: Nelas é possível perceber o começo da transposição da coloração roxa para o repolho verde.



Fotografias 3 e 4:Nelas já é possível ver a mistura total de cores entre os repolhos. E foi quando eu abri o pote.

Eu com o curso tive contato com vários conhecimentos em uma área que não é abordada em meu curso( Engenharia Civil) mas acredito na grande relevância e importância desses conhecimentos e do no horizonte que eu ganhei que eu antes de entrar nesta matéria nunca havia explorado. Agradeço muito a Senhora por isso e estou ansioso para a nossa tão aguardada aula de compostagem na etapa G2.

 

Desenho de Investigação com alteração da temperatura.

Nós começamos o nosso encontro falando das escolhas e de como somos únicos e de como nossas escolhas são únicas. Começando a fazer a nossa sopa de aveia com alho poró mas pude perceber que também podemos harmonizar a nossa sopa com outros vegetais também e que ainda há muito espaço para a experimentação. Quanto ao modo de preparo da sopa, driblar a nossa percepção de cozimento é de suma importância e que a nossa mão é a medida da nossa vida. A mão é capaz de medir a temperatura limite a qual o nosso alimento deve ser submetido, portanto a comida deve ser cozida com o auxílio das mãos e a panela só deve ser aquecida enquanto a suas mãos estiverem em temperatura confortável dentro da panela. A panela mais indica é a panela de barro pois como ela foi feita por modelagem da argila com as mãos a panela de barro já é anatomicamente natural para as nossas mãos. Ao final do preparo da minha sopa fiz uma pequena brincadeira visual com a minha sopa, eu usei o curry que um tempero que eu aprecio muito.

 

Filmes :
Futuro Roubado,
CONEXÃO DIOXINA
A CARNE É FRACA Instituto Nina Rosa.

No primeiro documentário pude ver como a nossa exposição excessiva a hormônios pode trazer prejuízos irreversíveis à saúde humana e como isso afetou gerações de pessoas. E os estudos comprovam que o uso de hormônios sintéticos altera as propriedades de filhotes do gênero masculino, esses problemas causam problemas de formação corporal e causam infertilidade. Inclusive a própria natureza está sofrendo com as alterações hormonais. O principal vilão de toda essa transformação são os agrotóxicos, DDTs,DDE,... estes agem em nossos corpos como o hormônios do estrogênio que é o hormônio possui em maior parte no seu corpo. E a conclusão que eu tiro disso é como usamos substâncias químicas de forma irresponsável e sem saber dos reais efeitos colaterais de seu uso. E com isso vemos de como a industria está contaminando os nossos alimentos e poluindo as nossas águas de forma a causar danos irreversíveis a nossa saúde podendo causar infertilidade ou outros efeitos mais.

A Dioxina como eu vi no filme é uma arma química extremamente danosa a saúde e que foi usada de maneira muito cruel no Vietnã que causou intoxicação em grande parte da população durante gerações. E vi no acidente que ocorreu também na Itália que inclusive as construções foram danificadas, estruturas de metais, madeira, … agora fico imaginando o estrago que essa substância pode fazer no corpo humano. Vejo também como o plástico que infelizmente é utilizado em larga escala que além de poluir o meio ambiente são grandes fontes de contaminação de dioxina uma vez que usamos tubos de plásticos , embalagens e filmes de PVC. Portanto cabe a nós divulgarmos essas informações e deixarmos de utilizar esses materiais que podem lixiviar a dioxina. Sobre o documentário a carne é fraca mostra como o nosso país o nossa mãe natureza está sendo explorada para uma exportação desenfreada com governos que só estão focados em receber dólares das exportações de produtos vendidos a preço de “banana” sem querer menosprezar essa maravilhosa fruta. Mas esses produtos que são as carnes e os grãos que custam as nossas florestas e as nossas águas. Esses produtos que na verdade são a exportação da nossa água pois quase todos os países já se deram conta de que isso não vale a pena mas o governo brasileiro não coloca os custos ambientais nesses produtos nem fiscalizam a expansão desenfreada dessas atividades que inclusive roubam áreas de floresta que pertencem a União (povo brasileiro) e que os governantes fecham os seus olhos para essa realidade e acredito eu que por questões financeiras de favorecimento próprio.

 

Reconhecendo a terra no processo de compostagem

No começo do nosso encontro antes de começar a falar de compostagem começamos falando de ciclos de renovação. O primeiro deles é o fogo como o fogo na floresta cria a renovação da floresta e passamos a entender o fogo como um ser vivo. E que tudo que a terra faz nascer pode ser tornar cinza e essas cinzas são bem vindas de volta à terra que foi de onde elas surgiram. Assim como podemos regenerar a terra retroalimentar a terra com os “restos e dejetos” das coisas que nós consumimos que são oriundas da terra. Esses compostos que nós chamamos de restos e dejetos são na verdade o grande combustível que alimenta o nosso solo. As composteiras podem ser feitas em recipientes como latas ou também construindo recipientes para colocarmos os vegetais as cinzas e tudo aquilo que tem origem na terra como folhas secas, galhos , resto de frutas, palhas oriundas do processo de descascar sementes. A composteira deve ser fechada e deixada para a maturação é aconselhável ter vários recipientes para você ter terra em várias etapas de maturação o que vai te garantir um fornecimento contínuo de terra. O segredo da composteira são os bichinhos que assim como nós temos em nosso corpo os vegetais também tem esse bichinhos são conhecidos como os “papas defuntos” eles fazem a transformação da matéria orgânica em terra.

Eu vejo a composteira como a parte mais importante do ciclo da vida pois ela fecha o ciclo da vida dos vegetais e da natureza pois o antigo é absorvido pela natureza para dar lugar e servir de nutriente para o novo que está emergindo e querendo florescer.

 

Desenho de Investigação com manutenção de temperatura.

Nesse nosso encontro começamos aprendendo a reconhecer uma semente germinada da semente germinada após ser aquecida e guardada embrulhada. Lembrando sempre de que o aquecimento é sempre feito com as mãos mexendo o alimento. O calor que nossas mãos são capazes de suportar são a medida da vida. Com isso prestamos atenção que a maciez das sementes no caso da cevadinha é importante para o nosso paladar. O uso do jornal é importante para prolongar o efeito do aquecimento, com isso a semente de cevadinha absorve mais água. Outro aspecto importante na culinária é o visual, por isso é sempre importante usar alimentos de cores variadas para colorir e dar um aspecto mais interessante e atrativo ao nosso alimento vivo. Para isso podemos usar hortaliças, legumes e temperos, o curry para mim é um tempero novo e que eu adorei hoje para mim se tornou indispensável em minha cozinha. Eu gostei muito da receita pois eu adoro risoto e gostaria de mudar o meu gosto por uma opção mais saudável mas perdendo o mínimo possível de experiência com o aroma e a textura. E ao final após ralar também a abóbora aí misturando as massinhas moldamos nossos docinhos de cores variadas nós também podemos usar outras cores dependendo do extrato natural que usamos.

MASSA DE MODELAR DE COCO COM AMENDOIM E PASSAS BRANCAS

Começamos nosso encontro aprendendo como abrir o coco seco aqueles que se usa para ralar pois ele já está mais maduro e possui mais carne e começamos batendo bem de leve em volta de todo o coco com o intuito de soltar toda a carne branca do coco da casca. Essa é uma tarefa que envolve mais jeito do que força e ao final do processo o coco abre de forma espontânea e natural. Com ele já aberto nós o ralamos o coco durante esse processo debatemos sobre o café e como o café sem torrar pode ter beneficio uma vez que o café torrado é uma droga comentamos também sobre a Chicória e seu pioneirismo de como le a que abre caminho e nasce primeiro de forma generosa e frondosa. Após processarmos a semente do amendoim germinado com o coco ralado, então começamos a criar as nossas cores para colorir o nosso alimento, fizemos o roxo e o verde para os nossos doces. Utilizamos as passas brancas para dar o sabor doce para o nosso docinho e as brancas para que nós pudéssemos colori-los se fossem as passas pretas a coloração escura iria predominar.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM A RAIZ DO AIPIM DESIDRATADO NO SOL

Neste nosso encontro começamos ralando o aipim desidratado com a luz do sol e fizemos o processo de ralar cantando a música típica que os nativos oram à Sumé o Deus dos índios que ensina os índios como comer aipim sem morrer o aipim pois quando se coloca o aipim no sol o veneno contido no aipim. O aipim é uma raiz nativa do Brasil e ela é de grande valor nutritivo principalmente em carboidratos que formam a base da nossa alimentação. Após faremos o bolinho de Nanam a grande Deusa, aqui no Brasil no nordeste ele fazem a farinha de telhado que consiste na mesma técnica de secagem feita pelos índios. Aprendemos também o processo de secar a farinha usando o tipiti uma ferramenta de palha trançada e usando essa ferramenta aprendemos a compartilhar e a trabalhar em equipe o que é muito importante.

 

COLORINDO A FARINHA DO AIPIM

Neste encontro dando prosseguimento no trabalho feito na aula anterior agora temos a nossa farinha já seca começamos comparando a farinha torrada com a farinha de telhado e a principal diferença visual é que quando soltamos do alto a farinha de telhado ela faz uma fumaça já a farinha torrada não. Preparando os ingredientes começamos descascando a lentilha germinada,usamos a cebola roxa bem picadinha, o pimentão vermelho que tem uma coloração interessante capaz de encantar mas que o seu sabor é mais suave que o do pimentão ainda verde e completamos colocando um verdinho da cebolinha lembrando sempre de cortá-la inteira sem desperdícios (inclusive a parte branquinha). Antes de misturar nós colocamos limão aos nossos colorantes um pouco de azeite aí misturamos a nossa farinha já bem sequinha e moldamos os nossos bolinhos para Nanam com as nossas mãos. E eles estão prontos para consumo, o azeite dá mais um sabor ao bolinho além de dar coesão à mistura.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS CÍTRICAS

Começamos com a Uva, laranja, Abacaxi como semente oleaginosa, usaremos o amendoim germinado sem casca já que a casca contém celulose que não é digerida pelo corpo humano. Agora seguindo a classificação de hipócrates usamos como frutas neutras o abacate e o mamão. Objetivo de combinar essas frutas é não deixar resíduo metabólico em nosso organismo um exemplo é a sala de frutas que não combinamos às frutas e o resultado é aquela sensação de "arrotar salada de frutas durante um longo período de tempo”. Nosso debate também sobre o que dependência química foi bem interessante nossa visão de dependência está muito limita a vícios comumente noticiados pela mídia e não observamos outras questões também importante que são os nossos vícios alimentares. E a necessidade de convivência com as demais pessoas mesmo que eles tenham uma alimentação diferente da nossa e passamos a seduzir as demais pessoas com a comida colorida de bom aroma e converter a alimentação das demais pessoas pelo bom exemplo. Já com as frutas cortadas nos mais diversos formatos podemos como vimos em aula alguns formatos como a laranja cortada em formato de borboleta podemos criar os mais variados formatos e tipo de desenho para enfeitar as nossas mandalas tibetanas de frutas. O nosso objetivo é combinar as frutas para que o doçura das frutas combinando uma fruta neutra com uma cítrica. e assim as colocamos para formar o nosso desenho que além de ser gostoso fica muito bonito visualmente o que encanta as pessoas a prová-lo.

 

DESENHO DE INVESTIGAÇÃO COM FRUTAS DOCES

Neste encontro começamos separando o nosso material que foi a banana, mamão e caqui que são frutas doces e abacate e o amendoim germinado são frutas neutras. E com o mesmo princípio dá aula de frutas cítricas que vimos o efeito da combinação de frutas assim como na salada de frutas que uma combinação errada pode ser muito indigesta aí fica aquela memória o dia inteiro de que nós comemos a salada de frutas. Nosso objetivo é criar um creminho para dar um coladinho que é um aglomerante em nossa aula esse creminho foi feito de banana. Uma boa ferramenta de consulta é o quadro de frutas e ver o tipo de cada fruta e quais as propriedades de cada uma. E com isso visamos uma combinação que faça uma digestão completa com o nosso corpo e assim não tenhamos problemas de digestão. Começamos processando a banana para fazermos nosso desenho de banana com canela que formam uma combinação muito boa ao paladar e ao olfato. Partimos do caqui para começar a fazer a mandala dentro da folha de papel para delimitar o espaço do desenho. Pegamos o boleador usado na aula experimentação da cenoura e fizemos bolinhas de abacate. Com o mamão descascado fizemos luas crescentes com as fatias do mamão e bolinhas de mamão também. Com todos esses elementos podemos desenhar em nossa folha de forma radial ou simétrica de acordo a inspiração que tivermos ao fazer a nossa mandala. O resultado disso tudo é um prato que não só é possível comer com a boca mas comer com olhos que são fontes de entrada em nosso corpo.

 

Filme: LES BALOONS, Etienne Chambolle

No filme sobre os balões é uma coisa bonita mas ao mesmo tempo existe a questão dos incêndios causados por eles, mas eu espero que com o aprimoramento da tecnologia eles consigam voltar a fazer balões mas de forma segura. Existem também os balões que são usados como meio de transporte principalmente em locais turísticos. Toda a cultura do balão que existiam o balão da festa de São João deixou de existir com isso e é uma pena mas eu reconheço que ele poderia apresentar um risco também a natureza e a outras pessoas.

 

Filme: Dança das Sementes e AGROSSILVICULTURA E,GOTSCH

Começamos debatendo sobre o nosso ciclo de vida básico e do quanto tempo gastamos digerindo coisas que não são necessárias ao nosso corpo e nossa alimentação ácida causa represamento intestinal e como isso altera a nossa disposição. A agricultura existe a pouco tempo se comparada a todo tempo da história humana acredita-se inclusive que as mulheres tenham inventado a agricultura. A agricultura surgiu a partir da seleção humana das plantas a serem cultivadas. A ciência roubou o direito das sementes dos agricultores e lavradores que foram pressionados a utilizar sementes transgênicas e a indústria se apropriou das sementes e transformou isso em uma forma de exploração e de ganhar dinheiro. Essas mudanças causaram o fim a banha e da criação de porcos, com isso os lavradores perderam o seu meio de sustento. E ai começou o uso de venenos químicos e o uso intensivo de máquinas.E o uso de veneno causa um desequilíbrio ecológico na cadeia alimentar dos bichos e junto com o desequilíbrio veio a extinção de uma series de subespécies e espécies de alimentos que deixam existir com a chegada das sementes transgênicas. Quanto que na verdade a natureza é perfeita e não precisa de modificação de genes e a prova disso é que na natureza não existe lixo mas matéria prima e energia para a etapa seguinte do ciclo da vida que nunca acaba. E todas essas mudanças estão causando graves abalos as esses ciclos que compõem a Mãe Terra.

No segundo vídeo que assistimos e nos levamos ao debate de como o homem é o único bicho que desperdiça as sementes dos vegetais que ele consome e como isso destrói o meio ambiente. E vimos como no caso da cutia de como ela é uma grande agricultora das Castanheiras assim como todos os animais do reino animal exceto o ser humano. As abelhas também são as grandes polinizadoras do mundo e sem elas esse fenômeno não existiria. Vimos também como agricultura sustentável ( a multicultura) diferentemente da monocultura ela agregar as propriedades de uma das espécies cultivadas de forma a otimizar a lavoura e gerar uma grande produção que não causa danos ao meio ambiente pois estamos juntando árvores de vários tipos alimentos vegetais e folhagem e gerando na verdade uma floresta produtiva.