Desenho vivo Desenho vivo
voltar para página principal

voltar para página principal

36o CONGRESSO VEGETARIANO MUNDIAL

 

FLORIANÓPOLIS SC

 

Gratidões

Lourdes Novaes     

 

6/11/2004 

Gratidão a:

-Ana, por seu empenho em projetar nossa viagem à Florianópolis, o que gerou em mim admiração por sua inteligência, capacidade impar de organização e amor ao próximo. Agradeço também a reconfortante massagem que você me fez no ônibus, depois de uma noite mal dormida.

 

- Nereida, pelo seu trabalho e amor em providenciar nosso alimento, com zelo e eficiência, gerando em mim agradecimento e reconhecimento, bem como a certeza do bem que o biochip faz a todos nós.

 

-Inês, seu companheirismo durante a viagem de ônibus, o que gerou em mim admiração por sua atitude nos diferentes momentos.

 

- Elizabete, por tê-la visto tentando montar a barraca com ajuda da Ana, espantada com a dificuldade causada pelo vento forte, o que gerou em mim a certeza do quanto a força de vontade remove obstáculos.

 

- Mônica, minha colega estreante em acampar em barraca, gerando em mim votos de uma estréia feliz e compartilhada.

 

- Zélia, seu companheirismo e o relato da dura realidade dos momentos atravessados na vida, o que gerou em mim admiração por sua coragem, amizade e amor.

 

- Rosângela, poder descobrir novas realidades suas, o que gerou em mim sentimento de amor, respeito e amizade.

 

-Geraldo, poder ter compartilhado de suas brincadeiras e de seu trabalho, gerando em mim o fortalecimento da admiração e companheirismo que sinto por ele.

 

- Marta, ter conhecido fatos de sua vida que despertaram em mim admiração pela pessoa forte que você é.

 

- Marise, sua doação da jaca e da banana figo para nossa viagem, bem como sua atitude sempre silenciosa e atenta.

 

- Gesine, seu companheirismo, sensibilidade e gentileza, gerando em mim admiração crescente por sua pessoa, que mesmo viajando não esqueceu de fazer um arranjo de flores para embelezar e trazer alegria para nós.

 

-Angelina, sua contagiante alegria durante a viagem e pela demonstração de amor e compreensão por sua filha Ethel, o que gerou em mim muita admiração.

 

- Ethel, o lindo colar que me ofertou,em forma de coração, bem como por sua alegria contagiante, o que gerou em mim gratidão, carinho e amizade.

 

- Sueli, por seu companheirismo, zelo e amor para comigo durante esta viagem de estréia na barraca. sendo, mais uma vez,  madrinha das minhas iniciações tardias.

 

- Neide, sua eficiência e organização ao contribuir para nossa sobrevivência em Florianópolis, gerando em mim gratidão e reconhecimento.

 

- Gilmar, tê-lo conhecido pessoalmente, hoje, podendo assim usufruir de sua eficiência, calma e espírito cooperativo, gerando em mim a certeza de que seremos bem alimentados e assistidos durante o tempo do Congresso.

 

- Deus, a Ana e meus companheiros pela força que estou encontrando para fazer esta jornada de imenso significado para minha vida.

 

- Gratidão a lição : “o que vejo não é real”,do Curso em Milagres, abridor de novos caminhos.....

 

Dia 7/11/2004

Agradeço a:

-Ana, pelo acordar tão carinhoso, amigo e sonoro (canto dos passarinhos), bem como por sua alegria ao regressar da montagem das barracas no espaço destinado a nossa feira no Congresso, gerando em mim felicidade e certezas.

 

-Marise, pelo debulhar da dourada e perfumada jaca-banana, gerando em mim admiração por seu trabalho sábio, eficiente e atento.

 

-Nereida, pelo esforço no desempenho de suas tarefas, o que gera em mim satisfação por tê-la tido como colega no curso do biochip.

 

-Gesine, por nossas conversas no dia de hoje à tarde,  o que gerou em mim amizade e amor.

 

-Marta, por sua overdose de gergelim durante nosso jantar, gerando em mim a certeza do poder super energético das sementes germinadas.

 

-Mônica, pela eficiente faxina no banheiro gerando em mim a importância do trabalho com amor para o bem  comum.

 

-Rosângela, nossa alegria ao pesar juntas o material para confeccionar o alimento para levar à feira, gerando em mim a força do trabalho em conjunto.

 

-Geraldo, pela arrumação do galpão, gerando em mim a certeza de sua eficiência.

 

-Inês, pelo seu trabalho ao preparar os cremes de frutas para o jantar, gerando em mim alegria ao ver o surgimento de tanta beleza criada pelos diferentes cores e sabores.

 

-Vera, pela admiração que tenho por seu esforço solitário em seguir o biochip,  gerando em mim cada vez mais a certeza da importância deste trabalho.

 

-Gilmar, por vê-lo trabalhar com eficiência preparando o terreno a fim de facilitar nossa passagem.

 

-Neide, por sua praticidade e eficiente cooperação, gerando em mim reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

 

-Elizabete, por ter me emprestado seu possante celular, facilitando o contato na esperança de termos paninhos e aventais limpinhos.

 

-Jussara, sua ajuda e destreza ao abrir as forminhas de papel que conteriam os docinhos, gerando em mim reconhecimento e carinho.

 

-Sueli, sua alegria ao encontrar seu irmão, gerando em mim imensas saudades do tempo que eu podia sentir o mesmo pelo meu, que já não está mais neste mundo.

 

-Angelina, seu trabalho realizado junto com Geraldo, gerando em mim a lembrança alegre do nosso companheirismo durante a barraca dos aquecidos, onde você me ensinou tanta coisa contribuindo para que eu pudesse me alimentar melhor.

 

-Ethel, termos compartilhado juntar o uso do banheiro, gerando em mim simplicidade e companheirismo, sob o fundo sonoro de seu lindo cantar.

 

-Zélia, o entusiasmo de seu espírito investigativo ao fazer e servir com entusiasmo o pudim de cacau e banana, gerando em mim a vontade de comê-lo inteirinho.

 

8/11/2004

Gratidão a:

-Ana Branco, pelo sucesso de sua apresentação do dia de hoje, gerando em mim a certeza do caminho do biochip.

 

-Sueli, por sua atenção que permitiu que fosse feito um delicioso “suco de luz do sol” a ser distribuído durante a apresentação do biochip, , gerando em mim reconhecimento.

 

-Nereida, por termos processado juntas o alho poró para o prato do almoço, gerando em mim cooperação.

 

-Inês, por ter entrado na cozinha do evento toda corada e emocionada depois da tradução para o inglês da fala da Ana, o que gerou em mim a certeza de que no fundo ela fez a tradução com o coração.

 

-Rosângela, sua preocupação com o delicioso almoço que preparou, gerando em mim cuidado.

-Vera, nosso trabalho cortando as maçãs juntas para fazer o suco da apresentação, o que gerou em mim companheirismo.

 

-Marise, poder ter deixado claro para mim todo o seu conhecimento com relação às verduras, e poder compartilhar sua eficiência e prática de fazer o suco.

 

-Zélia, suas orientações e observações para agilizar a confecção dos docinhos, gerando em mim reconhecimento

 

-Geraldo, por seu trabalho entusiasmado que gera em mim respeito.

 

-Gilmar, por sua eficiência e cuidado ao lidar com o mundo das águas, gerando em mim conhecimento.

 

-Neide, a oportunidade de compartilhar do arranjo das rúculas e alfaces para o almoço, o que gerou em mim reconhecimento por sua criatividade,

 

-Elizabete, seu trabalho entusiasmado durante a apresentação o que gerou em mim entrosamento.

 

-Jussara, por tê-la observado fazendo exercícios de alongamento com muita persistência, gerando em mim a certeza de seu interesse em curar a perna.

 

-Mônica, por tê-la observado varrer o local em que fizemos o suco, gerando em mim eficiência e capricho.

 

-Ethel, por ter tirado a roupa da corda para que tivéssemos roupa sequinha na volta da apresentação, gerando em mim carinho. E por ter citado o Salmo 28 de David, que tudo a ver com o trabalho do biochip, o que emocionou a todos.

 

-Angelina, sua alegria e firmeza, mesmo quando não estava se sentindo bem, gerando em mim admiração por seu controle.

 

-Gesine, por seu cuidado ao trabalhar com o material das surpresas, gerando em mim seriedade e delicadeza.

 

-Marta, por ter compartilhado comigo o ralar do côco para nosso jantar,  o que gerou em mim companheirismo.

 

-Marizete, ter chegado para se juntar ao nosso grupo, gerando em mim alegria e reconhecimento por seu esforço.

 

9/11/2004

Gratidão a:

-Ana Branco, ter tido a idéia de trazer a feira do biochip para o Congresso, que decorreu num clima de entusiasmo, causando admiração e espanto a todos aqueles que a visitaram, tendo ouvido da parte de algumas pessoas que a feira era a melhor parte do evento, gerando em mim alegria, entusiasmo e gratidão.

 

-Marta, sua alegria durante a feira, gerando em mim entusiasmo por esta atitude.

 

-Rosângela, pela salada que preparou para oferecer na feira, o que gerou em mim admiração por sua criatividade.

 

-Zélia, por tê-la visto no video da Terra Pia, gerando em mim a certeza de como trabalha entrosada com a equipe da Fiocruz.

 

-Marise, seu trabalho silencioso na preparação da feira, sempre tão centrado no que está sendo feito, gerando em mim o exemplo do trabalho bem feito.

 

-Ethel, por tê-la visto mais recuperada, hoje, trabalhando com entusiasmo, o que gerou em mim a falta que sua alegria contagiante faz no grupo.

 

-Marizete, vê-la conseguir fazer seu trabalho para a feira sozinha, gerando em mim coragem.

 

-Jussara, por vê-la sempre pronta a cooperar, o que gera em mim amizade.

 

-Gesine, poder compartilhar di seu trabalho na mesma mesa da feira, gerando em mim cooperação e aprendizado.

 

-Nereida, por suas observações durante a feira, gerando em mim amizade.

 

-Geraldo, por seu espírito de cooperação para com todos durante a feira, gerando em mim companheirismo.

 

-Sueli, por tê-la visto tão séria, quase em meditação, durante esta gratidão, gerando em mim concentração.

 

-Vera, por tê-la visto trabalhar como uma veterana durante a feira, gerando em mim entusiasmo.

 

Gilmar, por seu trabalho e pelas entrevistas dadas durante a feira, gerando em mim conhecimento.

 

-Neide, por sua organização na arrumação de nossa dispensa, gerando em mim conforto e disciplina.

 

-Angelina, suas observações sobre  comida, o que gerou em mim amizade.

 

-Elizabete, por vê-la fazendo as mini pizzas, um pouco a contragosto, mas com muito interesse, gerando em mim reconhecimento por sua atitude frente ao novo.

 

-Mônica, por juntar-se ao trabalho dos docinhos, gerando em mim alegria e cooperação.

 

10/11-2004

 Gratidão a:

-Ana Branco, por ter acordado muito cedo, dizendo que durante a noite tivera uma iluminação sobre a questão da continuidade da participação do biochip no  Congresso, confirmando q           ue quem dorme com o Espírito Santo fica iluminada, gerando em mim fé. Agradeço sua conversa nos conduzindo à singularidade e por me dar a oportunidade de estar vivendo esta experiência única, me permitindo  ter uma visão mais clara sobre o desprendimento, gerando em mim não um desafio, mas o prazer de vivenciar um novo caminho.

 

-Vera, sua atitude sempre atenta e esforçada na participação dos trabalhos, gerando em mim o quanto vale ser dedicada.

 

-Elizabete, sua gentileza ao me ofertar uma pizza na feira, gerando em mim carinho.

 

-Jussara, ter me indicado o caminho para a sala onde estava Ana, o que gerou em mim gentileza.

 

-Angelina, suas observações interessadas durante a conversa esclarecedora sobre nossas dúvidas com relação à Ana, gerando em mim agradecimento.

 

-Neide, sua participação ativa com relação aos trabalhos e o sabor das pizzas que ajudou a fazer, o que gerou em mim reconhecimento.

 

-Rosângela, comentar sobre a trepadeira roxa que ela plantou em seu terreno, gerando em mim consciência amorosa.

 

-Gesine, sua colaboração tão ativa no dia de hoje durante a confecção dos docinhos, gerando em mim cooperação.

 

-Mônica, seu trabalho cooperativo em relação ao grupo do biochip, ajudando a todos com muito interesse, o que gerou em mim amor.

 

-Marta, ter lavado a louça comigo, gerando em mim fraternidade.

 

-Sueli, nosso passeio pelo local do Congresso, o que gerou em mim companheirismo e alegria.

 

-Inês, ter voltado no ônibus do Congresso junto a mim, o que gerou em mim carinho.

 

-Geraldo, sua constante participação, facilitando o trabalho do grupo, gerando em mim flexibilidade e admiração.

 

-Zélia, seu trabalho ativo e atento que nos tem permitido fazer muitos docinhos, gerando em mim espírito de cooperação.

 

-Marta, seu contentamento em ficar em pé debaixo do caramanchão cheio de flores roxas, gerando em mim sensibilidade.

 

-Gilmar, seu empenho em fazer o trabalho fluir com simplicidade e eficiência durante a feira, gerando em mim agradecimento.

 

-Ethel, seu carinho matinal na feira, gerando em mim afeto.

 

-Marizete, seu interesse e alegria pelo trabalho em conjunto com a barraca das saladas, gerando em mim entusiasmo.

 

-Nereida, pelas providênciad com relação à limpeza e desentupimento do banheiro, o que gerou em mim agradecimento.

 

-Agradecimento ao Curso de Milagres pelos ensinamentos contidos na lição XIV: “Deus não criou o mundo sem significado”.

 

11/11/2004

Gratidão a:

-Ana Branco, por sua disponibilidade em compartilhar sua sabedoria, principalmente, com relação ao cálculo das quantidades e custo das barracas, gerando em mim admiração.

 

-Jussara, tê-la visto tomando sol, o que gerou em mim alegria embora por pouco tempo pois logo a chuva começou a cair.

 

-Zélia, por sua atitude calma perante a barraca molhada, gerando em mim falta de ansiedade.

 

-Elizabete, contar que dançava balé quando pesava menos, o que gerou em mim a certeza que cumprirá sua meta de emagrecer.

 

-Mônica, tê-la visto cumprindo seu trabalho de limpeza com muita garra, o que gerou em mim a certeza de sua determinação.

 

-Nereida, por ser uma mistura de suavidade e impulsividade, sempre natural em suas atitudes, gerando em mim confiança.

 

-Rosângela, por vê-la cheia de sono ao realizar seu trabalho, gerando em mim admiração pela forma com que cumpre suas tarefas.

 

-Marizete, sua participação na faxina do galpão, gerando em mim confiança na seriedade de seu trabalho.

 

-Vera, sua cooperação amiga ao descascar o amendoim, o que gerou em mim cumplicidade.

 

-Gesine, por tê-la visto na janela de sua barraca, gerando em mim carinho.

 

-Marta, por estar sempre pronta para trabalhar com alegria e entusiasmo, o que gera em mim reconhecimento por você.

 

-Geraldo, seu contentamento após o banho, gerando em mim alegria e simplicidade.

 

-Inês, sua eficiência ao fazer o creme de banana para a nossa refeição, gerando em mim agradecimento.

 

-Marise, sua atitude ao mesmo tempo séria e suave no dia de  hoje, o que gerou em mim carinho.

 

-Neide, sua cooperação tão ativa durante todo este dia, contribuindo para a continuidade de nossos trabalhos.

 

-Gilmar, por tê-lo visto fazendo ginástica junto com a Neide, gerando em mim a unicidade do par.

 

-Angelina, contar trechos de sua vida com tanto realismo, mas já sem emoção, gerando em mim admiração e garra para ultrapassar obstáculos.

 

-Sueli, que bom que você apareceu, isto gerou em mim alegria.

 

13/11/2004 

Gratidão a:

-Ana Branco por termos chegado ao final deste intensivo mais maduros, espontâneos e cúmplices na rede, começando a ficar cascudos, o que gerou em mim confiança e alegria. Agradeço também você ter me ensinado o significado da palavra síntese, usando como exemplo uma folha. É impressionante como pode explicar com simplicidade e didática um sistema de vida tão complexo, gerando em mim admiração por sua inteligência.

 

-Marta, ter descoberto que seu marido é do Piauí como minha família paterna, gerando em mim carinho.

 

-Jussara, as borboletas de tangerina que você cortou com tanto zelo para embelezar os docinhos, gerando em mim cooperação.

 

-Vera, sua colaboração sempre prestativa e atenta no preparo do material da feira, o que gerou em mim agradecimento.

 

-Elizabete, sua participação ativa na feira, sempre tão trabalhadeira e corajosa, o que gerou em mim reconhecimento por seu trabalho.

 

-Angelina, suas gratidões sempre tão esclarecedores para o grupo, gerando em mim admiração.

 

-Mônica, ver seu entusiasmo crescer neste nosso trabalho, gerando em mim exemplo.

 

-Gilmar, poder vê-lo hoje trabalhando com empenho para picar as frutas para o Desenho de Frutas, gerando em mim eficiência e simplicidade. Agradeço também você ter dito que quem segue o biochip não precisa de médico, mostrando que você é um verdadeiro médico.

 

-Neide, sua opinião como arquiteta sobre o tipo de construção adotado pelo Hotel do Costão do Santinho, gerando em mim concordância.

 

-Sueli, seu sorriso irradiante ao mostrar os presentes singelos que seu filho trouxe para você, gerando em mim a beleza da demonstração do carinho materno.

 

-Marise, ter contado que planta árvores quase todos os dias, gerando em mim cuidado com o planeta Terra e seus habitantes.

 

-Ethel, por sua espontaneidade e alegria ao ver a nossa refeição de frutas, gerando em mim sinceridade.

 

-Inês, ter trabalhado comigo para fazer o desenho de frutas, gerando em mim fraternidade.

 

-Rosângela, nossa conversa amiga no ônibus durante a ida para o Congresso, o que gerou em mim companheirismo.

 

-Zélia, ter feito a massa dos docinhos hoje com muita garra e criatividade, gerando em mim ajuda e certeza amigas.

 

-Geraldo, ter vindo até a barraca dos docinhos com olhos brilhantes para pedir uma trufa, o que gerou em mim alegria.

 

-Nereida, termos trocado sorrisos e ajuda enquanto descíamos a ladeira quando fomos tomar o ônibus para voltar para nosso acampamento, gerando em mim cumplicidade.

 

-Ao lindo arco-iris que nos acompanhou na volta para o acampamento.

 

-Alexandre, Goreti e D. Diná pela acolhida tão carinhosa que nos deram no sítio durante esta semana, gerando em mim admiração e reconhecimento.

 

-Neusa, uma participante do Congresso, que esteve na barraca dos docinhos para levar os versos que tinha feito:

“para você meu ser todo se curva

como uma haste que pende de flores

e escrevo com letras de carinho, reconhecimento e amor.

Obrigada pelo que me ensinou”.

 

14/11/2004

Gratidão por tudo que aconteceu no dia de nossa partida: o desmanche das barracas, do galpão, a despedida da horta, dos  animais, dos companheiros que desde cedo começaram a ir embora (Gesine, Marta, Marisete), a arrumação do ônibus, a viagem, a paisagem, as paradas, os papos e as brincadeiras durante o caminho, a dormida no chão do ônibus, as frutas comidas já bem maduras, a troca dos motoristas, a chegada na PUC pela manhã bem cedinho, a arrumação do galpão, os deliciosos cremes preparados com os restos das frutas, as despedidas dos companheiros, a volta para a casa e para nossas famílias com a certeza de que nada será como antes depois deste Congresso.

voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Visite o site da PUC-Rio
      voltar
Visite o site da PUC-Rio
e-mail: ana.branco@uol.com.br

english version